(Lançamento) Honda City Hatch e Sedan estão de cara nova: preços começam em R$117,5 mil


Em vias de completarem três anos de vendas no mercado brasileiro, os Honda City Hatch e Sedan estreiam novidades na linha 2025. Na realidade, são atualizações já esperadas para o Brasil, seguindo o que foi apresentado na Ásia em fevereiro desse ano. Os preços aumentaram de R$1.900 a R$4.900, dependendo da versão, mas, curiosamente, as carrocerias hatch e sedan começam pelos mesmos R$117.500 na versão de entrada LX. As demais, EX, EXL e Touring, também tem valores bem próximos nos dois modelos, com diferença de R$1 mil cada.
Nessa toada de “sedan a preço de hatch”, o City Hatch LX sai pelos R$117.500 (mesmo preço do Sedan), seguido do Hatch EX de R$125 mil (R$126 mil pelo Sedan), Hatch EXL de R$133 mil (R$134 mil pelo Sedan) e Hatch Touring de cerca de R$141.500 (também R$1 mil extras pelo Sedan). Como de praxe nos Honda, não há opcionais, apenas acessórios.
O Hatch, agora, passa a ser um pouco diferente do Sedan, adotando um estilo mais esportivo e jovem: tem grade colmeia com moldura em preto brilhante, uma barra em black piano que segue a linha entre capô e grade (sobrepondo os faróis), além de um parachoque dianteiro mais vincado e retilíneo. A versão Touring recebe ainda o “plus” das rodas aro 16 com acabamento escurecido. Atrás, nada muda, porém o parachoque ganha um acabamento preto na sua parte inferior. O tom escuro, aliás, também continua em todo o seu interior, independentemente da versão. Ele cresceu 2 cm no comprimento.
O Sedan aposta numa pegada mais luxuosa e requintada, com uma grade dianteira aletada e mais discreta que a do Hatch, mantendo a barra superior cromada, que agora também é mais fina e elegante. O três-volumes traz um parachoque de estilo limpo e estiloso, menos esportivo que o do Hatch. Nas laterais, rodas aro 15 ou 16, podendo ter acabamento diamantado, e um parachoque traseiro mais horizontal e pronunciado na traseira. No geral, se aproxima do maior Civic eHEV, conservando o interior preto ou creme. Seu comprimento total está 2,5 cm maior.
Freio de mão eletromecânico, função Auto Hold, duas portas USB traseiras tipo C, carregador de celular por indução, função anda-e-para no piloto automático adaptativo (ACC com Stop&Go) e freios a disco nas quatro rodas são equipamentos inéditos e de série desde a versão EX, junto de um novo console central. Ela, aliás, foi a configuração mais recheada: agora traz um novo painel de instrumentos com tela colorida de 4,2” (EXL e Touring continuam com a tela de 7” personalizável), ar-condicionado automático digital de uma zona (dual zone na EXL e Touring), rodas de liga aro 16, saídas de ar para os bancos traseiros e faróis de neblina.

Com exceção da versão LX de entrada, toda a nova linha do City vem com pacote ADAS de série: piloto automático adaptativo com função anda-e-para, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa e farol alto com comutação automática. Até então, esses eram equipamentos exclusivos dos Touring. Os carros EXL e Touring também permitem conexão com o app myHonda, onde o proprietário pode, por exemplo, verificar o status e acionar controles do carro à distância, pela tela do celular.
Para quem esperava motor turbo, não foi dessa vez: o único disponível para Hatch e Sedan é o mesmo 1.5 16v flex de aspiração natural, com injeção direta, duplo comando variável, bloco e cabeçote em alumínio. São 126 cv de potência e 15,5/15,8 mkgf de torque (gasolina/etanol), ainda administrados pela transmissão automática CVT que simula sete marchas reais.

A fabricante japonesa não entrou em detalhes quanto aos números de desempenho, mas provavelmente seguem bastante próximos aos de antes: cerca de 10,5s na aceleração de 0 a 100 km/h, velocidade máxima um pouco abaixo dos 190 km/h. Oficialmente, para o Hatch, o INMETRO declara consumo médio com gasolina de 13,2 km/l na cidade e 15,0 km/l na estrada (9,2 km/l e 10,5 km/l com etanol, na ordem). O Sedan faz 12,8 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina, ou 9,3 km/l e 10,4 km/l com etanol, respectivamente.

Com garantia de três anos sem limite de quilometragem, os novos City Hatch e City Sedan 2025 estão em fase de distribuição para a rede de concessionárias Honda. Suas vendas só serão iniciadas no próximo dia 09 de novembro. A paleta de cores é a seguinte: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Cinza Basalto e Azul Cósmico (metálicas), Preto Cristal e Branco Topázio (perolizadas), enquanto o Cinza Grafeno metálico e o inédito Vermelho Supernova perolizado são tons exclusivos da carroceria Hatch.