(Lançamento) BMW M3 Sedan muda faróis, volante e equipamentos, mas continuamos sem a perua

As modificações apresentadas para a linha M3 no exterior no primeiro semestre de 2024 chegaram agora ao Brasil. Mas, nem todas. Por aqui, continua apenas a carroceria sedan, sempre com tração traseira, em duas versões: Competition (R$859 mil) e a Competition Track (R$962 mil), que é mais preparada para as pistas. Enquanto isso, no exterior, existe a M3 Touring, uma perua de respeito, com direito a configuração com tração integral, mais potência, melhor desempenho e espaço interno. Essa, infelizmente, continua longe de nós… 

De qualquer forma, a linha M3 Sedan vendida por aqui passou por algumas mudanças: os faróis full-LED, antes divididos em duas “parábolas”, agora compartilham facho alto e baixo em um único espaço. A assinatura em LED troca o “angel-eyes cortado ao meio” por duas pequenas barras verticais de cada lado, lembrando mais um par de olhos felinos em cada farol. A polêmica grade com o enorme duplo-rim, bem como parachoque dianteiro e adereços aerodinâmicos esportivos, continuam. As rodas escurecidas, aro 19 na dianteira e 20 na traseira, também são as mesmas. 

Não tiveram mudanças notáveis na traseira, que continua com o parachoque esportivo, quatro saídas de escape escurecidas (duas de cada lado), spoiler em fibra de carbono na tampa do porta-malas e lanternas escurecidas. Já no interior, o maior destaque fica para um novo volante de três raios com uma faixa vermelha no centro superior e base reta, solução inédita na história da M3. As saídas de ar do painel também foram modernizadas, com direito a um novo visual e iluminação ambiente dedicada. Vários detalhes de acabamento interno são novos, alguns até em fibra de carbono, e partes do painel receberam melhor material de revestimento.  

Foto: BMW/divulgação

O motor 3.0 biturbo seis-em-linha é o mesmo para as duas versões. Ele trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito marchas (ZF 8HP) e têm sua força enviada para as rodas traseiras (tração traseira). Não mudam potência, torque ou desempenho: 510 cv, 66,3 mkgf, 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 290 km/h. A versão Competition Track se diferencia pelo sistema de freios mais poderoso, com maior diâmetro na dianteira e traseira, e composto de carbono-cerâmica. 

Na lista de sistemas e tecnologias esportivas das duas versões, o M Drift Analyzer registra, mede, cronometra e classifica as manobras de drift realizadas pelo motorista; o M Laptimer mede tempos de aceleração e voltas e analisa a performance do carro em pistas; o M Traction Control permite diferentes ajustes na curva de torque do motor, níveis de aceleração e programação do ESP para melhorar a pilotagem de acordo com o “nível” do motorista.  

O pacote também inclui diferencial traseiro com deslizamento limitado e função autoblocante, além de suspensões independentes adaptativas. A versão Track ainda conta com bancos dianteiros tipo concha de estrutura em fibra de carbono, exclusivos da configuração mais cara.  

O conteúdo de luxo, segurança e comodidade inclui um generoso pacote ADAS de assistentes inteligentes de condução, sensores de estacionamento 360º, sistema Park Assist de estacionamento semiautônomo, farol alto com comutação automática, head-up display, ar-condicionado digital automático de três zonas, carregador de celular sem fio, controles do carro por comandos de voz (“Olá BMW”), conexão do carro com app My BMW (permite comandar o carro à distância pelo celular), multimídia de 14,9” e painel de instrumentos digital de 12,3” unidos em uma só peça.  

O sedan esportivo renovado já está na rede de concessionárias da BMW do Brasil. São nove cores para sua carroceria: Branco Alpino, Preto Safira, Azul Portimão, Vermelho Aventurine, Vermelho Toronto, Cinza Arranha-Céu, Cinza Brooklyn, Amarelo São Paulo e Verde Ilha de Man. O interior em couro pode mesclar preto com azul, preto com cinza, preto com laranja ou ser totalmente preto. Também são gratuitas as manutenções programadas pelo período de três anos ou 40 mil km, o que ocorrer primeiro (programa BSI). 

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.