(Lançamento) Hyundai HB20 está de cara nova na linha 2023 e quer manter o sucesso

Lançada em 2019, a segunda geração do Hyundai HB20 nunca agradou no design. As piadinhas, claro, rolavam soltas: desde as que comparavam o carro à um bagre de boca aberta, até outras que afirmavam que a lanterna traseira, na realidade, estava de ponta-cabeça por um erro do desenhista. Mas, mesmo não agradando aos olhos de quem o via, o Hyundai tinha várias outras virtudes. Até pouco tempo, inclusive, era o hatch compacto mais barato do mercado nacional e, por essas e outras, conseguiu ser o mais vendido de 2021.

Foto: Hyundai/divulgação

Mas, nessa reestilização da linha 2023, frente, traseira e partes do interior ganharam cara nova, mais alinhada ao design mundial da marca, apostando em linhas retas e menos ousadas. E, claro, para se tornar mais competitivo, ele recebeu um bom reforço nas tecnologias e equipamentos de série. Sua plataforma, a PB, ainda é a mesma desde 2012, mas agora ele está maior externamente graças aos novos parachoques (espaço interno e porta-malas não mudaram).

Foto: Hyundai/divulgação

Mecanicamente, o Novo HB20 continua com seu motor 1.0 aspirado de três cilindros nas versões de entrada (com 75/80 cv e 9,4/10,2 mkgf de torque – G/E), ou o 1.0 Turbo, também de três cilindros, mas com injeção direta de combustível, para as mais caras (120 cv e 17,5 mkgf – G/E). Os dois propulsores podem estar associados à caixa manual (cinco ou seis marchas, dependendo da versão) ou automática (sempre de seis velocidades).

Foto: Hyundai/divulgação

A gama de versões aumentou: Sense (R$76,7 mil), Comfort (R$80 mil) e Limited (R$85,5 mil) com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas, seguidas pela Comfort 1.0 Turbo com câmbio manual de seis marchas (R$93,8 mil). Já a transmissão automática está disponível para a Comfort 1.0 Turbo (R$99,4 mil), Platinum 1.0 Turbo (R$105,4 mil) e Platinum Plus 1.0 Turbo (R$114,4 mil).

Mesmo sem ter declarado modificações estruturais ou mecânicas significativas no Novo HB20 2023, a Hyundai ressalta a evolução com itens como seis airbags para todas as versões ou pacote completo de assistências à condução (com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro ativo, alerta de saída de faixa ativo, monitor de ponto-cego ativo, farol alto automático e aviso de veículo se aproximando na hora do desembarque).

Foto: Hyundai/divulgação

Outras boas novidades merecem destaque, como as rodas de liga-leve aro 16 (primeira vez que o hatch recebe aro maior que 15), painel de instrumentos totalmente digital, carregador de celular sem fio, Android Auto e Apple CarPlay wireless na multimídia de 8”, partida remota do motor, portas USB para os passageiros traseiros e, finalmente, modo automático para o já existente ar-condicionado digital. Como de praxe, a maioria desses itens é exclusiva das versões mais caras. Quem ficou de fora foram os faróis em LED, muito bem-vindos.

Além disso, o sistema de conectividade BlueLink, antes gratuito para os seis primeiros meses após a compra do carro, agora passa a ser cortesia por três anos. Esse aumento, inclusive, vale também para quem comprou carros da Hyundai equipados com o sistema anteriormente. Outra mudança do HB20 diz respeito às suas cores internas: antes, as versões mais caras do hatch e seu sedan HB20S tinham interior marrom e cinza claro, respectivamente. A partir de agora, toda a linha vem com interior preto, sem opção de outros tons.

Falando nele, o HB20S, sedan, teve poucas informações divulgadas por enquanto, e só deve chegar nas concessionárias no último trimestre do ano. O HB20 hatch estará disponível para venda a partir do próximo mês de agosto, com seis opções de pintura: Branco Atlas e Preto Ebony (sólidas), Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk (metálicas), além da Azul Sapphire, perolizada, que antes era exclusiva da carroceria de três volumes.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.