(Lançamento) Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo estão de cara nova e mais equipados

A Stellantis decidiu apresentar, numa tacada só, novidades para seus três utilitários gêmeos: Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo, que estreiam a linha 2025 com novo design dianteiro, nova cabine e mais equipamentos de série. É a primeira vez que produtos de marcas diferentes do Grupo Stellantis são lançados juntos. O trio chega sendo oferecido na versão Cargo (furgão fechado para carga), de R$212 mil, e Multi/Vitré (envidraçada, para adaptações), de R$218 mil, e já pode ser adquirido nas concessionárias das suas respectivas marcas. As variantes elétricas (E-Jumpy, E-Expert e E-Scudo) ainda não mudaram.  

Os modelos são frutos de um projeto conjunto europeu (também existem versões da Toyota e da Opel por lá), atuando como opção menor de Citroën Jumper, Peugeot Boxer e Fiat Ducato. Eles compartilham a mesma mecânica, powertrain, plataforma e equipamentos, e agora na linha 2025 recebem novo parachoque dianteiro, faróis reformulados, grade inédita e tomadas de ar mais discretas, se adequando melhor ao estilo visual de cada marca. As rodas de aço aro 16 seguem iguais, porém revestidas com novas calotinhas plásticas centrais, e há emblemas inéditos na traseira. 

Foto: Fiat/divulgação

Por dentro, o painel foi praticamente inteiro redesenhado, dando mais destaque ao rádio/multimídia, enquanto as saídas de ar centrais, antes verticais e separadas, agora estão juntas na horizontal. O volante mudou, com comandos de som integrados (e não naquela haste separada), e o painel de instrumentos passa a ser totalmente digital, monocromático. As marcas ainda ressaltam o novo console central, teclas de comandos reposicionadas e um novo rádio AM/FM com Bluetooth e tela touchscreen de 5”. Existem também novidades mecânicas: a direção passa a ser 100% elétrica (era eletro-hidráulica) e, no caso de Peugeot e Citroën, a altura do solo aumentou 3 cm. A Fiat Scudo já tinha ganhado as suspensões erguidas em 2023. 

Assim como os ajustes de molas, amortecedores e freios (a disco nas quatro rodas), motor e câmbio seguem inalterados: o 1.5 16v turbodiesel, com Common Rail e duplo comando de válvulas, rende 120 cv de potência com cerca de 30,5 mkgf de torque, operando junto de uma transmissão manual de seis marchas. O INMETRO declara consumo médio de 11,9 km/l de diesel, seja na cidade ou na estrada, enquanto o 0 a 100 km/h demora 12,7 segundos, segundo as fabricantes. A máxima é limitada em 160 km/h.  

Foto: Citroën/divulgação

Os três modelos já eram conhecidos pela boa oferta de equipamentos, e agora a lista está maior: toda a linha passa a trazer sensores de estacionamento traseiros (finalmente), sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. Piloto automático com limitador de velocidade, computador de bordo, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado com regulagem da temperatura em graus, ESP, TC e Hill Holder já eram de série.  

Agora existem também conexões dos veículos com apps de gestão de frota das próprias marcas (Connect Fleet Citroën, MyPeugeot Pro e Connect////Me Gestão de Frotas Fiat), permitindo que sejam monitorados parâmetros de direção (força de aceleração, frenagem e curva), quilometragem percorrida, velocidade, localização em tempo real e outros alertas diversos (como o de saída da rota programada, por exemplo). Todos esses dados podem ser acessados à distância, pela tela do celular, e, opcionalmente, o dono da frota pode contratar um serviço de recuperação em caso de furto ou roubo do veículo, também comandado pelo app. Ele é gratuito por 12 meses, mas depois pode ser pago mensalmente.  

Foto: Fiat/divulgação

Por conta do novo parachoque dianteiro, Jumpy, Expert e Scudo cresceram aproximadamente 2 cm no comprimento (chegando a 5,33 m no total), com um ligeiro aumento também na largura (2,01 m no total), mas o baú das versões Cargo seguem com 6.100 litros de capacidade. O acesso à ele é feito pela porta lateral direita corrediça e por duas portas traseiras que se abrem em até 180º. A capacidade de carga segue inalterada, 1,5 tonelada, permitindo PBT inferior a 3.500 kg (ou seja, pode ser conduzido com CNH B, como carros de passeio). A Stellantis conta com uma lista de adaptações permitidas para os utilitários, que vai desde transporte de passageiros (7+1 ou 10+1), passando por motorhome e ambulância, até baú refrigerado, oficina móvel e por aí vai. 

Foto: Stellantis/divulgação

Fiat Scudo e Peugeot Expert podem ser pintados em três cores: Branco, Cinza e Preto. Para o Citroën Jumpy só existe o Branco. O trio é montado no Uruguai pela Nordex com peças importadas da França, e chega com a mesma garantia de três anos sem limite de quilometragem.  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.