(Lançamento) Chevrolet Blazer volta elétrico e com mais de 520 km de alcance
O Chevrolet Blazer voltou, mas não pense naquele derivado da picape S10. Quem chega agora ao mercado nacional é o Blazer EV, a mais moderna e recente aposta da marca da gravata dourada para o segmento de SUVs elétricos premium. Fabricado no México, ele chega com a bola toda para bater de frente com BMW, Porsche, Mercedes-Benz e afins, mas seu preço só será divulgado mais para frente. A versão que chega por aqui, RS RWD, é a topo de linha nos EUA, e lá custa ao redor dos 55 mil Dólares (pouco menos de 315 mil Reais na conversão atual). A expectativa é que o modelo tenha preço brasileiro de, pelo menos, R$485 mil.
Posicionado como o carro mais caro da marca no Brasil, o SUV é feito sobre a base modular Ultium, dedicada aos elétricos, e passa longe de pequeno: são quase 4,9 m de comprimento, 2,0 m de largura e generosos 3,1 m de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, um Fiat Mobi mede 3,5 m de parachoque a parachoque. O SUV elétrico também surpreende, positivamente ou não, com outros números, como o elevado peso (2.500 kg) e o baixíssimo coeficiente de arrasto (0,23), auxiliado pela área frontal reduzida e carroceria não muito alta (1,65 m). No seu porta-malas cabem 436 litros.
O design externo segue a linha dos carros mais atuais da marca, com linhas musculosas, fluídas e de perfil esportivo, e teve participação do time brasileiro no seu desenvolvimento. Por dentro, uma estética que lembra a dos menores Bolt EV e Bolt EUV, porém com detalhes que remetem ao interior dos últimos Camaro. O pacote RS, de visual esportivo, segue a receita encontrada nos vários carros da marca vendidos com ele no Brasil: bastante preto brilhante por fora, rodas diamantadas, detalhes em vermelho, faróis e lanternas escurecidas, enquanto o interior é predominantemente preto, com costuras e acabamentos vermelhos.
O trem-de-força dessa RS que desembarca por aqui é o mais poderoso: conta com um motor elétrico junto ao eixo traseiro (tração traseira) que entrega 347 cv de potência com torque imediato ao redor dos 45 mkgf. Com ele, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, retomar de 80 a 120 km/h em 4,8 segundos e correr até os 190 km/h (limitador eletrônico). O pacote mecânico inclui suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro com fixação multibraço e quatro freios a disco ventilado.
Para seu nível de desempenho e potência, chama a atenção a autonomia garantida pela bateria de 102 kWh de capacidade, dividida em doze módulos. Com ela carregada, é possível rodar até 481 km segundo o INMETRO, uma das medições mais positivas que o Instituto já deu para um veículo elétrico. Pelo ciclo americano EPA, são 521 km por carga completa. O pack de bateria, inclusive, é parte integrante do monobloco do carro, ajudando a reduzir a torção, melhorando a dinâmica e reforçando a capacidade de absorção de energia em impactos. Como outra boa notícia, a Chevrolet garante uma recarga ultrapotente de até 190 kW: nesse caso, é possível recuperar 80% da carga em 40 minutos.
Dentre os destaques do carro, uma multimídia de 17,7”, painel de instrumentos digital de 11”, partida sem botão de ignição (o carro liga ao pressionar o pedal do freio), projeção automática de smartphones na central, ajuste da resposta de volante e pedais, possibilidade de conexão com a agenda de compromissos (assim, o carro já identifica o trajeto a ser seguido e calcula o consumo de energia ou o alcance até o destino), controles por comandos de voz, Google built-in de série (dá para acessar e controlar o Assistente de voz, Maps, Play, entre outros, pela central), pré-climatização automática da cabine e bancos etc.
O conteúdo segue com rodas de liga-leve aro 21, teto-solar panorâmico, volante aquecível, projeção de câmera no retrovisor interno, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, head-up display, um amplo pacote de assistentes de condução (ADAS), concierge OnStar, internet a bordo, seletor de modos de condução (incluindo um para motoristas iniciantes, com velocidade e volume do som limitados), ar-condicionado automático digital dual zone, câmera 360º, carregador de celular sem fio, bancos dianteiros ventilados e com ajustes elétricos (do motorista com memória de posição), bancos em couro sintético com aquecimento, sistema de som Bose e mais.
O Chevrolet Blazer EV deve ter as vendas iniciadas ainda em agosto, e aí a fabricante divulgará seu preço oficial. O modelo terá uma blindagem de nível civil máximo (III-A) como opcional no momento da compra, sem perda da garantia de fábrica, que aliás é de três anos sem limite de quilometragem para o veículo ou oito anos/160 mil km para as baterias. Para a carroceria, estarão disponíveis apenas quatro cores: Branco Abalone, Preto Global, Prata Shark e Vermelho Radiante.