(Lançamento) Fiat Pulse Hybrid e Fastback Hybrid prometem gastar 11,5% a menos com tecnologia de Mercedes
A estratégia de eletrificação que o Grupo Stellantis vinha anunciando para o Brasil desde 2023 começou a virar realidade. Primeiro, estreia nos Fiat Pulse e Fastback, que ganham a tecnologia híbrida-leve de série nas suas versões mais caras, Audace e Impetus. O Pulse Audace Hybrid custa R$126 mil e o Impetus Hybrid sai por R$141 mil. Já o Fastback Audace Hybrid é tabelado em R$152 mil, seguido da Impetus Hybrid de R$162 mil. Quando comparados com as respectivas versões “comuns”, o aumento foi de R$2 mil em cada configuração.
Os modelos vêm na configuração chamada Bio-Hybrid, feita sobre a plataforma MLA: é híbrida-leve, ou semi-híbrida (MHEV), aquela que une motor de arranque com alternador, transformando as duas peças em um gerador de força adicional ao motor a combustão. Tal tecnologia ficou conhecida no mercado nacional por equipar os Mercedes-Benz C200 EQ Boost. A marca alemã chamava o sistema de “BSG”, termo que também acabou se popularizando.
Nos Fiat, o BSG opera em conjunto com o motor 1.0 turboflex de três cilindros, o T200, que passa a trabalhar mais “folgado” com a ajuda da tecnologia. O intuito é alguma melhora de performance com economia de combustível. O conjunto MHEV, segundo a Fiat, rende 4 cv de potência e 1 mkgf de torque extras, e ainda conta com uma pequena bateria de íon-lítio com 12 Ah, instalada debaixo do banco do motorista. É ela que permite armazenamento de energia produzida pelo BSG durante a condução.
Oficialmente, Pulse e Fastback continuam rendendo os mesmos 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque, mas a transmissão automática tipo CVT teve um reescalonamento das suas sete pseudo-marchas (ficaram um pouco mais longas). Além disso, o sistema Start&Stop passa a ser permanente, sem opção de desativação, e os carros conseguem recuperar até 25% da energia de frenagens e desacelerações (regeneração). É possível acompanhar boa parte do funcionamento da tecnologia pelo painel de instrumentos.
Pulse e Fastback Hybrid não estão mais rápidos com a adoção da tecnologia MHEV: o Pulse continua demorando pelo menos 9,4 segundos na prova de 0 a 100 km/h e ainda corre até 189 km/h quando abastecido com etanol, enquanto o Fastback consegue tempo igual na aceleração, porém com máxima de 186 km/h. Eles também não engordaram, mantendo cerca de 1.235 kg no Pulse e 1.255 kg no Fastback, porém perderam 2 litros na capacidade do tanque de combustível: agora são só 45.
A maior diferença de ficha técnica está no consumo, que, segundo a Fiat, está de 9,3% a 11,5% menor, dependendo do combustível. Com gasolina, o Pulse Hybrid consegue 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Com etanol, são 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Já o Fastback Hybrid, por ser mais pesado, faz 12,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada quando bebe gasolina, ou então 8,9 km/l e 9,8 km/l com etanol, respectivamente. Com um tanque cheio de gasolina, o Pulse consegue rodar quase 650 km na estrada sem parar para reabastecer, número que cai para 625 km nas mesmas condições com o Fastback.
Suas listas de itens de série permanecem iguais. O Pulse Hybrid pode ter até conjunto óptico full-LED, multimídia de 10,1”, chave presencial com partida por botão, carregador de celular sem fio, partida remota do motor, rodas de liga-leve aro 17, bancos e volante forrados em couro sintético, painel de instrumentos digital de 7”, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, faróis de neblina em LED, iluminação de solo nos retrovisores externos, retrovisor interno fotocrômico, sensores de chuva e crepuscular, além de pacote ADAS com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo e farol alto automático.
O Fastback traz praticamente o mesmo pacote do Pulse na configuração topo de linha Impetus, acrescentando à lista apenas o freio de mão eletromecânico, função Auto Hold, saídas de ar-condicionado traseiras e rodas maiores, de 18 polegadas. Infelizmente, não foi dessa vez que eles ganharam mais airbags: continuam só quatro, dois frontais e dois laterais dianteiros.
Por enquanto, ainda é possível comprar Pulse e Fastback com motor 1.0 turboflex e sem tecnologia híbrida-leve nas suas respectivas versões de entrada, Drive e T200. Preto Vulcano, Branco Banchisa, Prata Bari, Cinza Silverstone, Cinza Strato e Azul Amalfi são cores disponíveis para ambos, mas só o Pulse pode também ser pintado de Vermelho Monte Carlo.