(Lançamento) Hyundai Palisade é SUVzão executivo V6 de oito lugares por R$450 mil

A Hyundai brasileira, pela primeira vez, entra no segmento de SUVs de luxo com o Palisade, que terá sua pré-venda aberta no próximo sábado (dia 17) por R$450 mil na versão única Signature. As entregas das primeiras unidades vendidas estão programadas para setembro, segundo a marca. O modelo, um utilitário grande, é neto do Veracruz, vendido no mercado nacional até 2012, e tem porte de Audi Q7, Volvo XC90 e BMW X7. Foi lançado inicialmente em 2018 nos EUA, e desde o início tinha missão de conquistar justamente o consumidor norte-americano, com produção sul coreana. Pelo mundo, já são mais de 730 mil unidades vendidas. 

Da Coréia também vem a configuração que desembarca no Brasil. Ela é dotada de motor V6 3.8 a gasolina (veterano da família Lambda e parente daquele V6 dos Veracruz e Azera), que aqui rende 295 cv de potência com torque máximo de mais de 36 mkgf, administrado por uma transmissão automática de oito marchas. A força vai para as quatro rodas graças ao sistema de tração integral HTRAC da marca coreana. Oficialmente, são 7,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, e a velocidade máxima é de 210 km/h. Com esse powertrain, o INMETRO declarou consumo médio de 7,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, sempre com gasolina.

O SUVzão, com nome que remete a uma série de penhascos costeiros, comporta oito pessoas: duas na primeira fileira (motorista e copiloto), três na segunda fileira e mais três na terceira fileira, que é rebatível. Com ela deitada, aliás, são 510 litros de porta-malas, capacidade generosa graças também as dimensões avantajadas da carroceria (5 metros de comprimento, quase 2 metros de largura, 1,75 m de altura e entre-eixos de 2,9 m). No conjunto mecânico, suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro com fixação multibraço e quatro freios a disco.  

Foto: Hyundai/divulgação

Apesar de já ter uma nova geração no forno, com lançamento previsto para 2025, o Palisade importado para o Brasil já chega com o visual contemporâneo aos carros vendidos na Ásia e América do Norte, adotando a identidade visual mais recente da Hyundai. Há boa dose de luxo a bordo, como ar-condicionado digital automático de três zonas, bancos da primeira e segunda fileira com ajustes elétricos, memória de posição para o motorista, teto-solar duplo, head-up display, painel de instrumentos e multimídia integrados em uma só peça (tela de 12,3” cada), retrovisores externos com câmeras, sistema de som assinado pela Infinity, rodas de liga aro 20, um amplo pacote ADAS e por aí vai.  

Além de adiantar que serão poucas unidades disponíveis para a pré-venda (R$5.000 de sinal para cada), a Hyundai afirma que seu Palisade tem o menor custo de manutenção programada da categoria (pouco menos de R$9.700 até o sexto serviço). Sua carroceria pode ser pintada em quatro cores: Preto Abyss, Branco Creamy, Cinza Graphite e Azul Moonlight, com interior preto ou creme. A garantia segue o mesmo prazo dos HB20 e dos Creta, com cobertura de cinco anos sem limite de quilometragem.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.