(Lançamento) Ford Ranger Black vem completona e custa (bem) menos que XL básica
Com a saída de linha da versão XLS 4×2 da Ford Ranger, todos esperavam a chegada da versão Black, que utiliza a mesma configuração mecânica somada a um estilo escurecido e urbano. E ela veio, inclusive com uma destacável relação custo X benefício: por R$220 mil, preço mais em conta que o da antecessora (R$235 mil) e bem menor que o da basicona XL 4×4, destinada ao trabalho (R$245 mil). A Black passa a ser a única versão da Nova Ranger com tração apenas traseira, sem 4×4, mas mantém turbodiesel em uma ameaça às Ram Rampage TD380, Fiat Titano 2.0TD e Fiat Toro TD350.
Ela usa o 2.0 Panther, turbodiesel de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, Common Rail e bloco/cabeçote em alumínio, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. São 170 cv de potência com 41,3 mkgf de torque, distribuídos entre as duas rodas traseiras. Sua proposta é urbana, por isso a Ford destacou os mais de 800 km de autonomia na cidade (declarados 10,1 km/l, tanque de 80 litros). Na estrada, chega a 12,4 km/l segundo a marca. Pelos números de ficha técnica, a Ranger Black demora aproximadamente 12 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, atingindo os 164 km/h de velocidade máxima.
São destaques no seu visual a grade dianteira, santantônio, capas dos retrovisores e rodas aro 18 na cor grafite (Cinza Audacioso), além dos parachoques dianteiros e maçanetas na cor da carroceria, estribos laterais escurecidos e pneus 255/70 de uso misto, os mesmos da topo de linha Limited. O maior diferencial da Black na cabine, revestida com materiais que imitam metal fumê e pintados de cinza, são os bancos exclusivos em tecido e couro sintético, com o nome da versão gravado nos encostos dianteiros. Há forro de teto preto, e moldura da multimídia e das saídas de ar em black piano.
Pelo preço que custa, chama a atenção a generosa lista de itens de série, que inclui faróis full-LED, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático, volante em couro com ajuste de altura e profundidade, painel de instrumentos digital de 8”, multimídia de 10” com conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, alarme, conexão com app FordPass, seletor de modos de condução (Eco, Normal, Reboque e Piso Escorregadio), limitador eletrônico de velocidade, 7 airbags, Hill Holder, além dos obrigatórios ESP e TC. Não há equipamentos opcionais disponíveis.
A Ford diz que a Ranger Black é a picape com “melhor conforto acústico da categoria, medido tanto pelo nível de ruído como pelo índice de articulação”, e também afirma que os 80 cm de capacidade de imersão das demais versões foram mantidos. Sua capacidade de carga é de 1.031 kg e a caçamba comporta 1.250 litros. O espaço tem seis pontos de fixação de carga, tomada 12V e tampa com assistência de abertura e fechamento.
A Ranger Black já faz parte da linha 2025 da picape, e pode ser pintada em cinco diferentes cores: Branco Ártico (sólida), Prata Geada (metálica), Preto Gales, Cinza Moscou e Azul Belize (perolizadas). Os primeiros 100 compradores da nova versão ainda ganham protetor de caçamba e capota marítima com abertura/fechamento elétricos, sem nenhum custo adicional.