(Lançamento) BYD Han EV: sedan elétrico de luxo mede quase 5 metros e custa R$540 mil
Segundo carro de passeio da chinesa BYD no Brasil, o sedan Han EV promete muito luxo, requinte, sofisticação e porte de carrão norte-americano (4,98 m de comprimento e 2,92 m de entre-eixos). Já disponível na pré-venda, ele custa R$539.990 e é vendido em versão única, a mais completa. As entregas, bem como a comercialização para o grande público, começam no segundo semestre.
Ele estreia uma tecnologia de armazenamento de carga desenvolvida pela própria BYD, a Blade. Ao invés dos conjuntos de baterias de lítio-ferro-fosfato que equipa a maioria dos veículos elétricos, o Han EV conta com um sistema que organiza as células únicas em uma matriz e as insere, aí sim, nas baterias. Segundo a marca, essa técnica é muito mais eficiente e garante o dobro de segurança quando comparada com os outros sistemas presentes no mercado.
Além disso, o sedan de luxo da BYD conta com baterias de 76,9 kWh que, como informado pela fabricante, carregam de 30% até 80% em cerca de 25 minutos em postos de recarga de corrente contínua. Plugado na energia por cerca de 10 minutos, o modelo consegue alcance de até 135 km, ou mais de 500 km caso a carga esteja completa (pelo ciclo NEDC).
São dois motores elétricos com potências distintas, um instalado em cada eixo, que resultam em pouco menos de 500 cv de potência e cerca de 70 mkgf de torque combinado. Rápido, o modelo atinge os 100 km/h partindo da imobilidade em menos de 4 segundos, chegando aos 186 km/h de velocidade máxima.
Se por fora ele chama a atenção pelo design agressivo e o enorme tamanho, por dentro quem se destaca é a tecnologia e luxo. De série, itens como painel de instrumentos digital, enorme multimídia rotativa de 15,6”, bancos dianteiros elétricos e com aquecimento/ventilação, tela multimídia para o banco traseiro, além de diversas outras tecnologias de comodidade e segurança (um generoso pacote de assistências à condução, claro, também está presente).
Como já dito, ele está, por enquanto, em pré-venda, mas a partir do segundo semestre de 2022 já será encontrado normalmente para comercialização. Os planos, inclusive, preveem 100 pontos autorizados da marca no Brasil até o final de 2023, mas, antes disso, a meta é já contar um concessionário BYD em cada uma das 45 principais cidades brasileiras ainda nesse ano.
Com o prazo de cinco anos de garantia para o carro e oito para o sistema de baterias já estabelecido, a fabricante oferece o Han EV nas cores Preto, Branco, Cinza, Azul e Vermelho.