(Lançamento) Hyundai Creta 2025 “conserta” design e ganha motor 1.6 turbo

Assim como fez no HB20, a Hyundai agora “corrige” o polêmico design do seu queridinho Creta. O SUV, que foi o carro mais vendido do varejo no Brasil em 2023, passou por sua primeira reestilização dessa segunda geração, adotando a mais recente identidade visual da marca coreana, chamada de “Sensualidade Esportiva”. As maiores novidades, além da estética, ficam por conta da estreia do motor 1.6 turbo a gasolina no posto de topo de linha, junto da transmissão de dupla embreagem.  

Além disso, foi anunciada a aposentadoria do veterano Creta Action, que ainda trazia a carroceria de 2017 e equipamentos enxutos para ser um dos SUVs mais em conta do mercado. Com isso, o Creta menos caro que o brasileiro poderá adquirir hoje é o Comfort 1.0 turboflex, já atualizado, por R$141,9 mil. Ele é seguido do Limited 1.0 turboflex de R$156,5 mil, do Platinum 1.0 turboflex de R$172,7 mil e do N Line 1.0 turboflex de R$182,1 mil. A opção topo de linha é a Ultimate de R$190 mil, que abandona o motor 2.0 aspirado em prol do 1.6 turbo a gasolina. Segundo a Hyundai, as versões 1.0 turboflex mantiveram os preços anteriores, e a Ultimate 1.6 turbo a gasolina está R$2 mil mais cara que a extinta 2.0. 

Foto: Hyundai/divulgação

Ainda que mantenha a plataforma K2 (mesma do primeiro Creta de 2017, que também serviu ao Kia Rio e Hyundai i30 de segunda geração), o SUV passa a adotar linhas mais retas e sérias na dianteira, com direito a grade iluminada e parachoque de aspecto mais robusto. As laterais ostentam novas rodas em algumas versões da linha, podendo ser aro 16, 17 ou 18. Na traseira estão lanternas igualmente retilíneas, agressivas e interligadas por uma barra de LED que atravessa a tampa do porta-malas, fazendo par ao parachoque sisudo e ao visual mais ao estilo “SUV”. A nova identidade de design o deixa mais horizontal e agressivo, receita que segue no interior, de novo painel, instrumentos e multimídia. 

Além das evoluções estéticas, que corrigem o polêmico design arredondado e exótico que ele trazia desde 2021, entra em cena para a versão Ultimate o motor 1.6 turbo a gasolina (TGDI), família Gamma, que ficou conhecido por equipar o New Tucson aqui no Brasil. Recalibrado para bons 193 cv de potência com 27,0 mkgf de torque, esse propulsor faz do Creta 2025 o SUV compacto mais potente do mercado nacional. Também é o único desse porte a trazer um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete velocidades (DCT), mesma caixa que equipou outros Hyundai importados da Coréia.  

Segundo a marca, essa caixa DCT passou por evoluções: mudou seu óleo de lubrificação, trocou seus rolamentos por outros de menor fricção, reduziu a quantidade de conectores elétricos e descomplicou seus chicotes elétricos, permitindo reduzir para 5,1% a dissipação do torque do motor na transmissão para as rodas. No desempenho, o Creta Ultimate 1.6 turbo, que só bebe gasolina, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em rápidos 7,8 segundos, correndo até os 210 km/h. Números superiores aos de hatches esportivos como Renault Sandero R.S. e VW Polo GTS. De quebra, a Hyundai ainda anunciou que seu consumo está até 9% melhor que o dos antigos Creta 2.0 aspirados.  

Enquanto isso, as versões mais em conta, e mais vendidas, continuam com o motor 1.0 turboflex, acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Apesar de manter os 120 cv de potência com 17,5 mkgf de torque (gas/eta), o 1.0 TGDI recebeu um novo coletor de escape (agora junto do cabeçote), uma nova válvula termostática (agora controlada pela central eletrônica do motor), e uma nova bomba de óleo (também controlada pela central, e mais eficiente na regulagem da pressão do lubrificante). Podendo ser até 6% mais econômicos, os Creta 1.0 turboflex 2025, oficialmente, demoram 11,6 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, atingindo os 175 km/h de velocidade máxima.  

Os equipamentos de série não passaram por tantas evoluções. São inéditos o painel de instrumentos digital configurável de 10,2”, o ar-condicionado digital automático de duas zonas, os ajustes elétricos para o banco do motorista (inclinação e distância, já que a altura segue por alavanca manual), as luzes de setas dianteiras com acendimento sequencial e algumas funções extras no pacote de assistentes de condução (ADAS), isso na versão Ultimate, a mais cara.  

Ela ainda oferece bancos em couro sintético com ventilação nos dianteiros, teto-solar panorâmico, controles do carro por comandos de voz, retrovisor interno fotocrômico, carregador de celular sem fio, seletor de modos de condução (Eco, Comfort e Sport), câmera 360º 3D, conjunto óptico full-LED, sensores de chuva e crepuscular, freio de mão eletromecânico, piloto automático adaptativo (ACC), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e por aí vai. Vale lembrar que a versão N Line, de proposta mais esportiva, tem como diferenciais o volante de três raios, aerofólio traseiros, parachoques e rodas exclusivos.  

Não há opcionais nesse primeiro momento, mas a Hyundai dispõe de uma série de acessórios de pós-venda para o Creta 2025, incluindo um organizador de objetos para o console central “grátis”: ele está disponível em arquivo no site da marca, pode ser baixado e concebido em impressoras 3D. Em breve, estará disponível também a abertura/fechamento elétricos da tampa do porta-malas, sempre como acessório instalado na concessionária. 

Foto: Hyundai/divulgação

A marca coreana trabalha com garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para seu novo SUV, que pode ser pintado em sete cores: Branco Atlas, Preto Onix, Prata Brisk, Prata Sand, Cinza Silk, Cinza Shadow (inédita) e Azul Sapphire. O consumidor poderá incluir teto preto em conjunto com a maioria dessas cores. Já no interior, de acordo com a versão, o Creta 2025 pode ter painel, bancos e laterais de portas inteiramente pretos, mesclando preto com marrom, cinza claro com cinza escuro, ou preto com costuras e detalhes vermelhos (apenas para N Line).  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.