(Lançamento) GWM Tank 300: jipão off-road entra em pré-venda com reserva de R$9 mil

No último dia 20 de março, a GWM Motors abriu a pré-venda do seu próximo lançamento, o Tank 300. Prometido para o mercado brasileiro há alguns meses, o modelo tem espírito de jipão off-road “raiz”, com direito a tração 4×4 com reduzida, bloqueio eletrônico dos três diferenciais (dianteiro, central e traseiro), e jeitão parrudo que lembra o Jeep Wrangler, Land Rover Defender e similares. A reserva pode ser feita pelo site da fabricante, pelo Mercado Livre, pelo app myGWM, ou nas concessionárias, com reserva inicial de R$9 mil. Preço? Só será revelado em 4 de abril, o famoso dia do 4×4. Mas, especulações apontam para cerca de R$350 mil. 

O Tank 300 é grande, com comprimento e largura similares aos do Jeep Commander (4,76 m por 1,93 m, respectivamente), mas numa carroceria bem mais alta (1,90 m) e com menor entre-eixos (2,75 m). Receita típica de SUVs voltados ao fora-de-estrada: pouca distância entre os eixos, bastante altura livre do solo (mais de 22 cm), amplos ângulos de ataque (33º) e saída (34º), e construção com chassi separado da carroceria.  

As suspensões independentes nas quatro rodas contam com o refinamento do eixo traseiro multibraço. E, como em todo bom carro chinês que se preze, há freios a disco nas quatro rodas. A GWM fala em 400 litros de capacidade para o porta-malas, que tem tampa com abertura para o lado (como no Ford EcoSport), e tanque de combustível com capacidade para 55 litros.  

Debaixo do capô vai um motor 2.0 16v a gasolina, com quatro cilindros, duplo comando variável e injeção direta. Sozinho, ele rende 245 cv de potência com torque na casa dos 39 mkgf. Ainda há um motor elétrico acoplado ao eixo dianteiro, com outros 163 cv e 32,5 mkgf. O jipão fecha a conta com 394 cv de potência combinada, e torque total de quase 76,5 mkgf, administrados por uma transmissão automática de nove velocidades com conversor de torque. A tração 4×4 oferece modo de reduzida, além de bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, central ou traseiro. 

Apesar de pesar mais de 2.300 kg, sua aceleração de 0 a 100 km/h demora apenas 6,8 segundos, e a máxima é limitada eletronicamente em 170 km/h. Além disso, o Tank 300 é um híbrido plug-in, ou seja, permite recargas em fontes de energia externas. As baterias de tração, feitas do composto de Níquel-Cobalto-Manganês (NCM), são poderosas, com mais de 37 kWh de capacidade, e podem render até 75 km de autonomia elétrica, segundo o INMETRO (106 km pelo ciclo WLTP). O powertrain conta com nove modos de condução que, segundo a GWM, “se adaptam a qualquer tipo de terreno”. 

A fabricante chinesa ainda não divulgou a lista de equipamentos exata do Tank 300, mas é sabido que o SUV 4×4 virá em configuração única chamada de Hi4-T PHEV, já na linha 2026. Será de série, pelo menos, o teto-solar, bancos dianteiros em couro Nappa com ajustes elétricos, luz ambiente em LED personalizável, painel de instrumentos com tela de 12,3”, multimídia com outras 12,3”, pacote de assistentes de condução inteligentes (ADAS) nível 2+, assistentes de manobras off-road, 6 airbags, rodas de liga-leve aro 18 escurecidas, e por aí vai. O carregador wallbox de 7 kW também é item padrão. 

Foto: GWM/divulgação

A pré-venda do GWM Tank 300 deve durar até o próximo dia 3 de abril, na véspera da data de divulgação do seu preço. Nesse período de encomendas, quem já for cliente da marca levará, de graça, 1 ano de seguro e a instalação do wallbox. Clientes novos poderão escolher entre um benefício, ou outro. A paleta de cores do jipão inclui cinco tons: Branco Noronha, Preto Khalifa, Cinza Dakar, Vermelho Brava e Laranja Saara.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.