(Lançamento) Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo trocam (mais uma vez) de motor

A trinca de furgões da Stellantis mal “esfriou” as novidades recebidas na linha 2025 (novo design e equipamentos inéditos) e já passa por mais mudanças. Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo, irmãos praticamente gêmeos, trocam de motorização a diesel por conta das novas regras do Proconve L8: sai o 1.5 16v e entra o 2.2 16v. Apesar de maior, o 2.2 consegue se adequar às novas leis de emissões de poluentes, coisa que o 1.5 não fazia.  

Foto: Stellantis/divulgação

Tirando o Scudo que já nasceu com o 1.5, Expert e Jumpy passam pela sua terceira troca de motor no mercado nacional: do lançamento em 2017 até meados de 2022, traziam um 1.6 16v, que deu lugar ao 1.5 16v presente até o final de 2024. Quem chega agora é o mesmo 2.2 16v que despontou na Ram Rampage: ele é um Multijet II, evolução do 2.0 que equipou desde Fiat Toro até Jeep Commander. Porém, ao invés de vir com 200 cv de potência como nas Ram, nesses furgões o 2.2 turbodiesel é calibrado para 150 cv, com torque de 37,7 mkgf (são 46 na Rampage).  

Foto: Fiat/divulgação

Ainda associado ao câmbio manual de seis marchas nos três furgões, o 2.2 garante melhor performance frente ao 1.5 16v, que tinha 120 cv (30 a menos) e 30,5 mkgf de torque (cerca de 7 a menos). Curiosamente, os modelos ficaram um pouco mais lentos com o novo motor turbodiesel (o tempo da aceleração de 0 a 100 km/h declarada subiu de 12,5s para 13,1s), porém ganharam 20 km/h extras na velocidade máxima (de 160 para 180 km/h). As fabricantes também anunciam tempos bem menores nas retomadas de velocidade: são, em média, 2 segundos a menos para ir de 60 a 100 km/h (7,5s) e de 80 a 100 km/h (10,9s).  

Foto: Fiat/divulgação

O consumo de combustível também foi beneficiado e está menor: os utilitários 2.2 turbodiesel conseguem ser 4% mais econômicos na cidade e 15% na estrada se comparados com os anteriores 1.5. De acordo com o INMETRO, os números agora são de 12,4 km/l no ciclo urbano e 13,7 km/l no rodoviário, fazendo com que a autonomia máxima suba de pouco menos de 870 km para quase 960 km, já que foram mantidos os 70 litros no tanque. 

Foto: Stellantis/divulgação

Jumpy, Expert e Scudo ficaram cerca de 40 kg mais pesados com o novo motor (1.815 no total), conservando 1.450 kg de capacidade de carga e 6,1 m³ (6.100 litros) de espaço no baú. O acesso ao compartimento é feito pela porta corrediça lateral ou pelas duas portas traseiras, que se abrem em até 180º. Não há novidades nas suspensões independentes nas quatro rodas, nem nos freios a disco em todas as rodas. Curiosamente, analisando a ficha técnica dos modelos, volta a constar a direção eletro-hidráulica, assistência que os modelos haviam trocado pela 100% elétrica na última reestilização. Retrocesso ou erro de informação? 

Os furgões também são bem equipados, trazendo ar-condicionado, direção assistida, sensores de estacionamento traseiros, sensores de chuva e crepuscular, piloto automático com limitador de velocidade, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, computador de bordo, painel de instrumentos digital, volante multifuncional, rádio com tela touch de 5”, volante com ajustes de altura e profundidade etc. O pacote de itens é igual para os três, que podem ser conduzidos por motoristas com CNH B (mesma de carros pequenos). 

Apenas a Citroën divulgou os preços da novidade: R$220 mil pela versão furgão fechada e R$226 mil pela furgão vidrada, aumento de R$8 mil em cada uma. Peugeot e Fiat não falaram em valores, porém, como o trio custa exatamente o mesmo preço, é esperado o mesmo encarecimento na tabela deles.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.