(Lançamento) BYD Yuan Pro quer ser o “SUV elétrico dos brasileiros” por R$183 mil

Há mais um BYD no pedaço: trata-se do Yuan Pro, irmão menor e mais novo do Yuan Plus, mas que, na realidade, atua como uma espécie de SUV do Dolphin. O modelo, chamado na China de Yuan Up, é um utilitário compacto na pegada de Hyundai Creta e Honda HR-V, porém com motorização 100% elétrica. Por isso, ele tem uma missão já declarada pela própria marca: ser o SUV elétrico “queridinho” dos brasileiros que buscam um carro jovial, moderno e tecnológico. Por R$182.800, ele bate de frente justamente com as versões mais caras dos rivais a combustão.  

O Yuan Pro tem design que aposta em linhas mais tradicionais, retas e quadradas, com porte similar ao dos próprios Hyundai e Honda citados acima, com 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e entre-eixos de 2,62 m, curiosamente bem menor que o do Dolphin (2,70 m). A altura em relação ao solo (17 cm) e o peso (1.550 kg) são de SUV, enquanto o porta-malas perde para o de hatches compactos (são apenas 265 litros). Porém, a BYD afirma que ele tem um dos melhores raios de giro do segmento, facilitando as manobras apertadas.  

Seu motor elétrico é dianteiro e rende 177 cv de potência com aproximadamente 30 mkgf de torque imediato, força jogada para as rodas da frente. Com esses números, o SUV compacto consegue acelerar de 0 a 100 km/h em pouco menos de 8 segundos, correndo até os 160 km/h. Seu alcance máximo é mediano: pelo ciclo chinês NEDC, é possível rodar até 380 km por carga completa, enquanto o PBEV do INMETRO fala em 250 km. A BYD declara que, se o Yuan Pro bebesse gasolina, faria o equivalente a 56 km/l. Sua energia é armazenada em baterias Blade de 45 kWh de capacidade, bem próxima a do…Dolphin.  

Foto: BYD/divulgação

Outro número que o coloca em pé de igualdade com o Dolphin é a força elétrica máxima permitida na hora das recargas, de 60 kW, o que permite 180 km de autonomia após 20 minutos plugado na energia, segundo a BYD. No “conjunto da obra” ainda estão suspensões McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, construção convencional, além de freios a disco nas quatro rodas, item trivial em carros chineses. Em matéria de segurança construtiva, a marca afirma que 80% do SUV é construído em aços de alta resistência contra impactos, e que ele aguenta mais de 10.000 kg de pressão por centímetro quadrado do monobloco.  

Apesar de dispensar assistentes inteligentes de condução, o Yuan Pro vem com outros equipamentos interessantes para a categoria: bancos forrados em couro sintético, ajustes elétricos para motorista e passageiro dianteiro, multimídia rotativa de 12,8” com GPS online integrado e possibilidade de instalação de apps (Spotify, por exemplo), painel de instrumentos digital de 8,8”, ar-condicionado automático digital dual zone, câmera 360º com função 3D, carregador de celular por indução, conexão com a internet e controles do carro por comandos de voz (“Hi BYD”).  

Foto: BYD/divulgação

A lista segue com compatibilidade com cartão NFC, freio de mão eletromecânico, função Auto Hold, piloto automático, conjunto óptico em LED, sensor crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além das rodas de liga-leve aro 17 e da função de transformar o carro em uma fonte de energia (V2L).  

O mais novo BYD já pode ser encontrado na rede de concessionárias da marca, e tem seis anos de garantia sem limite de quilometragem. As baterias de tração Blade tem cobertura separada, de oito anos, também com quilometragem ilimitada. Cinco cores estão disponíveis para a carroceria do SUV elétrico: Branco, Cinza, Verde Claro, Azul Petróleo (marinho) e Rosa Queimado. O interior é sempre em tom de areia, com exceção da carroceria rosa, que acompanha a cabine com rosa claro.  

Foto: BYD/divulgação

Quem comprar a novidade até a próxima terça-feira, dia 10/09, ainda terá como vantagem o seguro completo grátis por 1 ano, financiamento com taxa de 0,99% (50% de entrada, até 24x) e primeira parcela para 90 dias após a compra.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.