(Lançamento) Caoa-Chery Arrizo 6 Pro Hybrid Max Drive chega de surpresa mais barato que Virtus

O Caoa-Chery Arrizo 6 renasceu das cinzas, mais ou menos como a Fênix. O sedan médio, do mesmo segmento de Toyota Corolla e BYD King, já estava quase “desenganado” pela maioria: andava sumido das concessionárias, com vendas em baixa e pouquíssimas importações, o que poderia indicar um fim de linha. O que ninguém esperava é que ele voltaria agora em janeiro, de surpresa, com mais equipamentos e mesmo preço de antes: R$140 mil, ou menos do que é cobrado pelas versões mais caras de VW Virtus e Honda City, por exemplo.  

Mesmo sendo esse um preço promocional para as primeiras 1.000 unidades vendidas (a Caoa-Chery não informa qual será o valor normal de tabela depois disso), é bem mais em conta que as cifras de BYD King DM-i (começa em R$180 mil) e Toyota Corolla Hybrid (R$200 mil). Na realidade, o Arrizo 6 não é um híbrido legítimo, mas sim um MHEV, híbrido-leve: seu motor principal continua sendo o 1.5 16v turboflex com 157/160 cv de potência e 25,5 mkgf de torque (gas/eta), acoplado a um câmbio automático CVT que simula nove marchas. Não há um motor elétrico de tração.  

Basicamente, seu sistema híbrido-leve de 48 Volts é composto por um pequeno motor elétrico adicional que é a soma do motor de arranque com o alternador, ajudando o 1.5 a combustão em determinados momentos, mas sem conseguir mover o carro sozinho. Oficialmente, a tecnologia é responsável por 10 cv de potência e 4,0 mkgf de torque dos seus números oficiais. O INMETRO fala em até 13,5 km/l de gasolina na estrada, ou cerca de 10 km/l de etanol também em rodovias. Já a Caoa-Chery informa aceleração de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos com etanol, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h.  

Foto: Caoa-Chery/divulgação

Esteticamente, nada muda, porém a marca anuncia uma nova opção de roda de liga-leve, batizada de “Hélice”, também aro 17. O jogo anterior, chamado de “Fork”, continua disponível. A lista de equipamentos cresceu significativamente, resolvendo algumas mancadas que ele tinha até então: o ar-condicionado digital passa a ser automático, e agora é de série o sensor de chuva e o pacote Max Drive de assistentes de condução: alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, farol alto automático e piloto automático adaptativo (ACC).  

Foto: Caoa-Chery/divulgação

Desde que se tornou híbrido-leve em 2022, o sedan já oferecia alerta de tráfego cruzado traseiro e monitores de ponto-cego, além do conjunto óptico em LED, freios a disco nas quatro rodas, chave presencial com partida por botão, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera 360º, sensores de estacionamento traseiros, carregador de celular sem fio, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, multimídia de 10,2”, painel de instrumentos digital de 10,2”, sensor crepuscular, luzes ambientes em LED, retrovisor interno fotocrômico, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, saídas de ar traseiras, teto-solar, 6 airbags etc. 

Foto: Caoa-Chery/divulgação

O Arrizo continua com 405 litros de capacidade de porta-malas e 48 litros no tanque de combustível. São três anos de garantia para o carro ou cinco anos de cobertura para motor e câmbio. Sua paleta de cores é pequena: Preto, Branco e Cinza, as três perolizadas.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.