(Lançamento) Hyundai Palisade é SUVzão executivo V6 de oito lugares por R$450 mil


A Hyundai brasileira, pela primeira vez, entra no segmento de SUVs de luxo com o Palisade, que terá sua pré-venda aberta no próximo sábado (dia 17) por R$450 mil na versão única Signature. As entregas das primeiras unidades vendidas estão programadas para setembro, segundo a marca. O modelo, um utilitário grande, é neto do Veracruz, vendido no mercado nacional até 2012, e tem porte de Audi Q7, Volvo XC90 e BMW X7. Foi lançado inicialmente em 2018 nos EUA, e desde o início tinha missão de conquistar justamente o consumidor norte-americano, com produção sul coreana. Pelo mundo, já são mais de 730 mil unidades vendidas.
Da Coréia também vem a configuração que desembarca no Brasil. Ela é dotada de motor V6 3.8 a gasolina (veterano da família Lambda e parente daquele V6 dos Veracruz e Azera), que aqui rende 295 cv de potência com torque máximo de mais de 36 mkgf, administrado por uma transmissão automática de oito marchas. A força vai para as quatro rodas graças ao sistema de tração integral HTRAC da marca coreana. Oficialmente, são 7,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, e a velocidade máxima é de 210 km/h. Com esse powertrain, o INMETRO declarou consumo médio de 7,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, sempre com gasolina.
O SUVzão, com nome que remete a uma série de penhascos costeiros, comporta oito pessoas: duas na primeira fileira (motorista e copiloto), três na segunda fileira e mais três na terceira fileira, que é rebatível. Com ela deitada, aliás, são 510 litros de porta-malas, capacidade generosa graças também as dimensões avantajadas da carroceria (5 metros de comprimento, quase 2 metros de largura, 1,75 m de altura e entre-eixos de 2,9 m). No conjunto mecânico, suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro com fixação multibraço e quatro freios a disco.

Apesar de já ter uma nova geração no forno, com lançamento previsto para 2025, o Palisade importado para o Brasil já chega com o visual contemporâneo aos carros vendidos na Ásia e América do Norte, adotando a identidade visual mais recente da Hyundai. Há boa dose de luxo a bordo, como ar-condicionado digital automático de três zonas, bancos da primeira e segunda fileira com ajustes elétricos, memória de posição para o motorista, teto-solar duplo, head-up display, painel de instrumentos e multimídia integrados em uma só peça (tela de 12,3” cada), retrovisores externos com câmeras, sistema de som assinado pela Infinity, rodas de liga aro 20, um amplo pacote ADAS e por aí vai.
Além de adiantar que serão poucas unidades disponíveis para a pré-venda (R$5.000 de sinal para cada), a Hyundai afirma que seu Palisade tem o menor custo de manutenção programada da categoria (pouco menos de R$9.700 até o sexto serviço). Sua carroceria pode ser pintada em quatro cores: Preto Abyss, Branco Creamy, Cinza Graphite e Azul Moonlight, com interior preto ou creme. A garantia segue o mesmo prazo dos HB20 e dos Creta, com cobertura de cinco anos sem limite de quilometragem.