(Lançamento) Chevrolet Equinox EV é “high tech” e quer encarar BMW, Mercedes e Volvo

A Chevrolet apresentou oficialmente seu quarto carro elétrico do mercado brasileiro: o Equinox EV, SUV médio-grande que mira BMW iX1, BMW EQA/EQB, Volvo XC40/C40 e afins. Ele chega sem atrapalhar a vida dos Equinox 1.5 turbo a gasolina, e entra em pré-venda por salgados R$419 mil numa configuração “exclusiva para atender as preferências do consumidor brasileiro”, como diz a própria marca.  

Seu foco é a alta tecnologia e modernidade, tanto que é chamado pela Chevrolet de “SUV high tech de verdade”. Se comparado ao atual Equinox a combustão, que em breve deve dar lugar a nova geração, esse EV é quase 20 cm maior no comprimento, com 10 cm extras na largura e 6 cm a menos na altura da carroceria. Surpreende também a enorme distância entre-eixos de 2,95 m, mas seu porta-malas é menor que o da atual geração com motor 1.5 turbo a gasolina: 441 litros.  

O Equinox EV quer ser bem moderno no visual, por isso adota linhas agressivas, com faróis interligados por uma barra de LED, sem denunciar a motorização elétrica. Pelo formato longo, largo, baixo e meio “quadrado”, se assemelha bastante ao irmão maior Blazer EV, já a venda por R$480 mil. Internamente, é destaque a multimídia com tela de nada menos que 17,7”, que se une ao painel de instrumentos digital de outras 11” em uma única peça. A configuração importada para o mercado brasileiro vem do México com cabine preta, revestida em couro sintético mesclado com apliques azuis nas laterais de portas, painel e console central. 

São 292 cv de potência e 46 mkgf de torque imediato, extraídos de dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo. A tração é integral permanente (AWD), e a Chevrolet divulga aceleração de 5,6 segundos na prova de 0 a 100 km/h, ressaltando ainda a ágil retomada de 80 a 120 km/h em apenas 4,8 segundos. Como de praxe nos elétricos, a velocidade máxima é limitada eletronicamente: nesse caso, 188 km/h.  

Foto: Chevrolet/divulgação

Com bateria de 85 kWh de capacidade, dividida em 10 módulos, o Equinox EV consegue a maior autonomia por carga da categoria, de acordo com a fabricante: 443 km pelo ciclo PBEV do INMETRO. Ainda assim, segundo a Chevrolet, essa distância “pode ser facilmente superada”. É de série a regeneração de energia em frenagens e desacelerações configurável em diferentes níveis, além de dois estágios do modo One Pedal, que praticamente elimina o uso do pedal de freio numa condução normal.  

Suas entradas de energia são Tipo 2 universais, e o carro suporta fontes de até 150 kW de potência. Nesse caso, a marca diz ser possível conseguir 130 km de alcance em 10 minutos de recarga. 

Dentre algumas de suas funções bacanas, faróis full-LED com iluminação interativa, maçanetas externas que se recolhem com o carro trancado ou em movimento (reduz o arrasto aerodinâmico), climatização adaptativa da cabine de acordo com as variações de temperatura externas, pré-ajuste das configurações de climatização de acordo com a rotina do dono, além do pacote Google built-in, que engloba, na multimídia, o Assistente de Voz para comandar funções do carro, Maps atualizado em tempo real, e Play, onde é possível baixar vários apps, conectar o carro com a agenda do motorista e receber destinos de smartphones. 

Além de permitir a partida dos motores elétricos apenas pisando no freio ou “engatando” o Drive, também é possível conectar o Equinox elétrico com o app MyChevolet, onde o proprietário tem acesso a várias informações e dados do veículo a distância. Dá para programá-lo para motoristas iniciantes, sendo possível ver, no final do trajeto, um relatório sobre acelerações e frenagens bruscas, ativação dos sistemas anti-colisão e se a velocidade máxima foi atingida. Também é de série o concierge OnStar.  

Foto: Chevrolet/divulgação

No pacote de equipamentos, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência (frontal e traseira), correção automática de trajetória em caso de colisão lateral iminente, monitores de ponto-cego com auxílio para desembarque, banco do motorista com ajustes elétricos e memória de posição, teto-solar panorâmico, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos presenciais, bancos dianteiros com aquecimento, carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital automático dual zone, retrovisor interno fotocrômico, rodas de liga-leve aro 19, 8 airbags, luzes ambientes personalizáveis em LED e conjunto óptico full-LED são destaques. 

A Chevrolet garante que as entregas das primeiras unidades adquiridas na pré-venda, que já está aberta, devem acontecer em breve. O Equinox EV também estará disponível no GM Fleet, programa de assinatura de carros da fabricante. São quatro cores disponíveis para a carroceria do mais novo SUV elétrico: Preto Global, Branco Summit, Prata Shark e Vermelho Radiante.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.