(Lançamento) Ford Ranger Black vem completona e custa (bem) menos que XL básica

Com a saída de linha da versão XLS 4×2 da Ford Ranger, todos esperavam a chegada da versão Black, que utiliza a mesma configuração mecânica somada a um estilo escurecido e urbano. E ela veio, inclusive com uma destacável relação custo X benefício: por R$220 mil, preço mais em conta que o da antecessora (R$235 mil) e bem menor que o da basicona XL 4×4, destinada ao trabalho (R$245 mil). A Black passa a ser a única versão da Nova Ranger com tração apenas traseira, sem 4×4, mas mantém turbodiesel em uma ameaça às Ram Rampage TD380, Fiat Titano 2.0TD e Fiat Toro TD350.  

Foto: Ford/divulgação

Ela usa o 2.0 Panther, turbodiesel de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, Common Rail e bloco/cabeçote em alumínio, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. São 170 cv de potência com 41,3 mkgf de torque, distribuídos entre as duas rodas traseiras. Sua proposta é urbana, por isso a Ford destacou os mais de 800 km de autonomia na cidade (declarados 10,1 km/l, tanque de 80 litros). Na estrada, chega a 12,4 km/l segundo a marca. Pelos números de ficha técnica, a Ranger Black demora aproximadamente 12 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, atingindo os 164 km/h de velocidade máxima. 

São destaques no seu visual a grade dianteira, santantônio, capas dos retrovisores e rodas aro 18 na cor grafite (Cinza Audacioso), além dos parachoques dianteiros e maçanetas na cor da carroceria, estribos laterais escurecidos e pneus 255/70 de uso misto, os mesmos da topo de linha Limited. O maior diferencial da Black na cabine, revestida com materiais que imitam metal fumê e pintados de cinza, são os bancos exclusivos em tecido e couro sintético, com o nome da versão gravado nos encostos dianteiros. Há forro de teto preto, e moldura da multimídia e das saídas de ar em black piano.  

Pelo preço que custa, chama a atenção a generosa lista de itens de série, que inclui faróis full-LED, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático, volante em couro com ajuste de altura e profundidade, painel de instrumentos digital de 8”, multimídia de 10” com conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, alarme, conexão com app FordPass, seletor de modos de condução (Eco, Normal, Reboque e Piso Escorregadio), limitador eletrônico de velocidade, 7 airbags, Hill Holder, além dos obrigatórios ESP e TC. Não há equipamentos opcionais disponíveis.  

Foto: Ford/divulgação

A Ford diz que a Ranger Black é a picape com “melhor conforto acústico da categoria, medido tanto pelo nível de ruído como pelo índice de articulação”, e também afirma que os 80 cm de capacidade de imersão das demais versões foram mantidos. Sua capacidade de carga é de 1.031 kg e a caçamba comporta 1.250 litros. O espaço tem seis pontos de fixação de carga, tomada 12V e tampa com assistência de abertura e fechamento.  

Foto: Ford/divulgação

A Ranger Black já faz parte da linha 2025 da picape, e pode ser pintada em cinco diferentes cores: Branco Ártico (sólida), Prata Geada (metálica), Preto Gales, Cinza Moscou e Azul Belize (perolizadas). Os primeiros 100 compradores da nova versão ainda ganham protetor de caçamba e capota marítima com abertura/fechamento elétricos, sem nenhum custo adicional.  

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.