(Lançamento) Chevrolet Blazer volta elétrico e com mais de 520 km de alcance

O Chevrolet Blazer voltou, mas não pense naquele derivado da picape S10. Quem chega agora ao mercado nacional é o Blazer EV, a mais moderna e recente aposta da marca da gravata dourada para o segmento de SUVs elétricos premium. Fabricado no México, ele chega com a bola toda para bater de frente com BMW, Porsche, Mercedes-Benz e afins, mas seu preço só será divulgado mais para frente. A versão que chega por aqui, RS RWD, é a topo de linha nos EUA, e lá custa ao redor dos 55 mil Dólares (pouco menos de 315 mil Reais na conversão atual). A expectativa é que o modelo tenha preço brasileiro de, pelo menos, R$485 mil.  

Posicionado como o carro mais caro da marca no Brasil, o SUV é feito sobre a base modular Ultium, dedicada aos elétricos, e passa longe de pequeno: são quase 4,9 m de comprimento, 2,0 m de largura e generosos 3,1 m de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, um Fiat Mobi mede 3,5 m de parachoque a parachoque. O SUV elétrico também surpreende, positivamente ou não, com outros números, como o elevado peso (2.500 kg) e o baixíssimo coeficiente de arrasto (0,23), auxiliado pela área frontal reduzida e carroceria não muito alta (1,65 m). No seu porta-malas cabem 436 litros.  

O design externo segue a linha dos carros mais atuais da marca, com linhas musculosas, fluídas e de perfil esportivo, e teve participação do time brasileiro no seu desenvolvimento. Por dentro, uma estética que lembra a dos menores Bolt EV e Bolt EUV, porém com detalhes que remetem ao interior dos últimos Camaro. O pacote RS, de visual esportivo, segue a receita encontrada nos vários carros da marca vendidos com ele no Brasil: bastante preto brilhante por fora, rodas diamantadas, detalhes em vermelho, faróis e lanternas escurecidas, enquanto o interior é predominantemente preto, com costuras e acabamentos vermelhos. 

Foto: Chevrolet/divulgação

O trem-de-força dessa RS que desembarca por aqui é o mais poderoso: conta com um motor elétrico junto ao eixo traseiro (tração traseira) que entrega 347 cv de potência com torque imediato ao redor dos 45 mkgf. Com ele, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, retomar de 80 a 120 km/h em 4,8 segundos e correr até os 190 km/h (limitador eletrônico). O pacote mecânico inclui suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro com fixação multibraço e quatro freios a disco ventilado.  

Para seu nível de desempenho e potência, chama a atenção a autonomia garantida pela bateria de 102 kWh de capacidade, dividida em doze módulos. Com ela carregada, é possível rodar até 481 km segundo o INMETRO, uma das medições mais positivas que o Instituto já deu para um veículo elétrico. Pelo ciclo americano EPA, são 521 km por carga completa. O pack de bateria, inclusive, é parte integrante do monobloco do carro, ajudando a reduzir a torção, melhorando a dinâmica e reforçando a capacidade de absorção de energia em impactos. Como outra boa notícia, a Chevrolet garante uma recarga ultrapotente de até 190 kW: nesse caso, é possível recuperar 80% da carga em 40 minutos. 

Foto: Chevrolet/divulgação 

Dentre os destaques do carro, uma multimídia de 17,7”, painel de instrumentos digital de 11”, partida sem botão de ignição (o carro liga ao pressionar o pedal do freio), projeção automática de smartphones na central, ajuste da resposta de volante e pedais, possibilidade de conexão com a agenda de compromissos (assim, o carro já identifica o trajeto a ser seguido e calcula o consumo de energia ou o alcance até o destino), controles por comandos de voz, Google built-in de série (dá para acessar e controlar o Assistente de voz, Maps, Play, entre outros, pela central), pré-climatização automática da cabine e bancos etc. 

Foto: Chevrolet/divulgação

O conteúdo segue com rodas de liga-leve aro 21, teto-solar panorâmico, volante aquecível, projeção de câmera no retrovisor interno, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, head-up display, um amplo pacote de assistentes de condução (ADAS), concierge OnStar, internet a bordo, seletor de modos de condução (incluindo um para motoristas iniciantes, com velocidade e volume do som limitados), ar-condicionado automático digital dual zone, câmera 360º, carregador de celular sem fio, bancos dianteiros ventilados e com ajustes elétricos (do motorista com memória de posição), bancos em couro sintético com aquecimento, sistema de som Bose e mais. 

O Chevrolet Blazer EV deve ter as vendas iniciadas ainda em agosto, e aí a fabricante divulgará seu preço oficial. O modelo terá uma blindagem de nível civil máximo (III-A) como opcional no momento da compra, sem perda da garantia de fábrica, que aliás é de três anos sem limite de quilometragem para o veículo ou oito anos/160 mil km para as baterias. Para a carroceria, estarão disponíveis apenas quatro cores: Branco Abalone, Preto Global, Prata Shark e Vermelho Radiante.  

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.