(Lançamento) Audi A3 Sedan está de cara nova e (bem) mais equipado, mas sem MHEV

A Audi brasileira começou 2025 com um dos seus lançamentos mais esperados e importantes: a renovação da quarta geração do A3 Sedan. O modelo, que estreou por aqui em maio de 2021, recebe um tapa importante no visual e ganha mais recheio de série, com mais tecnologia e segurança. São três versões: Advanced (R$290 mil), Performance (R$320 mil) e Performance Black (R$345 mil). O preço inicial é apenas R$2 mil mais caro que o da linha 2024, antes da reestilização, porém a versão topo de linha fica quase R$40 mil mais cara (eram R$306 mil).  

Foto: Audi/divulgação

No design geral, a dianteira tornou-se mais limpa, com grade um pouco menor e apliques em preto brilhante. Mudam faróis e parachoque, o que deixa o sedan com aspecto de carro maior. As laterais exibem novas rodas, de aro 18 ou 19, dependendo da versão. Na traseira, aparência mais esportiva, com parte inferior do parachoque em black piano e visual mais retilíneo. As mudanças internas foram bem mais discretas: apenas novas saídas de ar-condicionado e novo seletor de marchas (trocou joystick por tecla). Ele não cresceu nem diminuiu: continua com exatos 4,5 m de comprimento, cerca de 1,82 m de largura e 1,44 m de altura. 

E essa reestilização marca o fim da tecnologia MHEV, híbrida-leve, pelo menos por enquanto. Com sistema elétrico de 48 Volts, o pacote contava com motor elétrico gerado a partir da união de motor de arranque e alternador, e roda-livre, garantindo melhores médias de consumo ao sedan. Agora, ele volta ao padrão “original” com motor 2.0 turbo a gasolina (EA-888) sem eletrificação, porém com 2 mkgf de torque a mais (32,6 mkgf no total). A potência continua cravada nos 204 cv, e a força é jogada sempre para o eixo dianteiro através da transmissão automatizada de dupla embreagem S Tronic, de sete velocidades.  

Ele continua demorando 7,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, e, com limitador eletrônico, corre até os 210 km/h. Curiosamente, de acordo com os números do INMETRO, o A3 Sedan 2025 conseguiu ficar quase tão econômico quanto os antigos MHEV na estrada: são 13,0 km/l declarados (eram 13,1 km/l), enquanto na cidade são 9,7 km/l (eram 10,7). O tanque de combustível continua com 50 litros, o que ainda garante autonomia máxima ao redor dos 650 km. A marca não entrou em detalhes quanto a modificações no sistema de suspensões independentes nas quatro rodas, nem nos quatro freios a disco ou direção.  

Foto: Audi/divulgação

A lista de itens de série cresceu nas três versões: a de entrada Advanced recebe piloto automático adaptativo (ACC), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Park Assist (estacionamento semiautônomo), além de alerta de saída de faixa, monitores de ponto-cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. Ela continua com o detector de fadiga do condutor, conjunto óptico full LED, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado digital automático, painel de instrumentos digital de 10,2”, multimídia de 10,2”, carregador de celular por indução e por aí vai.  

A seguinte, Performance, passa a trazer bancos dianteiros aquecíveis e com ajustes elétricos, ar-condicionado digital automático de três zonas, retrovisores externos com desembaçador e rebatimento elétrico, além do pacote S Line de adereços esportivos. Seu painel de instrumentos digital é maior e mais completo, com 12,3”, e o sistema de som é mais poderoso, de 10 alto-falantes. A Performance Black acrescenta o interior com acabamento premium especial, sistema de iluminação ambiente em LED personalizável e som 3D assinado pela Sonos.  

A Audi afirma que a nova linha A3 Sedan já está disponível na rede de concessionárias da marca no Brasil. As cores disponíveis são Branco Arkona e Preto Brilhante (sólidas), Amarelo Píton, Azul Ascari, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Preto Mito, Verde Distrito e Vermelho Progressivo (metálicas), além de Cinza Flecha e Cinza Daytona (perolizadas). A versão de entrada Advanced é a única com opção da cabine preta, marrom ou bege. Na Performance e Performance Black, o interior é sempre preto.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.