(Lançamento) Audi Q8 2025 tem V6 turbo e lanternas personalizáveis por R$775 mil

O SUVzão de luxo Audi Q8 segue seu irmão Q7 e passa por atualizações no mercado brasileiro. Vendido em versão única por R$775 mil, ele não atrapalha a vida dos Q8 e-tron, 100% elétricos, mas se moderniza para continuar combatendo BMW X6, Mercedes-Benz GLE Coupé, Porsche Cayenne de entrada e por aí vai. Suas novidades são discretas, porém importantes: os faróis estreiam tecnologia matricial a laser (Full LED HD Matrix Laser, opcional), as rodas saltam de 22 para 23 polegadas (com novo desenho), enquanto as lanternas traseiras oferecem até quatro desenhos da sua iluminação em LED (escolhidos pelo motorista). 

Além de detalhes pontuais renovados, como emblemas, estilo dos parachoques e grade, o Q8 passa a trazer novos bancos dianteiros, que a Audi considera “superesportivos”, e acabamentos internos. Todas as mudanças seguem o movimento mais minimalista e limpo da fabricante alemã para com seus carros: há menos emblemas (os que sobraram ficaram mais discretos), menos vincos e linhas nos parachoques (agora com mais partes pintadas na cor da carroceria).  

O motorzão V6 3.0 TFSI, turbo com injeção direta de gasolina, segue movendo o SUV de luxo, que beira os 5 metros de comprimento por 2 de largura. Ainda são os mesmos 340 cv de potência com cerca de 51 mkgf de torque distribuídos para as quatro rodas (tração integral permanente), números iguais aos do primeiro Q8 vendido no Brasil, em 2019. A transmissão automática de oito marchas também continua presente, junto da tecnologia híbrida-leve (MHEV), composta por motor de arranque e alternador unidos em uma só peça (formando uma espécie de gerador), bateria de 48V e sistema Start&Stop especial, que garantem força extra ao V6. 

Com isso, além de poder rodar entre 55 e 160 km/h com o motor a combustão desligado (usando só energia elétrica), o Q8 consegue menor consumo de gasolina na cidade e na estrada. Em frenagens é possível recuperar até 8 kW de energia, que vai direto para as baterias. Pelos dados de performance divulgados, ele está mais rápido nas acelerações (5,6s, contra 5,9s do anterior), porém atinge uma menor velocidade máxima (210 km/h, versus 250). 

Algumas tecnologias são destaques: o SUVzão traz lanternas em LED que acendem luzes adicionais quando outro veículo se aproxima a 2 metros de distância ou menos da sua traseira; suspensões independentes e pneumáticas com amortecedores de carga variável; rodas traseiras esterçantes (até 5º); e portas com fechamento automático por sucção (servo-assistidas). O kit Audi Sport, com vários adereços aerodinâmicos pela carroceria, é item de série, assim como as pinças de freio pintadas de vermelho e as capas dos retrovisores externos em preto brilhante.  

Foto: Audi/divulgação

Também são equipamentos padrão os retrovisores externos com aquecedor e função fotocrômica, ar-condicionado automático digital de quatro zonas, luzes ambientes em LED personalizável, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos presenciais, multimídia de 10,1”, tela touch para ajustes de conforto e climatização (8,6”), painel de instrumentos digital de 12,3”, sistema de som Bang & Olufsen 3D com 730 Watts, bancos dianteiros com ajustes elétricos e função de memória, seletor de modos de condução, um enorme pacote ADAS etc. Os faróis Matrix HD Laser são opcionais, assim como o head-up display, câmera de visão noturna e capas dos retrovisores externos em fibra de carbono.  

O Novo Q8 estará disponível nas concessionárias Audi a partir da segunda quinzena de outubro. As cores disponíveis para a carroceria são Branco Carrara, Bege Sakhir (cor de ouro), Azul Ascari, Azul Waitomo, Branco Geleira, Prata Satélite, Preto Mito, Vermelho Chili e Cinza Daytona. O proprietário ainda pode escolher entre centenas de tons especiais, sólidos, metálicos ou perolizados, da paleta Audi Exclusive.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.