(Lançamento) Fiat tem série especial de aniversário para Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro

A Fiat mundial comemorou 125 anos de história no dia 11 de julho, há cerca de dois meses e meio, mas aparentemente as comemorações continuam em Betim. Tanto que a marca lançou aqui no Brasil, em uma tacada só, a série especial “Tributo 125” para Argo Drive 1.0, Fiat Pulse Drive turboflex (versão que volta ao catálogo após 1 ano e meio fora de linha), Fastback T200, Strada Volcano CVT e Toro Volcano turboflex. Como o próprio nome da edição limitada diz, é uma homenagem ao aniversário da marca italiana, fundada em Turim em 1899.  

Os carros Tributo 125 estarão disponíveis nas cores branco, preto e cinza, pintura sempre associada ao teto em preto brilhante e aos emblemas escurecidos (incluindo um nos paralamas, alusivo a série especial). No caso do Pulse, as colunas também acompanham o tom escuro do teto, enquanto Argo, Pulse, Fastback e Strada contam com opção de carroceria branca perolizada (Branco Alaska). Todos ainda trazem rodas de liga-leve escurecidas, com acabamento cinza ou preto, dependendo do carro: o Argo usa aro 15, Strada tem 16”, Pulse e Fastback vem com um conjunto 17”, enquanto a Toro traz um jogo aro 18.

Segundo a Fiat, os modelos vêm com uma “combinação de materiais premium” em seus interiores, o que inclui os bancos e volante forrados em couro sintético, ou detalhes de acabamento em tom de cobre (painel e laterais de portas, em alguns carros). Toda a linha da série Tributo 125 ainda traz como item de série o ar-condicionado digital automático, com o adicional das duas zonas de temperatura independentes na Toro. Outro equipamento padrão nessa edição especial é o volante multifuncional.  

O mais em conta dessa turma é o Argo Tributo 125, tabelado em R$94 mil. Ele é baseado na versão Drive 1.0, e vem com o motor Firefly tricilíndrico de 71/75 cv de potência com 10,0/10,7 mkgf de torque (gas/eta), aliado a transmissão manual de cinco marchas. Além da forração especial nos bancos e volante, das rodas de liga 15” e do ar digital automático, é de série nele o sistema de chave presencial, partida do motor por botão, câmera de ré, vidros elétricos nas quatro portas, multimídia de 7” com conexões Android Auto e Apple CarPlay, sensores de estacionamento traseiros e faróis de neblina. 

O Pulse Tributo 125 já salta de preço para R$129 mil, mesmo partindo da versão de entrada Drive. Seu motor já é o 1.0 turboflex, de três cilindros, doze válvulas e injeção direta, rendendo 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gas/eta), que opera junto de um câmbio automático CVT com sete velocidades simuladas. É outro com chave presencial, partida do motor por botão, faróis de neblina, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, além da multimídia de 10,1”. 

No Fastback Tributo 125, de R$134 mil, temos o mesmo conjunto motor/câmbio do Pulse, porém na sua clássica carroceria em formato coupé. A edição, nesse caso, parte da configuração mais barata do modelo, a T200, e traz ar digital automático, bancos e volante em couro sintético, rodas 17” escurecidas, chave presencial, partida do motor por botão, partida remota do motor, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, faróis de neblina e a mesma multimídia de 10,1” do Pulse.  

A Strada Tributo 125 tem como base a versão Volcano 1.3 CVT, mas a série especial custa mais caro: R$134,5 mil. Nela, temos o motor 1.3 8v Firefly com seus 98/107 cv de potência e 13,2/13,7 mkgf de torque, também em conjunto com a transmissão automática CVT que emula 7 marchas. Além do ar digital automático, rodas 16” escurecidas, bancos e volante com revestimento premium, a picapinha vem com paddle-shifts para trocas de “marchas” manuais atrás do volante, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, carregador de celular sem fio, multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay, apoio de braço dianteiro central e por aí vai.  

A Toro Tributo 125 é a mais cara da série, R$184,5 mil. Por baixo da roupagem especial, temos a versão Volcano T270, equipada com motor 1.3 turboflex de quatro cilindros, com injeção direta de combustível, que rende 180/185 cv de potência com 27,5 mkgf de torque (gas/eta). No powertrain ainda está a transmissão automática convencional de seis marchas. Dentre seus destaques de série, banco do motorista com ajustes elétricos, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, multimídia com navegador GPS, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular sem fio, dentre outros.  

 

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.