(Lançamento) Chevrolet Cruze Sport6 RS e sedan Midnight chegam com visual apimentado

Quem esperava com ansiedade o lançamento das novas versões do Cruze hatch e sedan, elas já estão entre nós. Mas não como todos esperavam, afinal são duas belíssimas esportivadas: Mecânica idêntica à do restante da linha, e apenas visual esportivo. Elas, inclusive, utilizam os mesmos nomes já conhecidos na gama de Onix e Onix Plus, ou seja, RS e Midnight, respectivamente.

Versões conhecidas na família Onix: RS e Midnight (Foto: Chevrolet/divulgação)

Começando pelo hatch esportivado, ou Sport6 RS, o modelo ganha grade, faróis, lanternas, aerofólio e emblemas da marca escurecidos, bem como retrovisores e contorno das janelas em black piano. Tudo que era cromado saiu de cena, restando só as rodas inéditas com acabamento diamantado. Por dentro, o visual all-black se mantém nos bancos, painel, laterais de portas e teto. É praticamente a mesma receita do irmão menor Onix RS.

O novo Cruze RS passa a ser a única versão disponível para a carroceria Sport6. As demais configurações LT, LTZ e Premier (na qual o RS é baseado), deixam de ser oferecidas. É um caminho sem volta, afinal os hatches médios estão cada vez mais escassos no mercado nacional: Além desse Cruze, as opções não vão muito além dos premium Audi A3 hatch e Mercedes-Benz A250.

Versão única a partir de agora (Foto: Chevrolet/divulgação)

De série, o novo modelo da Chevrolet oferece seis airbags, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som premium, sensor crepuscular, sensor de chuva, painel de instrumentos com tela multifuncional colorida, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento. Destaque também para a multimídia de 8” com conexões sem fio de Android Auto e Apple CarPlay, conexão Wi-fi embarcada, comandos à distância através de aplicativo, concierge OnStar e por aí vai.

O preço é alto, R$154.500, e ele pode ser pintado em quatro opções de cores: Branco Summit, Cinza Satin Steel, Vermelho Chili e Preto Ouro Negro.

Baseado na antiga versão topo de linha Premier, a RS é bem completa (Foto: Chevrolet/divulgação)

Já o sedan recebe a nova configuração Midnight, essa sim inteira preta, que vem para somar às versões já disponíveis LT, LTZ e Premier. Tudo nela é escurecido: Componentes frontais, laterais, traseiros, internos e até emblemas e detalhes da carroceria. As rodas, mesmas do Sport6 RS, também possuem design diamantado.

Sedan é todo escurecido (Foto: Chevrolet/divulgação)

Três volumes espaçoso, o Cruze Midnight mantém o porta-malas de 440 litros e o entre-eixos de 2,70 m, e passa a ser uma opção intermediária dentro da gama de versões do modelo, oferecida por R$139.950. Diferentemente do Onix Plus Midnight, que possui apenas a opção de cor Preto Ouro Negro, o sedan médio conta também com a Azul Eclipse e Cinza Satin Steel.

Bastante completo, ele oferece de série ar-condicionado digital automático, chave presencial para abrir as portas e ligar o motor, regulagem elétrica de altura dos faróis, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático, limitador de velocidade, seis airbags, alerta de uso do cinto de segurança para todos os ocupantes, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas multimídia de 8” e todas as funcionalidades também disponíveis no Cruze RS (internet a bordo, OnStar etc.).

Mesmo sendo uma das configurações de entrada, a Midnight traz bastante conteúdo (Foto: Chevrolet/divulgação)

Mesma mecânica

Motor e câmbio idêntico nos dois carros (Foto: Chevrolet/divulgação)

Ambos trazem a mesma e única opção mecânica para toda a linha, composta pelo motor 1.4 turboflex Ecotec, equipado com duplo comando de válvulas variável e injeção direta, além da transmissão automática de 6 velocidades. O conjunto desenvolve bons 150/153 cv e 24,0/24,5 mkgf de torque com gasolina/etanol e, segundo a Chevrolet, passou por alterações técnicas visando melhora no nível de emissões de gases poluentes e dirigibilidade dos modelos, provavelmente para se adequarem às regras do Proconve L7.

 

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.