(Lançamento) Citroën C3 com motor turbo aposta no preço e desempenho

Aos poucos, a Stellantis vai instalando seu motor 1.0 turboflex, o GSE T3, popularmente chamado de T200, em vários carros de diferentes marcas. O C3, hatch compacto, é o mais novo turbinado do mercado brasileiro, em versão única, e topo de linha, batizada de YOU! (assim mesmo, em maiúsculo e com exclamação no final). O modelo chega após a discreta saída de linha dos C3 1.6 16v, e se apoia em dois pilares: preço e desempenho. Ele já estreia como o carro turbo mais barato (R$96 mil na promoção, ou R$100 mil no preço normal) e como o hatch 1.0 turbo mais rápido do país (8,4s no 0 a 100 km/h com etanol), desbancando seu irmão de plataforma Peugeot 208 T200.  

O conjunto é conhecido, englobando o motor 1.0 turboflex de três cilindros, doze válvulas, injeção direta e tecnologia MultiAir na admissão, rendendo seus 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque. A transmissão também é a mesma automática tipo CVT com programação de sete marchas. Com esse conjunto, o hatch é capaz de atingir os 194 km/h de velocidade máxima, percorrendo até 12,8 km/l de gasolina na estrada, segundo o INMETRO (11,0 km/l na cidade). Com etanol, são 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, também de acordo com o Instituto. 

O C3 é o carro mais leve já impulsionado por essa dupla motor/câmbio, com pouco mais de 1.100 kg. Para conseguir um comportamento dinâmico a altura da performance, o hatch turbo ganhou uma nova calibração das suspensões, com molas e amortecedores endurecidos, freios redimensionados (ainda a tambor nas rodas traseiras) e direção com outro ajuste. A versão também contempla o modo de condução Sport e as trocas das “marchas” do CVT de forma manual, pela alavanca de transmissão. 

Ainda assim, apesar do perfil um tanto esportivo, o pequeno Citroën segue com a proposta que a marca chama de “hatch com atitude de SUV”: boa altura do solo (18 cm) e ótimos ângulos de ataque e saída (23º e 39º, respectivamente). Nessa versão YOU! T200 ele ainda ganha detalhes azuis no parachoque dianteiro, faixas decorativas nas laterais, emblemas exclusivos nas portas dianteiras, rodas de liga-leve aro 15 escurecidas e teto preto de série. Soleiras de portas em alumínio, bancos com forração exclusiva e costuras em azul são diferenciais internos.  

De série, um conteúdo bem parecido com aquele que existia nos C3 1.6 16v automáticos, incluindo direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, multimídia de 10,2” com conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis alto-falantes, volante multifuncional, faróis de neblina, câmera de ré, chave canivete (novidade da linha 2025), tampa do porta-malas com trava elétrica e por aí vai. Infelizmente, não foi dessa vez que o modelo ganhou reforços na segurança (segue só com airbag duplo, ESP, TC e Isofix), nem trocou a pobre instrumentação na telinha de TFT monocromática por um verdadeiro painel de instrumentos digital, como já existe no Aircross.  

O Novo Citroën C3 YOU! T200, segundo a marca, tem custo de revisões programadas e cesta de peças com preços “altamente competitivos para o segmento”, e conta com uma série de acessórios para personalização após a compra. A paleta de cores é bem limitada, com apenas três tons: Branco Banquise, Cinza Artense e Cinza Grafito.  

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.