(Lançamento) Audi Q6 e-tron estreia ofensiva da marca e já está em pré-venda
Depois de e-tron SUV e Sportback (hoje integrantes da linha Q8) e e-tron GT (incluindo RS), a Audi do Brasil lança seu terceiro modelo 100% elétrico no mercado nacional. É o Q6 e-tron, SUV médio convencional, sem apelo coupé ou revoluções estéticas, que fica um pouco acima do Q5 no porte da carroceria: são 4,88 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,68 m de altura com quase 2,9 m de distância entre-eixos, enquanto o porta-malas soma generosos 526 litros de capacidade (mais 64l sob o capô). Ele é o primeiro modelo vendido por aqui com a nova plataforma modular PPE (Premium Platform Electric), dedicada a modelos 100% elétricos de porte médio e grande, e estreia a mais recente identidade visual da marca, com linhas mais fluídas e menos vincadas.
O SUV é novidade inclusive na Europa, onde começou a ser produzido há cerca de seis meses, e chega ao Brasil por enquanto em pré-venda, dando start em uma série de lançamentos da marca no mercado nacional para os próximos tempos. Não é para menos que o Q6 e-tron é tratado pela Audi como uma espécie de porta-bandeira, abrindo alas para outros modelos futuros. Por aqui são duas versões oferecidas: Performance e Performance Black, com preço inicial de R$530 mil, tração integral Quattro e suspensões esportivas de série.
Nas duas versões vão os mesmos dois motores elétricos, um em cada eixo, garantindo 387 cv de potência com mais de 54 mkgf de torque imediato. Com esse powertrain, o Q6 e-tron leva menos de 6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, correndo até 210 km/h, segundo a marca. Seu conjunto de baterias é generoso, com 100 kWh brutos de capacidade numa composição de íon-lítio instalada no assoalho (95 kWh úteis), o que permite alcance máximo de 411 km de acordo com o PBEV do INMETRO. Pelo ciclo WLTP europeu, são mais de 640 km de autonomia por carga.
A Audi ainda declara, graças a moderna arquitetura de 800 Volts e capacidade máxima de recarga em fontes de 270 kW, que é possível recuperar 70% da carga do Q6 em apenas 21 minutos, isso nas melhores condições. Ainda segundo a marca, numa rápida parada de 10 minutos em viagens, dá para “reabastecer” o carro com energia suficiente para rodar 225 km. Outras soluções interessantes incluem duas portas para plugá-lo na eletricidade, uma em cada paralamas traseiro, e o carregador portátil de 11 kW como item de série (serve em tomadas residenciais ou industriais).
O Q6 e-tron traz de série três telas no seu painel: a instrumentação digital tem 11,9” e está fundida em uma única peça com a multimídia central de 14,5”, enquanto o passageiro dianteiro tem sua própria tela de entretenimento com 10,9”, que fica ofuscada no campo de visão do motorista, para não atrapalhar na condução. O interior também é composto de luzes ambientes interativas, que, dentre outras funções, alertam os ocupantes sobre o estado da recarga das baterias, portas trancadas ou destrancadas, combinando com a assinatura de LED dos faróis com design personalizável em oito opções (o motorista pode escolher o “desenho” dos faróis).
Também estão na lista de equipamentos das duas versões o ar-condicionado digital automático de três zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória de posição para o motorista, luzes ambientes em LED, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos presenciais, volante aquecível, retrovisores externos fotocrômicos rebatíveis, retrovisor interno fotocrômico, teto-solar panorâmico, rodas de liga-leve Sport aro 20 (pneus 255/50 na dianteira e 285/45 na traseira), câmera 360º, piloto automático adaptativo (ACC), faróis full-LED com facho matricial e lavadores elétricos, lanternas traseiras em LED dinâmico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, simulação de som para pedestres, amplo pacote ADAS etc.
A versão Performance Black soma os bancos dianteiros esportivos, soleiras das portas em alumínio com iluminação, luzes ambientes interativas, pedaleiras em aço inox, volante esportivo (oval e forrado em couro perfurado), além dos parachoques esportivos S Line, capas dos retrovisores em preto brilhante e rodas aro 21. Só ela oferece, também, o sistema de som 3D da Bang&Olufsen (705 Watts e 16 alto-falantes), e o chamado Head-Up Display de Realidade Aumentada (projeta as informações no parabrisas de forma mais ampla, em efeito tridimensional e interagindo com a pista). A marca não entrou em detalhes quanto a opcionais.
O Q6 e-tron já pode ser encomendado em qualquer uma das 42 concessionárias Audi espalhadas pelo Brasil. Apesar de não divulgar quando serão entregues as primeiras unidades compradas agora na pré-venda, a marca já falou sobre as cores disponíveis para o SUV elétrico: Branco Geleira, Preto Mito, Cinza Imã, Cinza Manhattan, Azul Plasma, Azul Ascari, além do Cinza Daytona, exclusivo da versão mais cara Performance Black. O interior pode ser em couro sintético preto com costuras cinzas, ou então em couro sintético cinza com costuras também cinzas.