(Lançamento) BMW M2 ganha 20 cv no motor biturbo e está mais rápida do que nunca
O novo BMW M2 já está no Brasil, quatro meses após estrear na Europa. Na realidade, “novo” é uma palavra muito forte, afinal o carro segue praticamente o mesmo desde a estreia inicial em 2022. Segundo a marca alemã, o modelo “ganhou leves alterações estéticas” no exterior, um inédito volante esportivo de base plana e marcação central superior em vermelho (posição 12 horas), fora as saídas de ar e emblemas da cabine redesenhados.
Quem quiser adquirir o “esportivo júnior” da BWM precisará desembolsar, pelo menos, R$648 mil, valor cobrado pela versão civil Coupé. A Coupé Track, com teto em fibra de carbono, freios especiais com pinças vermelhas, bancos com estrutura em fibra de carbono, estrutura interna dos faróis na cor preta e algumas funções adicionais no pacote M, é mais indicada para uso nas pistas e sai por pouco menos de R$700 mil.
Nesse lote mais recente do M2 que chega importado do México, continuam os faróis de LED com visual agressivo, as enormes tomadas de ar quadradas na dianteira, paralamas e caixas de rodas musculosos, as duas saídas de escape duplas e as rodas aro 19 na dianteira e 20 na traseira.
Mas a grande novidade das duas versões está aonde o grande público não enxerga: na calibração mecânica. O 3.0 seis-em-linha, biturbo, ganhou um importante plus na potência, agora de 480 cv, e no torque, que chega a 61,2 mkgf. Até então, eram 460 cv com 56,1 mkgf. Também é outra a calibração do acelerador eletrônico, mais sensível, para melhorar as respostas em arrancadas.
Embora a transmissão automática de oito marchas siga com as mesmas relações, o M2 agora é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos redondos, um avanço de 0,1s frente ao anterior. A velocidade máxima é de 250 km/h limitados na Coupé, ou 285 km/h na Coupé Track. Suas suspensões independentes são adaptativas, com controle eletrônico dos amortecedores, a direção tem relação variável e os freios são a disco ventilado nas quatro rodas, como esperado em um esportivo de respeito.
As duas telas, painel de instrumentos digital (12,3”) e multimídia (14,9”), continuam unidas em um mesmo painel curvado, mas agora são dotadas de um novo sistema operacional, mais moderno. Na central, aliás, é possível conectar smartphones Android e IOS sem a necessidade de cabo, utilizar o navegador GPS online (atualizado em tempo real), acessar portais de notícias e aplicativos, e conferir informações sobre o clima e tempo.
Quanto aos itens de conforto e comodidade, possibilidade de controlar funções do carro por comandos de voz, compatibilidade com chave digital NFC, head-up display personalizável, ar-condicionado automático digital de duas zonas, iluminação ambiente em LED, sistema de som assinado pela Harman Kardon, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, piloto automático adaptativo com função anda-e-para (ACC com Stop&Go), conexão com app MyBMW (permite comandos e informações do carro à distância), além de outros assistentes de direção e estacionamento.
Com revisões programadas gratuitas por três anos ou 40 mil km, o que ocorrer primeiro, o novo BMW M2 já pode ser encontrado nas concessionárias da marca alemã. São oito cores para a carroceria do esportivo (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Portimão, Azul Zandvoort, Cinza Arranha-Céu, Cinza Brooklyn, Vermelho Fogo e Amarelo São Paulo), e três opções de acabamento interno (couro preto com detalhes azuis, couro preto com detalhes vermelhos e couro preto com detalhes M Performance para a versão Track).