(Lançamento) Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid ganham motor 1.3 Firefly e mais equipamentos

Oficialmente, a Stellantis lança, numa tacada só, Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid com motor Firefly. A troca do antigo Fire 1.4 por esse “novo” 1.3 já era esperada, afinal o primeiro teve que sair de linha por conta das regras do Proconve L8. Além do novo motor, a dupla de furgões, que é exatamente idêntica com exceção dos emblemas, também ganha novos equipamentos de série. Por enquanto, só a Fiat entrou em detalhes quanto ao preço, que subiu de R$122 mil para R$124,5 mil. O Partner Rapid, que custa o mesmo, deve sofrer aumento igual, de R$2,5 mil.  

Esteticamente, os furgões continuam com o mesmo design desde a reestilização do final de 2021. O interior é similar ao das versões de entrada da Fiat Strada. Lembrando que o Fiorino já é líder de vendas desse segmento há 11 anos e detém 77% dele, enquanto o rival Renault Kangoo 1.6 16v e seu irmão-gêmeo Partner Rapid ficam em segundo e terceiro colocado nas vendas, respectivamente.  

O motor que a dupla de utilitários recebe é o conhecido 1.3 8v Firefly, mesmo de Argo, Cronos, Strada e Pulse. São 98/107 cv de potência com 13,2/13,8 mkgf de torque (gas/eta), ainda administrados pelo câmbio manual de cinco marchas. Para efeito de comparação, até então o modelo era equipado com o 1.4 8v Fire, que rendia tímidos 84/86 cv de potência com torque na casa dos 12 mkgf (gas/eta). Isso significa que, com o novo 1.3 Firefly, os furgões ficaram até 21 cv mais potentes e tem quase 12% a mais de força.  

Foto: Fiat/divulgação

Isso se reflete diretamente nos novos dados de desempenho: o 0 a 100 km/h baixou de 13,7s para 11,5s com o novo motor (menos 2,2s), enquanto a velocidade máxima subiu de 160 para 170 km/h (mais 10 km/h). O consumo também está melhor, com redução de 7,3% na cidade e 14,5% na estrada quando abastecidos com etanol: até então, faziam até 8,4 km/l nas melhores condições segundo dados oficiais, número que cresceu para 9,6 km/l.  

Foto: Fiat/divulgação

Com gasolina, as melhores marcas eram de 12,4 km/l, e agora passam a ser de 13,6 km/l. Com isso, o alcance máximo passa de 680 para quase 750 km com o tanque de 55 litros cheio de gasolina, oficialmente.  

A lista de equipamentos de Fiorino e Partner Rapid também cresceu: agora ambos trazem também direção elétrica (era hidráulica), monitor de pressão dos pneus (TPMS) e indicador de temperatura externa. Ar-condicionado, vidros e travas elétricas, alerta de frenagem de emergência, assistente de partida em rampas, ESP, TC, luzes diurnas de LED e repetidores de seta nos retrovisores continuam de série. Os furgões de Fiat e Peugeot contam com baú de 3,3 m³ (3.300 litros), capacidade de carga de 650 kg e portas traseiras com abertura de até 180º.  

Foto: Fiat/divulgação

O Fiat Fiorino 1.3 Firefly está disponível na versão Endurance, e só pode ser pintado de Branco Banchisa (sólida). O Peugeot Partner Rapid 1.3 GSE (nome que a marca francesa preferiu chamar o motor Fiat) segue uma receita parecida, porém com outros nomes: a versão única é a Business Pack, e a cor branca sólida se chama “Branco Banquise”.  

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