(Lançamento) Hyundai Creta 2025 “conserta” design e ganha motor 1.6 turbo


Assim como fez no HB20, a Hyundai agora “corrige” o polêmico design do seu queridinho Creta. O SUV, que foi o carro mais vendido do varejo no Brasil em 2023, passou por sua primeira reestilização dessa segunda geração, adotando a mais recente identidade visual da marca coreana, chamada de “Sensualidade Esportiva”. As maiores novidades, além da estética, ficam por conta da estreia do motor 1.6 turbo a gasolina no posto de topo de linha, junto da transmissão de dupla embreagem.
Além disso, foi anunciada a aposentadoria do veterano Creta Action, que ainda trazia a carroceria de 2017 e equipamentos enxutos para ser um dos SUVs mais em conta do mercado. Com isso, o Creta menos caro que o brasileiro poderá adquirir hoje é o Comfort 1.0 turboflex, já atualizado, por R$141,9 mil. Ele é seguido do Limited 1.0 turboflex de R$156,5 mil, do Platinum 1.0 turboflex de R$172,7 mil e do N Line 1.0 turboflex de R$182,1 mil. A opção topo de linha é a Ultimate de R$190 mil, que abandona o motor 2.0 aspirado em prol do 1.6 turbo a gasolina. Segundo a Hyundai, as versões 1.0 turboflex mantiveram os preços anteriores, e a Ultimate 1.6 turbo a gasolina está R$2 mil mais cara que a extinta 2.0.

Ainda que mantenha a plataforma K2 (mesma do primeiro Creta de 2017, que também serviu ao Kia Rio e Hyundai i30 de segunda geração), o SUV passa a adotar linhas mais retas e sérias na dianteira, com direito a grade iluminada e parachoque de aspecto mais robusto. As laterais ostentam novas rodas em algumas versões da linha, podendo ser aro 16, 17 ou 18. Na traseira estão lanternas igualmente retilíneas, agressivas e interligadas por uma barra de LED que atravessa a tampa do porta-malas, fazendo par ao parachoque sisudo e ao visual mais ao estilo “SUV”. A nova identidade de design o deixa mais horizontal e agressivo, receita que segue no interior, de novo painel, instrumentos e multimídia.
Além das evoluções estéticas, que corrigem o polêmico design arredondado e exótico que ele trazia desde 2021, entra em cena para a versão Ultimate o motor 1.6 turbo a gasolina (TGDI), família Gamma, que ficou conhecido por equipar o New Tucson aqui no Brasil. Recalibrado para bons 193 cv de potência com 27,0 mkgf de torque, esse propulsor faz do Creta 2025 o SUV compacto mais potente do mercado nacional. Também é o único desse porte a trazer um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete velocidades (DCT), mesma caixa que equipou outros Hyundai importados da Coréia.
Segundo a marca, essa caixa DCT passou por evoluções: mudou seu óleo de lubrificação, trocou seus rolamentos por outros de menor fricção, reduziu a quantidade de conectores elétricos e descomplicou seus chicotes elétricos, permitindo reduzir para 5,1% a dissipação do torque do motor na transmissão para as rodas. No desempenho, o Creta Ultimate 1.6 turbo, que só bebe gasolina, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em rápidos 7,8 segundos, correndo até os 210 km/h. Números superiores aos de hatches esportivos como Renault Sandero R.S. e VW Polo GTS. De quebra, a Hyundai ainda anunciou que seu consumo está até 9% melhor que o dos antigos Creta 2.0 aspirados.
Enquanto isso, as versões mais em conta, e mais vendidas, continuam com o motor 1.0 turboflex, acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Apesar de manter os 120 cv de potência com 17,5 mkgf de torque (gas/eta), o 1.0 TGDI recebeu um novo coletor de escape (agora junto do cabeçote), uma nova válvula termostática (agora controlada pela central eletrônica do motor), e uma nova bomba de óleo (também controlada pela central, e mais eficiente na regulagem da pressão do lubrificante). Podendo ser até 6% mais econômicos, os Creta 1.0 turboflex 2025, oficialmente, demoram 11,6 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, atingindo os 175 km/h de velocidade máxima.
Os equipamentos de série não passaram por tantas evoluções. São inéditos o painel de instrumentos digital configurável de 10,2”, o ar-condicionado digital automático de duas zonas, os ajustes elétricos para o banco do motorista (inclinação e distância, já que a altura segue por alavanca manual), as luzes de setas dianteiras com acendimento sequencial e algumas funções extras no pacote de assistentes de condução (ADAS), isso na versão Ultimate, a mais cara.
Ela ainda oferece bancos em couro sintético com ventilação nos dianteiros, teto-solar panorâmico, controles do carro por comandos de voz, retrovisor interno fotocrômico, carregador de celular sem fio, seletor de modos de condução (Eco, Comfort e Sport), câmera 360º 3D, conjunto óptico full-LED, sensores de chuva e crepuscular, freio de mão eletromecânico, piloto automático adaptativo (ACC), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e por aí vai. Vale lembrar que a versão N Line, de proposta mais esportiva, tem como diferenciais o volante de três raios, aerofólio traseiros, parachoques e rodas exclusivos.
Não há opcionais nesse primeiro momento, mas a Hyundai dispõe de uma série de acessórios de pós-venda para o Creta 2025, incluindo um organizador de objetos para o console central “grátis”: ele está disponível em arquivo no site da marca, pode ser baixado e concebido em impressoras 3D. Em breve, estará disponível também a abertura/fechamento elétricos da tampa do porta-malas, sempre como acessório instalado na concessionária.

A marca coreana trabalha com garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para seu novo SUV, que pode ser pintado em sete cores: Branco Atlas, Preto Onix, Prata Brisk, Prata Sand, Cinza Silk, Cinza Shadow (inédita) e Azul Sapphire. O consumidor poderá incluir teto preto em conjunto com a maioria dessas cores. Já no interior, de acordo com a versão, o Creta 2025 pode ter painel, bancos e laterais de portas inteiramente pretos, mesclando preto com marrom, cinza claro com cinza escuro, ou preto com costuras e detalhes vermelhos (apenas para N Line).