(Lançamento) Hyundai HB20 está de cara nova na linha 2023 e quer manter o sucesso
Lançada em 2019, a segunda geração do Hyundai HB20 nunca agradou no design. As piadinhas, claro, rolavam soltas: desde as que comparavam o carro à um bagre de boca aberta, até outras que afirmavam que a lanterna traseira, na realidade, estava de ponta-cabeça por um erro do desenhista. Mas, mesmo não agradando aos olhos de quem o via, o Hyundai tinha várias outras virtudes. Até pouco tempo, inclusive, era o hatch compacto mais barato do mercado nacional e, por essas e outras, conseguiu ser o mais vendido de 2021.
Mas, nessa reestilização da linha 2023, frente, traseira e partes do interior ganharam cara nova, mais alinhada ao design mundial da marca, apostando em linhas retas e menos ousadas. E, claro, para se tornar mais competitivo, ele recebeu um bom reforço nas tecnologias e equipamentos de série. Sua plataforma, a PB, ainda é a mesma desde 2012, mas agora ele está maior externamente graças aos novos parachoques (espaço interno e porta-malas não mudaram).
Mecanicamente, o Novo HB20 continua com seu motor 1.0 aspirado de três cilindros nas versões de entrada (com 75/80 cv e 9,4/10,2 mkgf de torque – G/E), ou o 1.0 Turbo, também de três cilindros, mas com injeção direta de combustível, para as mais caras (120 cv e 17,5 mkgf – G/E). Os dois propulsores podem estar associados à caixa manual (cinco ou seis marchas, dependendo da versão) ou automática (sempre de seis velocidades).
A gama de versões aumentou: Sense (R$76,7 mil), Comfort (R$80 mil) e Limited (R$85,5 mil) com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas, seguidas pela Comfort 1.0 Turbo com câmbio manual de seis marchas (R$93,8 mil). Já a transmissão automática está disponível para a Comfort 1.0 Turbo (R$99,4 mil), Platinum 1.0 Turbo (R$105,4 mil) e Platinum Plus 1.0 Turbo (R$114,4 mil).
Mesmo sem ter declarado modificações estruturais ou mecânicas significativas no Novo HB20 2023, a Hyundai ressalta a evolução com itens como seis airbags para todas as versões ou pacote completo de assistências à condução (com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro ativo, alerta de saída de faixa ativo, monitor de ponto-cego ativo, farol alto automático e aviso de veículo se aproximando na hora do desembarque).
Outras boas novidades merecem destaque, como as rodas de liga-leve aro 16 (primeira vez que o hatch recebe aro maior que 15), painel de instrumentos totalmente digital, carregador de celular sem fio, Android Auto e Apple CarPlay wireless na multimídia de 8”, partida remota do motor, portas USB para os passageiros traseiros e, finalmente, modo automático para o já existente ar-condicionado digital. Como de praxe, a maioria desses itens é exclusiva das versões mais caras. Quem ficou de fora foram os faróis em LED, muito bem-vindos.
Além disso, o sistema de conectividade BlueLink, antes gratuito para os seis primeiros meses após a compra do carro, agora passa a ser cortesia por três anos. Esse aumento, inclusive, vale também para quem comprou carros da Hyundai equipados com o sistema anteriormente. Outra mudança do HB20 diz respeito às suas cores internas: antes, as versões mais caras do hatch e seu sedan HB20S tinham interior marrom e cinza claro, respectivamente. A partir de agora, toda a linha vem com interior preto, sem opção de outros tons.
Falando nele, o HB20S, sedan, teve poucas informações divulgadas por enquanto, e só deve chegar nas concessionárias no último trimestre do ano. O HB20 hatch estará disponível para venda a partir do próximo mês de agosto, com seis opções de pintura: Branco Atlas e Preto Ebony (sólidas), Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk (metálicas), além da Azul Sapphire, perolizada, que antes era exclusiva da carroceria de três volumes.