(Lançamento) Fiat Argo ganha versão Endurance para incomodar o Polo

O Fiat Argo ainda não tem data certa para trocar de geração, mas, enquanto isso não acontece, ele vai ganhando reforços na sua linha atual para manter as vendas em alta. Quem chega desta vez é o Argo Endurance, versão com apelo profissional que mira roubar vendas do VW Polo Robust, lançado há pouco tempo. Para quem não lembra, a configuração Endurance já existe na linha da Toro, Strada, Titano e Fiorino, sempre com a mesma proposta: ser uma ferramenta de trabalho com visual despojado e menos itens de série. Porém, no caso do Argo, ela só está disponível na modalidade de vendas diretas. Pelo menos por enquanto.  

Foto: Fiat/divulgação

O Argo Endurance já chega com promoção: de R$90 mil por R$80 mil, desconto de R$10 mil que a Fiat não disse quando acaba. A configuração mecânica é única, composta pelo motor 1.3 8v Firefly de aspiração natural rendendo 98/107 cv de potência com 13,2/13,7 mkgf de torque (gasolina/etanol), aliado ao câmbio manual de cinco marchas. É uma vantagem ao rival da VW, que hoje só traz motor 1.0 de três cilindros. Nessa configuração 1.3 MT5, o hatch profissional da Fiat consegue acelerar de 0 a 100 km/h em pouco menos de 11 segundos, atingindo ao redor de 180 km/h de velocidade máxima quando abastecido com etanol.  

Motor 1.3 8v Firefly é competente, econômico e custa pouco para ser mantido (Foto: Lucca Mendonça)

Na realidade, a nova versão do Argo é uma espécie de Trekking manual “pelada”, sem os adereços aventureiros pela carroceria e com menos itens de série (saem os adesivos, rodas de liga-leve, racks de teto etc.). Foram mantidas as suspensões elevadas da Trekking (quase 19 cm de altura do solo), o protetor de cárter, os pneus de uso misto 205/60 e generosos ângulos de ataque e saída (20,5º e 33º, na ordem), em um pacote que a Fiat diz ser “desenvolvido para superar desafios”. O Argo Endurance também segue com bons números de capacidade do porta-malas (300 litros) e capacidade de reboque (400 kg).  

Foto: Fiat/divulgação

Visualmente, são de série as calotas aro 15 com pintura cinza, arcos plásticos nas quatro caixas de rodas, retrovisores e maçanetas em plástico preto e as saias laterais plásticas. Alguns desses itens também estão presentes na versão Trekking. A Fiat não entrou em detalhes sobre sua lista de equipamentos, porém é quase certa a presença do ar-condicionado, direção elétrica, painel de instrumentos com tela digital, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, computador de bordo, airbag duplo, ESP, TC, Hill Holder e afins. Multimídia, volante multifuncional, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina e portas USB entram no único pacote opcional disponível para a versão, o Comfort. 

Há ainda alguns pacotes com acessórios: o Safety inclui alarme e trava para o estepe; o Tech traz câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros; o Essential soma soleiras/frisos laterais, organizadores para bancos/porta-malas, tapetes de borracha e calhas de chuva; e o Essential Plus acrescenta engate traseiro e protetor de borracha para o piso do porta-malas. A nova versão terá, ao menos, três cores disponíveis: Prata Bari, Cinza Silverstone e Vermelho Montecarlo. A garantia da Fiat é de três anos sem limite de quilometragem.  

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.