(Lançamento) Hyundai IONIQ 5 chega com 325 cv, tração integral e recarga ultrarrápida
Já está em pré-venda o IONIQ 5, o primeiro modelo 100% elétrico da Hyundai do Brasil na sua nova fase, onde comercializa também modelos mais caros, importados e produzidos pela CAOA em Anápolis (GO). Claro, esse último não é o caso do IONIQ, que mescla uma pegada meio hatch grande, crossover e SUV, e vem da Coréia do Sul em versão única, a Signature. O preço chama a atenção: R$395 mil, sem opcionais disponíveis.
O carro, nessa forma e aparência que estreia no mercado nacional, é novidade ainda na Ásia, onde estreou há cerca de seis meses com novo visual. Por aqui, para efeito de comparação, falamos de algo similar a um Renault Megane E-Tech ou BYD Yuan Plus, porém com aspecto mais linear e sisudo, lembrando a escola de design alemã. Segundo a Hyundai, o IONIQ 5 foi idealizado para remeter ao Pony, primeiro carro da marca, lá de meados dos anos 70. E, comparando com os modelos citados, o coreano também é bem maior: tem comprimento e largura de Audi Q5, com entre-eixos de surpreendentes 3,0 m. São 500 litros de porta-malas.
Quem o move são dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo, resultando em tração integral permanente, que distribui a força de forma automática e independente para as quatro rodas. No total, falamos de 325 cv de potência com generosos 61,5 mkgf de torque imediato, resultando em aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 185 km/h, cravados por limitador eletrônico. Seu peso supera fácil as duas toneladas, ou o mesmo que algumas picapes médias, e a altura livre do solo se assemelha a de SUVs: quase 18 cm.
Com plataforma modular dedicada a elétricos (E-GMP), o IONIQ 5 conta com baterias de íon-lítio de 84 kWh de capacidade bruta (80 utilizáveis) e permite recarga em fontes ultrarrápidas de até 350 kW, uma das mais poderosas dentre os veículos elétricos vendidos no mercado brasileiro.
O INMETRO divulga até 374 km de alcance por carga, enquanto o ciclo europeu WLTP fala em 495 km. A fabricante divulga que é possível recuperar 70% da sua carga em 18 minutos quando plugado em fontes de 350 kW, e, de acordo com a autonomia WLTP, cinco minutos de recarga podem render 100 km de alcance. Como inovação, é possível acompanhar a porcentagem de carga das baterias também por um display junto a entrada de carregamento, além do painel de instrumentos.
Além da função de transformar o carro em um gerador de energia para dispositivos elétricos e eletrônicos (V2L), o IONIQ 5 Signature que desembarca por aqui traz de série o carregador portátil para tomadas 220V residenciais (2,6 kW) e um wallbox WEG de 7,7 kW. Rodas aro 20 com acabamento diamantado e pneus 225/45, suspensões independentes nas quatro rodas e eixo traseiro multibraço também compõe o conjunto.
São equipamentos padrão o painel de instrumentos digital e multimídia unidos em uma só peça (12,3” cada), iluminação ambiente em LED personalizável, head-up display, teto-solar panorâmico com cortina dupla, ajuste longitudinal do console central dianteiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memórias de posição, banco traseiro bipartido que desliza eletricamente sobre trilhos, ajuste de inclinação do encosto traseiro, sistema de som Bose, câmera 360º, retrovisor interno fotocrômico, carregador de celular sem fio, ar-condicionado automático digital dual zone, conjunto óptico full-LED, sensores de estacionamento 360º e piloto automático adaptativo (ACC).
Seu pacote ADAS, de assistentes inteligentes de condução, contempla alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de centralização na faixa, monitores de ponto-cego, alerta de desembarque seguro, comutação automática do farol alto, alerta de tráfego cruzado traseiro, além da ativação das câmeras laterais assim que as setas são acionadas (projeção das imagens no painel de instrumentos digital).
A novidade é o modelo mais premiado da Hyundai no mundo, e também o que conta com a maior quantidade de materiais reciclados e recicláveis em sua construção. Os tapetes, por exemplo, são feitos de nylon oriundo de redes de pesca coletadas no oceano; as laterais de portas e console trazem materiais derivados de garrafas PET; assentos e forro de teto provém de componentes da cana-de-açúcar e milho; e as tintas que dão cor a bancos, painel, volante e laterais de portas são extraídas de óleos vegetais, como de milho e linhaça.
Quem quiser um IONIQ 5, precisa entrar no site da Hyundai, fazer um cadastro e pagar um “sinal” de R$5 mil. As primeiras unidades deverão ser entregues em novembro, de acordo com a marca. Sua garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem para o carro (inclui carregador residencial 220V), oito anos ou 160 mil km para baterias e motores elétricos (inclui redutor, central eletrônica EPCU e conversor OBC), e o wallbox de 7,7 kW fornecido pela WEG tem cobertura de 1 ano para produto e instalação. Com exceção do wallbox WEG, esses prazos cobrem apenas uso particular.
Para a pintura de carroceria e tom de interior, a marca coreana oferece cores metálicas ou foscas: Champanhe Gravidade (fosco, com interior cinza claro), Cinza Ecotronic (fosco, com interior cinza claro ou preto), Cinza Cyber (metálico, com interior preto) e Preto Abismo (metálico, com interior preto).