(Lançamento) Fiat tem série especial de aniversário para Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro
A Fiat mundial comemorou 125 anos de história no dia 11 de julho, há cerca de dois meses e meio, mas aparentemente as comemorações continuam em Betim. Tanto que a marca lançou aqui no Brasil, em uma tacada só, a série especial “Tributo 125” para Argo Drive 1.0, Fiat Pulse Drive turboflex (versão que volta ao catálogo após 1 ano e meio fora de linha), Fastback T200, Strada Volcano CVT e Toro Volcano turboflex. Como o próprio nome da edição limitada diz, é uma homenagem ao aniversário da marca italiana, fundada em Turim em 1899.
Os carros Tributo 125 estarão disponíveis nas cores branco, preto e cinza, pintura sempre associada ao teto em preto brilhante e aos emblemas escurecidos (incluindo um nos paralamas, alusivo a série especial). No caso do Pulse, as colunas também acompanham o tom escuro do teto, enquanto Argo, Pulse, Fastback e Strada contam com opção de carroceria branca perolizada (Branco Alaska). Todos ainda trazem rodas de liga-leve escurecidas, com acabamento cinza ou preto, dependendo do carro: o Argo usa aro 15, Strada tem 16”, Pulse e Fastback vem com um conjunto 17”, enquanto a Toro traz um jogo aro 18.
Segundo a Fiat, os modelos vêm com uma “combinação de materiais premium” em seus interiores, o que inclui os bancos e volante forrados em couro sintético, ou detalhes de acabamento em tom de cobre (painel e laterais de portas, em alguns carros). Toda a linha da série Tributo 125 ainda traz como item de série o ar-condicionado digital automático, com o adicional das duas zonas de temperatura independentes na Toro. Outro equipamento padrão nessa edição especial é o volante multifuncional.
O mais em conta dessa turma é o Argo Tributo 125, tabelado em R$94 mil. Ele é baseado na versão Drive 1.0, e vem com o motor Firefly tricilíndrico de 71/75 cv de potência com 10,0/10,7 mkgf de torque (gas/eta), aliado a transmissão manual de cinco marchas. Além da forração especial nos bancos e volante, das rodas de liga 15” e do ar digital automático, é de série nele o sistema de chave presencial, partida do motor por botão, câmera de ré, vidros elétricos nas quatro portas, multimídia de 7” com conexões Android Auto e Apple CarPlay, sensores de estacionamento traseiros e faróis de neblina.
O Pulse Tributo 125 já salta de preço para R$129 mil, mesmo partindo da versão de entrada Drive. Seu motor já é o 1.0 turboflex, de três cilindros, doze válvulas e injeção direta, rendendo 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gas/eta), que opera junto de um câmbio automático CVT com sete velocidades simuladas. É outro com chave presencial, partida do motor por botão, faróis de neblina, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, além da multimídia de 10,1”.
No Fastback Tributo 125, de R$134 mil, temos o mesmo conjunto motor/câmbio do Pulse, porém na sua clássica carroceria em formato coupé. A edição, nesse caso, parte da configuração mais barata do modelo, a T200, e traz ar digital automático, bancos e volante em couro sintético, rodas 17” escurecidas, chave presencial, partida do motor por botão, partida remota do motor, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, faróis de neblina e a mesma multimídia de 10,1” do Pulse.
A Strada Tributo 125 tem como base a versão Volcano 1.3 CVT, mas a série especial custa mais caro: R$134,5 mil. Nela, temos o motor 1.3 8v Firefly com seus 98/107 cv de potência e 13,2/13,7 mkgf de torque, também em conjunto com a transmissão automática CVT que emula 7 marchas. Além do ar digital automático, rodas 16” escurecidas, bancos e volante com revestimento premium, a picapinha vem com paddle-shifts para trocas de “marchas” manuais atrás do volante, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, carregador de celular sem fio, multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay, apoio de braço dianteiro central e por aí vai.
A Toro Tributo 125 é a mais cara da série, R$184,5 mil. Por baixo da roupagem especial, temos a versão Volcano T270, equipada com motor 1.3 turboflex de quatro cilindros, com injeção direta de combustível, que rende 180/185 cv de potência com 27,5 mkgf de torque (gas/eta). No powertrain ainda está a transmissão automática convencional de seis marchas. Dentre seus destaques de série, banco do motorista com ajustes elétricos, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, multimídia com navegador GPS, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular sem fio, dentre outros.