(Lançamento) BYD Song Pro é o novo SUV híbrido “anti-Corolla Cross” a partir de R$190 mil


O calor da novidade do sedan médio híbrido King DM-i nem esfriou e a BYD já está com outro lançamento: desta vez, quem chega é o SUV médio Song Pro híbrido plug-in, uma espécie de irmão menor do Song Plus. A meta do novo carro, que estreou na China em 2019 e ganhou essa aparência por lá no ano passado, é peitar o Toyota Corolla Cross Hybrid, incomodar um pouco mais a vida do Jeep Compass 4XE e, de quebra, tirar alguma clientela dos GWM Haval mais baratos.
Para isso, o carro estreia em duas versões, com preços promocionais para as primeiras três mil unidades vendidas: GL, de R$190 mil, e GS, de R$200 mil. Custa menos que os rivais da Toyota, Jeep e GWM, enquanto o irmão maior Song Plus beira os R$240 mil em sua versão única. Os dois Song, Pro e Plus, têm em comum algumas linhas da carroceria e interior, certos equipamentos de série, a plataforma BNA e a concepção mecânica: motor 1.5 a gasolina, propulsor elétrico dianteiro, transmissão automática contínua, suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multilink e quatro freios a disco.

O Song Pro é menor que o Plus, mas maior que Compass e Corolla Cross: tem 4,74 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e entre-eixos de 2,71 mm, medidas que o deixam próximo a um Chevrolet Equinox ou a um Haval H6 HEV. O porta-malas acomoda bons 520 litros, segundo a fabricante.
O conjunto mecânico é composto pelo motor 1.5 16v de aspiração natural, que bebe só gasolina, gerando sozinho cerca de 100 cv de potência com 13 mkgf de torque. Ele é acoplado a um motor elétrico, também dianteiro, de quase 200 cv com 30,6 mkgf, que é o maior responsável por mover o carro (o 1.5 age como gerador na maior parte do tempo, e entra em cena apenas quando se exige potência máxima). A potência máxima combinada é de 235 cv na versão top GS, ou 223 cv GL. Só o torque combinado do carro mais potente foi divulgado: 43,0 mkgf.

De série, há a transmissão automática dedicada aos híbridos, que é uma espécie de CVT com uma planetária mais duas engrenagens. Sempre com tração dianteira, o SUV médio acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos na versão mais potente, ou 8,3s na mais fraca. A velocidade máxima das duas é 185 km/h, limitada eletronicamente. Nas melhores condições, o carro consegue médias de até 22,7 km/l de gasolina, com mais de 43% de eficiência térmica, diz a fabricante.
Além da potência e desempenho, as duas versões de acabamento também são diferentes no tamanho das baterias Blade: a GS topo de linha oferece 18,3 kWh de capacidade (mesma do Song Plus), enquanto a GL “básica” traz 12,9 kWh, mas as duas permitem recarga em fontes externas (plug-in). Com isso, a versão mais cara consegue maior autonomia elétrica (110 km pelo ciclo chinês NEDC), versus 71 km NEDC da mais em conta. No total, somando eletricidade e gasolina, a BYD fala em 1.100 km de autonomia na versão GS. Seu tanque de gasolina comporta 52 litros.
A lista de equipamentos de série é próxima nas duas configurações: rodas de liga-leve aro 18 diamantadas, conjunto óptico em LED, faróis com acendimento automático, luzes de seta em LED corrediço, painel de instrumentos digital de 8,8”, multimídia rotativa de 12,8” com apps nativos, GPS online, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bancos revestidos em couro ecológico, piloto automático, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecedor, comandos de voz (“Hi BYD”), ar-condicionado digital automático dual zone com saídas traseiras, possibilidade de uso de chave digital (NFC) e por aí vai.
A versão mais cara GS soma os ajustes elétricos do banco do motorista, carregador de celular sem fio e filtro de ar especial para a cabine. Além da ausência de quaisquer assistentes inteligentes de condução (alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência ou piloto automático adaptativo, por exemplo), o modelo deixa de lado o teto-solar panorâmico, item bastante comum no segmento. O carregador de baterias portátil, aquele para tomadas residenciais de 220V, também é equipamento de série.
O Song Plus 2025 conta com apenas três opções de cores para a carroceria: Branco, Cinza e Azul, todas acompanhadas do interior claro que mescla bege e marrom. A garantia BYD é de seis anos sem limite de quilometragem para o carro (incluindo powertrain híbrido), e oito anos sem limite de quilometragem para as baterias de tração Blade.