(Lançamento) BYD Song Plus Premium chega com 324 cv e tração integral, mas para poucos


A BYD tem mais um SUV à venda no Brasil, mas esse é só para alguns clientes. Trata-se do Song Plus Premium, versão diferenciada, mais completa e poderosa do SUV médio híbrido plug-in. Por R$300 mil, ele desembarca em lote único de apenas 500 unidades, pelo menos por enquanto: a chegada de mais exemplares dependerá da demanda do público consumidor. As vidas dos Song Plus convencionais e do Song Pro não mudam.
O Song Plus Premium tem visual exclusivo, mesclando a linha de design Dinasty dos SUVs com a era Ocean dos sedans e hatches elétricos. Em resumo, trata-se de uma mescla estética dos Song Plus “normais” com o sedan elétrico Seal, principalmente, o que traz ao modelo um bom toque de esportividade e fluidez nas linhas. Com nova frente, traseira e rodas, a novidade é cerca de 7 cm mais longa (4,77 m de comprimento), mas mantém os 1,89 m de largura, 1,67 m de altura e 2,76 m de entre-eixos. Altura do solo de 18 cm, porta-malas de 574 litros e tanque de combustível de 57 litros também são medidas iguais às do Song Plus convencional.
Ainda assim, o Song Plus Premium é 230 kg mais “gordo” no peso final, chegando aos 2.020 kg. O motivo está no uso de um segundo motor elétrico, traseiro, o que lhe garante a tração integral permanente, AWD: são 200 cv de potência com 30,6 mkgf de torque extraídos do motor elétrico dianteiro (mesma configuração utilizada nos Song Pro GS), somados a outros 163 cv e 30,6 mkgf do motor elétrico traseiro, além dos 129 cv e cerca de 23 mkgf gerados pelo 1.5 16v a gasolina, que é turbo e trabalha no ciclo Miller, ao lado de um câmbio CVT dedicado. No total, a BYD fala em 324 cv de potência combinada, sem informar a força total.
Seu 0 a 100 km/h é feito em apenas 5,2 segundos, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h. Para efeito de comparação, os demais Song Plus demoram 8,3s no 0 a 100, com uma máxima similar. Enquanto isso, as baterias Blade com 18,3 kWh de capacidade continuam: elas servem tanto para acumular carga para o powertrain, quanto para aumentarem a rigidez torcional do carro, já que são “embutidas” no monobloco.
De acordo com o INMETRO, o Song Plus Premium pode rodar até 52 km no modo 100% elétrico (chega a 690 km somando com um tanque cheio de gasolina), ainda que o ciclo NEDC aponte para 80 km de autonomia elétrica (e 960 km de autonomia total, a gasolina e eletricidade). A recarga dessas baterias Blade demora pelo menos 3 horas em fontes de 6,6 kW, potência máxima suportada.

O Song Plus Premium, que é R$60 mil mais caro que seu irmão convencional, vem com equipamentos inéditos, a exemplo do head-up display, do desenho das rodas de liga-leve aro 19, do alerta de tráfego cruzado traseiro e do sistema de som assinado pela Infinity, com 10 alto-falantes. Também é de série o conjunto óptico inteiro em LED, sensores de chuva e crepuscular, painel de instrumentos digital de 12,3”, carregador de celular sem fio para 2 dispositivos, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento de banco para motorista e passageiro dianteiro, retrovisor interno fotocrômico, iluminação ambiente em LED personalizável e freio de mão eletromecânico.

A lista segue com função Auto Hold, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360º 3D, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, multimídia rotativa de 15,6” com conexão com a internet e apps nativos, conexões com app BYD, ar-condicionado digital automático dual zone, controle eletrônico de descidas, piloto automático adaptativo (ACC), alertas de colisão frontal e traseira, frenagem de emergência dianteira e traseira, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, monitor de ponto-cego, alerta de desembarque seguro, farol alto automático e por aí vai. O único diferencial no seu interior, vale falar, é um joystick exclusivo para a mudança de “marchas”.
O Song Plus Premium já está chegando nas concessionárias da BYD em quatro opções de cores para a carroceria: Branco, Preto, Cinza Claro e Cinza Escuro, todas com interior mesclando preto, cinza claro e caramelo. O carro tem garantia de fábrica de cinco anos sem limite de quilometragem, e as baterias Blade contam com cobertura separada, de oito anos, também com km ilimitada, sempre considerando uso pessoal.