(Lançamento) Fiat Toro Ultra volta R$18,5 mil mais barata e com motor 1.3 turboflex


A Toro Ultra voltou. Essa é aquela versão mais “viajante” da picape monobloco da Fiat, com direito a tampa rígida na caçamba (assim o espaço se torna quase um porta-malas) e visual diferenciado, que havia saído de linha em meados do ano passado. Na realidade, esse período sabático foi apenas para trocar sua motorização e reposicionar a versão no catálogo: ela troca o motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4 com reduzida pelo 1.3 turboflex, câmbio AT6 e tração dianteira.
Seu preço caiu consideravelmente: de R$213 mil quando turbodiesel, agora ela passa a custar R$194,5 mil (redução de R$18,5 mil). Dessa forma, a Toro Ultra deixa de ser a versão mais cara de toda a linha para ser a opção mais completa com motorização turboflex. Há algumas mudanças estéticas, discretas: as rodas aro 17 de aspecto off-road, montadas com pneus de uso misto 225/65, dão lugar a um jogo aro 18 escurecido com pneus 225/60 convencionais. Também são outros emblemas, com a identificação da motorização flex.

O motor que ela traz agora é o conhecido 1.3 turboflex, chamado de T270 ou GSE T4, com injeção direta de combustível e tecnologia MultiAir na admissão. A calibração já é a mais mansa, para seguir as normas do Proconve L8: são 176 cv de potência e 27,5 mkgf de torque com gasolina/etanol, e a força é administrada pela transmissão automática Aisin de seis velocidades. Com a nova motorização, ela passa a pesar 220 kg a menos (1.712 no total), e ganha em desempenho: agora demora cerca de 10s na prova de 0 a 100 km/h (eram 12s), enquanto a velocidade máxima subiu de 193 para 197 km/h (o motor T270 é 6 cv mais potente).

O conteúdo de série permanece praticamente inalterado: bancos em couro exclusivos com costuras vermelhas, bolsa porta-objetos fixada na caçamba, multimídia vertical de 10,1”, ar-condicionado digital automático dual zone, pacote Fiat Connect////Me, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, banco do motorista com regulagens elétricas, partida remota do motor, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular sem fio, painel de instrumentos digital de 7”, conjunto óptico full-LED, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, comutação automática do farol alto e por aí vai. A picape tem três anos de garantia.