(Lançamento) Chevrolet Equinox EV é “high tech” e quer encarar BMW, Mercedes e Volvo
A Chevrolet apresentou oficialmente seu quarto carro elétrico do mercado brasileiro: o Equinox EV, SUV médio-grande que mira BMW iX1, BMW EQA/EQB, Volvo XC40/C40 e afins. Ele chega sem atrapalhar a vida dos Equinox 1.5 turbo a gasolina, e entra em pré-venda por salgados R$419 mil numa configuração “exclusiva para atender as preferências do consumidor brasileiro”, como diz a própria marca.
Seu foco é a alta tecnologia e modernidade, tanto que é chamado pela Chevrolet de “SUV high tech de verdade”. Se comparado ao atual Equinox a combustão, que em breve deve dar lugar a nova geração, esse EV é quase 20 cm maior no comprimento, com 10 cm extras na largura e 6 cm a menos na altura da carroceria. Surpreende também a enorme distância entre-eixos de 2,95 m, mas seu porta-malas é menor que o da atual geração com motor 1.5 turbo a gasolina: 441 litros.
O Equinox EV quer ser bem moderno no visual, por isso adota linhas agressivas, com faróis interligados por uma barra de LED, sem denunciar a motorização elétrica. Pelo formato longo, largo, baixo e meio “quadrado”, se assemelha bastante ao irmão maior Blazer EV, já a venda por R$480 mil. Internamente, é destaque a multimídia com tela de nada menos que 17,7”, que se une ao painel de instrumentos digital de outras 11” em uma única peça. A configuração importada para o mercado brasileiro vem do México com cabine preta, revestida em couro sintético mesclado com apliques azuis nas laterais de portas, painel e console central.
São 292 cv de potência e 46 mkgf de torque imediato, extraídos de dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo. A tração é integral permanente (AWD), e a Chevrolet divulga aceleração de 5,6 segundos na prova de 0 a 100 km/h, ressaltando ainda a ágil retomada de 80 a 120 km/h em apenas 4,8 segundos. Como de praxe nos elétricos, a velocidade máxima é limitada eletronicamente: nesse caso, 188 km/h.
Com bateria de 85 kWh de capacidade, dividida em 10 módulos, o Equinox EV consegue a maior autonomia por carga da categoria, de acordo com a fabricante: 443 km pelo ciclo PBEV do INMETRO. Ainda assim, segundo a Chevrolet, essa distância “pode ser facilmente superada”. É de série a regeneração de energia em frenagens e desacelerações configurável em diferentes níveis, além de dois estágios do modo One Pedal, que praticamente elimina o uso do pedal de freio numa condução normal.
Suas entradas de energia são Tipo 2 universais, e o carro suporta fontes de até 150 kW de potência. Nesse caso, a marca diz ser possível conseguir 130 km de alcance em 10 minutos de recarga.
Dentre algumas de suas funções bacanas, faróis full-LED com iluminação interativa, maçanetas externas que se recolhem com o carro trancado ou em movimento (reduz o arrasto aerodinâmico), climatização adaptativa da cabine de acordo com as variações de temperatura externas, pré-ajuste das configurações de climatização de acordo com a rotina do dono, além do pacote Google built-in, que engloba, na multimídia, o Assistente de Voz para comandar funções do carro, Maps atualizado em tempo real, e Play, onde é possível baixar vários apps, conectar o carro com a agenda do motorista e receber destinos de smartphones.
Além de permitir a partida dos motores elétricos apenas pisando no freio ou “engatando” o Drive, também é possível conectar o Equinox elétrico com o app MyChevolet, onde o proprietário tem acesso a várias informações e dados do veículo a distância. Dá para programá-lo para motoristas iniciantes, sendo possível ver, no final do trajeto, um relatório sobre acelerações e frenagens bruscas, ativação dos sistemas anti-colisão e se a velocidade máxima foi atingida. Também é de série o concierge OnStar.
No pacote de equipamentos, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência (frontal e traseira), correção automática de trajetória em caso de colisão lateral iminente, monitores de ponto-cego com auxílio para desembarque, banco do motorista com ajustes elétricos e memória de posição, teto-solar panorâmico, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos presenciais, bancos dianteiros com aquecimento, carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital automático dual zone, retrovisor interno fotocrômico, rodas de liga-leve aro 19, 8 airbags, luzes ambientes personalizáveis em LED e conjunto óptico full-LED são destaques.
A Chevrolet garante que as entregas das primeiras unidades adquiridas na pré-venda, que já está aberta, devem acontecer em breve. O Equinox EV também estará disponível no GM Fleet, programa de assinatura de carros da fabricante. São quatro cores disponíveis para a carroceria do mais novo SUV elétrico: Preto Global, Branco Summit, Prata Shark e Vermelho Radiante.