(Lançamento) BYD Han EV: sedan elétrico de luxo mede quase 5 metros e custa R$540 mil

Segundo carro de passeio da chinesa BYD no Brasil, o sedan Han EV promete muito luxo, requinte, sofisticação e porte de carrão norte-americano (4,98 m de comprimento e 2,92 m de entre-eixos). Já disponível na pré-venda, ele custa R$539.990 e é vendido em versão única, a mais completa. As entregas, bem como a comercialização para o grande público, começam no segundo semestre.

Beira os 5 metros de comprimento e passa dos 2,90 m de entre-eixos (Foto: BYD/divulgação)

Ele estreia uma tecnologia de armazenamento de carga desenvolvida pela própria BYD, a Blade. Ao invés dos conjuntos de baterias de lítio-ferro-fosfato que equipa a maioria dos veículos elétricos, o Han EV conta com um sistema que organiza as células únicas em uma matriz e as insere, aí sim, nas baterias. Segundo a marca, essa técnica é muito mais eficiente e garante o dobro de segurança quando comparada com os outros sistemas presentes no mercado.

Seu sistema de baterias, mais eficiente e seguro, é invenção da BYD (Foto: BYD/divulgação)

Além disso, o sedan de luxo da BYD conta com baterias de 76,9 kWh que, como informado pela fabricante, carregam de 30% até 80% em cerca de 25 minutos em postos de recarga de corrente contínua. Plugado na energia por cerca de 10 minutos, o modelo consegue alcance de até 135 km, ou mais de 500 km caso a carga esteja completa (pelo ciclo NEDC).

Com a carga completa, o Han EV supera os 500 km de alcance (Foto: BYD/divulgação)

São dois motores elétricos com potências distintas, um instalado em cada eixo, que resultam em pouco menos de 500 cv de potência e cerca de 70 mkgf de torque combinado. Rápido, o modelo atinge os 100 km/h partindo da imobilidade em menos de 4 segundos, chegando aos 186 km/h de velocidade máxima.

Pra parar todo esse peso e força, os freios a disco são da Brembo (Foto: BYD/divulgação)

Se por fora ele chama a atenção pelo design agressivo e o enorme tamanho, por dentro quem se destaca é a tecnologia e luxo. De série, itens como painel de instrumentos digital, enorme multimídia rotativa de 15,6”, bancos dianteiros elétricos e com aquecimento/ventilação, tela multimídia para o banco traseiro, além de diversas outras tecnologias de comodidade e segurança (um generoso pacote de assistências à condução, claro, também está presente).

Interior com muito requinte, espaço e luxo (Foto: BYD/divulgação)

Como já dito, ele está, por enquanto, em pré-venda, mas a partir do segundo semestre de 2022 já será encontrado normalmente para comercialização. Os planos, inclusive, preveem 100 pontos autorizados da marca no Brasil até o final de 2023, mas, antes disso, a meta é já contar um concessionário BYD em cada uma das 45 principais cidades brasileiras ainda nesse ano.

Com o prazo de cinco anos de garantia para o carro e oito para o sistema de baterias já estabelecido, a fabricante oferece o Han EV nas cores Preto, Branco, Cinza, Azul e Vermelho.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.