(Lançamento) Aston Martin Vanquish 2025 chega ao Brasil como o mais veloz da história da marca

R$5,4 milhões. Esse é o valor mínimo que você precisa para adquirir o novíssimo Aston Martin Vanquish 2025, que já foi apresentado no mercado brasileiro. Quem o importa e vende é a UK Motors, cria dos grupos de concessionárias Eurobike e Stuttgart, representante oficial da Aston Martin e McLaren em território nacional. Essa é a terceira geração do superesportivo, apresentada no exterior no final do ano passado. Ele “renasceu das cinzas” após um hiato de seis anos, já que sua segunda geração durou até 2018.  

O que muda? Além do design mais aerodinâmico, inspirado nos modelos de corrida da marca, o novo Vanquish recebe um renovado motor 5.2 V12 biturbo (novo bloco, cabeçotes, turbos, bielas, pistões, alimentação etc), base completamente atualizada (em alumínio), além de novas suspensões independentes (duplo A na dianteira e multilink na traseira, com amortecedores Bilstein e barras estabilizadoras reforçadas), direção recalibrada e outro sistema de freios (com discos de carbono-cerâmica). A Pirelli até desenvolveu um jogo de pneus P Zero exclusivo para ele.  

Uma fera de apenas dois lugares que rende nada menos que 835 cv de potência com torque que beira os 102 mkgf! Roncando bonito, consegue ir de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,3 segundos, e chega aos 345 km/h de velocidade máxima, superando todos os Aston Martin já produzidos em série. Além disso, esse é o V12 com maior potência específica da história da marca inglesa (160 cv por litro). A operação é conjunta com uma transmissão automática ZF de oito velocidades, e no conjunto ainda há o diferencial traseiro com deslizamento limitado.  

O bacana desse powertrain é a ausência completa de sistemas de eletrificação: não é híbrido leve, nem plug-in, um movimento no mínimo ousado por parte da fabricante inglesa. É de série um sistema overboost que funciona por alguns segundos, ampliando a força do motor (chamado de Boost Reserve). Para acomodar melhor o novo V12 na dianteira, o Vanquish recebeu alguns centímetros a mais na distância entre-eixos (ao redor de 6,5 cm extras), mas ainda mantém o comprimento ao redor dos 4,72 m.  

Também é inédito um teto completamente de vidro no esportivo, bem como um interior redesenhado com painel de instrumentos digital de 10,2”, multimídia com outras 10,2” no elevado console central, sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins e diversos outros charmes, como a parte traseira da cabine desenhada para acomodar perfeitamente um jogo de malas Schedoni exclusivo. Os assentos esportivos são de série, mas, opcionalmente, é possível equipá-lo com bancos com estrutura em fibra de carbono.  

Claro que, como um bom superesportivo exclusivo que é, o novo Vanquish permite uma série de personalizações de equipamentos, acabamento, pintura, rodas e afins, o que pode elevar (bastante) seu preço inicial. Há desde rodas especiais até escapamento em titânio para o V12 roncar mais bonito. A unidade exposta na sede da UK Motors, em São Paulo capital, por exemplo, era pintada na bonita cor de lançamento Vermelho Supernova, com interior em couro preto e vermelho, e rodas bronze. 

O carro tende a ser uma raridade pelo mundo, afinal a própria Aston Martin já afirmou que não pretende fabricar mais de 1.000 exemplares dele por ano. Prova disso é que as primeiras unidades adquiridas no Brasil têm previsão de entrega de dez meses! No exterior, os felizardos compradores precisaram esperar pelo menos 1 mês e meio para terem seu bólido na garagem.  

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.