(Lançamento) GWM Ora 03 2025 ganha estepe e conexão com celular, só que a autonomia baixou


A GWM, sem muito alarde, já traz ao Brasil a linha 2025 do hatch elétrico Ora 03. Vendido em duas versões, Skin e GT, ele mantém os preços anteriores: R$159 mil pela primeira e R$187 mil pela segunda, ambas com desconto de R$10 mil na nota fiscal. Nada mudou na estética do modelo, que segue com a dianteira que lembra Porsche’s e Mini’s, a traseira arrojada e o interior bem-acabado, com forração em diferentes cores, de acordo com o tom da carroceria.
Como principal novidade, o estepe. Até então, era de série para as duas versões o kit de reparo, agora substituído por um verdadeiro pneu reserva. Segundo a marca, é uma mudança “pensada para aprimorar a experiência do consumidor, com base principalmente nas solicitações dos clientes”. Apesar de ter o quinto pneu guardado sob o compartimento do porta-malas, a GWM diz que o hatch elétrico ainda oferece 228 litros de capacidade.
Outra boa nova é a inédita conexão dos Ora com o app My GWM, para clientes da marca. Com ele, é possível saber a localização do veículo em tempo real, além de comandar à distância, pelo celular, sistemas como ar-condicionado e abertura de janelas, monitorar o status da bateria e autonomia, saber a pressão dos pneus, acionar a buzina e até demarcar uma área específica onde o carro deve rodar. Caso ele saia da rota, um alerta é enviado ao proprietário. O aplicativo ainda conta com um mapa de carregadores para EVs.

Além disso, o hatch passou por atualizações pontuais para corrigir algumas traduções de menus e funções, e informar mais dados durante o carregamento no painel. O modo de condução e o nível de regeneração de energia passam a ser memorizados mesmo após o desligamento do carro: até então, a cada partida, era preciso reprogramar as preferências do motorista.
A motorização segue inalterada, com 171 cv de potência e 25,5 mkgf de torque extraídos de um motor elétrico dianteiro, para as duas versões. Com isso, o desempenho continua o mesmo: são 8,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 160 km/h. Os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados apenas na dianteira), a direção elétrica é progressiva e as suspensões seguem a receita padrão, com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
O maior diferencial de uma versão para a outra está nas baterias de tração. Na Skin, mais em conta, são 48 kWh de capacidade e composto de Lítio-Ferro-Fosfato, permitindo autonomia de 232 km pelo INMETRO. A GT, mais cara, já traz 63 kWh de capacidade num composto de Níquel-Cobalto-Manganês, elevando o alcance para 295 km, também pelo INMETRO.

Curioso notar que, até a linha 2024, a GT podia percorrer até 319 km por carga, de acordo com os números do Instituto, e um dos motivos para a redução de 24 km no alcance é o peso maior do estepe no porta-malas. A Skin não sofreu mudanças. De qualquer forma, a GWM diz que a recarga de 70% da carga do Ora 03 Skin ou GT demora entre 3 e 5 horas em fontes normais, ou então entre 30 e 40 minutos em fontes mais poderosas.
Desde a versão Skin, é de série o ar-condicionado digital automático, bancos revestidos em couro sintético, conjunto óptico full-LED, faróis com ajuste elétrico de altura, retrovisores externos com rebatimento elétrico e desembaçador, sensores de chuva e crepuscular, rodas de liga-leve aro 18, sensores de estacionamento traseiros e piloto automático adaptativo (ACC).
A lista segue com alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem autônoma anticolisão, monitores de ponto-cego, câmera 360º, assistente eletrônico de descidas, leitor de placas de sinalização, chave presencial, seletor de modos de condução, seletor de peso da direção, painel de instrumentos digital de 10,2”, multimídia de 10,2”, 7 airbags etc.
A GT, além do kit visual esportivo (apêndices aerodinâmicos, rodas exclusivas, pinças de freio vermelhas e afins), soma bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e massagem para motorista e passageiro dianteiro, memória de posição para motorista, carregador de celular por indução, retrovisor interno fotocrômico, teto-solar panorâmico, sistema Park Assist de estacionamento semiautônomo, controle eletrônico de largada e por aí vai.
Os Ora 03 2025 já estão nas 100 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil. A garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem para o carro, ou oito anos/200 mil km para as baterias de tração. As revisões são grátis por cinco anos ou 48 mil km, o que ocorrer primeiro. A versão Skin pode ser pintada de branco (interior branco e marrom), vermelho (interior cinza claro e vermelho) ou azul (interior cinza claro e verde). A GT tem no catálogo o Branco Ágata, Preto Hematita, Cinza Amazonita e Vermelho Brava, sempre com interior preto e vermelho.