(Lançamento) Fiat Toro Ultra volta R$18,5 mil mais barata e com motor 1.3 turboflex

A Toro Ultra voltou. Essa é aquela versão mais “viajante” da picape monobloco da Fiat, com direito a tampa rígida na caçamba (assim o espaço se torna quase um porta-malas) e visual diferenciado, que havia saído de linha em meados do ano passado. Na realidade, esse período sabático foi apenas para trocar sua motorização e reposicionar a versão no catálogo: ela troca o motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4 com reduzida pelo 1.3 turboflex, câmbio AT6 e tração dianteira.  

Seu preço caiu consideravelmente: de R$213 mil quando turbodiesel, agora ela passa a custar R$194,5 mil (redução de R$18,5 mil). Dessa forma, a Toro Ultra deixa de ser a versão mais cara de toda a linha para ser a opção mais completa com motorização turboflex. Há algumas mudanças estéticas, discretas: as rodas aro 17 de aspecto off-road, montadas com pneus de uso misto 225/65, dão lugar a um jogo aro 18 escurecido com pneus 225/60 convencionais. Também são outros emblemas, com a identificação da motorização flex. 

Foto: Fiat/divulgação

O motor que ela traz agora é o conhecido 1.3 turboflex, chamado de T270 ou GSE T4, com injeção direta de combustível e tecnologia MultiAir na admissão. A calibração já é a mais mansa, para seguir as normas do Proconve L8: são 176 cv de potência e 27,5 mkgf de torque com gasolina/etanol, e a força é administrada pela transmissão automática Aisin de seis velocidades. Com a nova motorização, ela passa a pesar 220 kg a menos (1.712 no total), e ganha em desempenho: agora demora cerca de 10s na prova de 0 a 100 km/h (eram 12s), enquanto a velocidade máxima subiu de 193 para 197 km/h (o motor T270 é 6 cv mais potente). 

Foto: Fiat/divulgação

O conteúdo de série permanece praticamente inalterado: bancos em couro exclusivos com costuras vermelhas, bolsa porta-objetos fixada na caçamba, multimídia vertical de 10,1”, ar-condicionado digital automático dual zone, pacote Fiat Connect////Me, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, banco do motorista com regulagens elétricas, partida remota do motor, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular sem fio, painel de instrumentos digital de 7”, conjunto óptico full-LED, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, comutação automática do farol alto e por aí vai. A picape tem três anos de garantia. 

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.