(Lançamento) BYD Song Plus Premium chega com 324 cv e tração integral, mas para poucos

A BYD tem mais um SUV à venda no Brasil, mas esse é só para alguns clientes. Trata-se do Song Plus Premium, versão diferenciada, mais completa e poderosa do SUV médio híbrido plug-in. Por R$300 mil, ele desembarca em lote único de apenas 500 unidades, pelo menos por enquanto: a chegada de mais exemplares dependerá da demanda do público consumidor. As vidas dos Song Plus convencionais e do Song Pro não mudam. 

O Song Plus Premium tem visual exclusivo, mesclando a linha de design Dinasty dos SUVs com a era Ocean dos sedans e hatches elétricos. Em resumo, trata-se de uma mescla estética dos Song Plus “normais” com o sedan elétrico Seal, principalmente, o que traz ao modelo um bom toque de esportividade e fluidez nas linhas. Com nova frente, traseira e rodas, a novidade é cerca de 7 cm mais longa (4,77 m de comprimento), mas mantém os 1,89 m de largura, 1,67 m de altura e 2,76 m de entre-eixos. Altura do solo de 18 cm, porta-malas de 574 litros e tanque de combustível de 57 litros também são medidas iguais às do Song Plus convencional.  

Ainda assim, o Song Plus Premium é 230 kg mais “gordo” no peso final, chegando aos 2.020 kg. O motivo está no uso de um segundo motor elétrico, traseiro, o que lhe garante a tração integral permanente, AWD: são 200 cv de potência com 30,6 mkgf de torque extraídos do motor elétrico dianteiro (mesma configuração utilizada nos Song Pro GS), somados a outros 163 cv e 30,6 mkgf do motor elétrico traseiro, além dos 129 cv e cerca de 23 mkgf gerados pelo 1.5 16v a gasolina, que é turbo e trabalha no ciclo Miller, ao lado de um câmbio CVT dedicado. No total, a BYD fala em 324 cv de potência combinada, sem informar a força total.  

Seu 0 a 100 km/h é feito em apenas 5,2 segundos, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h. Para efeito de comparação, os demais Song Plus demoram 8,3s no 0 a 100, com uma máxima similar. Enquanto isso, as baterias Blade com 18,3 kWh de capacidade continuam: elas servem tanto para acumular carga para o powertrain, quanto para aumentarem a rigidez torcional do carro, já que são “embutidas” no monobloco.  

De acordo com o INMETRO, o Song Plus Premium pode rodar até 52 km no modo 100% elétrico (chega a 690 km somando com um tanque cheio de gasolina), ainda que o ciclo NEDC aponte para 80 km de autonomia elétrica (e 960 km de autonomia total, a gasolina e eletricidade). A recarga dessas baterias Blade demora pelo menos 3 horas em fontes de 6,6 kW, potência máxima suportada.  

Foto: BYD/divulgação

O Song Plus Premium, que é R$60 mil mais caro que seu irmão convencional, vem com equipamentos inéditos, a exemplo do head-up display, do desenho das rodas de liga-leve aro 19, do alerta de tráfego cruzado traseiro e do sistema de som assinado pela Infinity, com 10 alto-falantes. Também é de série o conjunto óptico inteiro em LED, sensores de chuva e crepuscular, painel de instrumentos digital de 12,3”, carregador de celular sem fio para 2 dispositivos, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento de banco para motorista e passageiro dianteiro, retrovisor interno fotocrômico, iluminação ambiente em LED personalizável e freio de mão eletromecânico.  

Foto: BYD/divulgação

A lista segue com função Auto Hold, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360º 3D, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, multimídia rotativa de 15,6” com conexão com a internet e apps nativos, conexões com app BYD, ar-condicionado digital automático dual zone, controle eletrônico de descidas, piloto automático adaptativo (ACC), alertas de colisão frontal e traseira, frenagem de emergência dianteira e traseira, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, monitor de ponto-cego, alerta de desembarque seguro, farol alto automático e por aí vai. O único diferencial no seu interior, vale falar, é um joystick exclusivo para a mudança de “marchas”. 

O Song Plus Premium já está chegando nas concessionárias da BYD em quatro opções de cores para a carroceria: Branco, Preto, Cinza Claro e Cinza Escuro, todas com interior mesclando preto, cinza claro e caramelo. O carro tem garantia de fábrica de cinco anos sem limite de quilometragem, e as baterias Blade contam com cobertura separada, de oito anos, também com km ilimitada, sempre considerando uso pessoal.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.