Jeep Renegade lidera lista de SUVs mais roubados em São Paulo: veja o top 10

A Ituran Brasil, uma das grandes do ramo de seguro veicular, divulgou o mais recente top 10 de SUVs mais roubados ou furtados na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), aquela que também inclui outros 38 municípios, incluindo Guarulhos, Osasco, ABCD Paulista e afins. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), coletados entre janeiro e dezembro de 2024. A comparação é feita com o mesmo período do ano anterior, 2023. 

Foto: reprodução/Freepik

Os “queridinhos” SUVs, populares pelas ruas das capitais, também acabam virando alvo dos bandidos. Em especial, pela motorização (geralmente) potente e boa capacidade de atravessar obstáculos numa possível fuga, além do espaço interno que permite embarques e desembarques mais rápidos. A “camuflagem” nos grandes centros urbanos também pesa a favor, já que existem milhares de outros similares rodando por aí. Sem contar, claro, o mercado ilegal de autopeças, que, em sua maioria, é abastecido com componentes oriundos de carros roubados ou furtados. 

Foto: VW/divulgação

Mais de 71% dos casos foram de furtos, apropriação indébita sem violência ou contato com a vítima, o que significa quase 6.000 casos, ou um aumento de 31,4% frente ao ano de 2023. Os roubos, por outro lado, apresentaram queda, o que levou o total de registros cair de cerca de 8,6 mil para 8,3 mil. A cidade da Região Metropolitana que lidera a lista é São Paulo, somando mais de 6.150 episódios, ou quase dez vezes mais que o segundo colocado, Santo André (645 registros). Bairros de São Paulo com maior número de ocorrências? Tatuapé (Zona Leste), Ipiranga (Zona Sul) e Vila Formosa (Zona Leste).  

Foto: reprodução/Freepik

A Ituran Brasil ainda foi além com os dados da SSP-SP, divulgando que os dias com mais casos são terças, quartas e quintas-feiras, especialmente entre as 18h00 e 00h00. Ou seja, à noite. Veja a seguir a lista dos SUVs preferidos pela bandidagem:  

Jeep Renegade – 1.213 unidades  

Foto: Lucca Mendonça

Crescimento de mais de 22% frente a 2023. Ele, sozinho, foi responsável por cerca de 14,5% de todos os casos na Região Metropolitana de São Paulo.  

Jeep Compass – 733 unidades  

Foto: Lucca Mendonça

Aqui, uma redução: o SUV médio da Jeep foi quase 15% menos subtraído pelos bandidos em 2024 se comparado com 2023 (ano em que tiveram 860 registros). 

Ford Ecosport – 688 unidades  

Foto: Lucca Mendonça

Mais uma queda: o SUV pequeno da Ford havia acumulado 810 casos em 2023, ou 15% a mais do que em 2024.  

Nissan Kicks – 625 unidades  

Foto: Lucca Mendonça

O modelo da marca japonesa teve um aumento substancial nos casos de furto em 2024: foram cerca de 475 carros subtraídos em 2024, ou quase 32% a menos que no ano seguinte. 

Honda HR-V – 543 unidades 

Foto: Lucca Mendonça

No caso do SUV da Honda, a diferença entre 2023 e 2024 foi pequena: no primeiro ano, o número de registros foi 3,4% menor (525 carros furtados). 

Hyundai Creta – 407 unidades  

Foto: Lucca Mendonça

O modelo da fabricante sul-coreana foi bem menos procurado pela bandidagem em 2024, e mostrou um recuo superior a 26,5% versus 2023, quando 555 Creta foram furtados.  

Hyundai Tucson – 383 unidades  

Foto: Hyundai/divulgação

Se comparado com 2023, quando 411 exemplares foram subtraídos, houve também uma ligeira queda no registro de casos do SUV médio Tucson: menos 6,8%.  

VW T-Cross – 337 unidades  

Foto: Lucca Mendonça

Outra redução: em 2023, haviam sido furtados 401 T-Cross na Região Metropolitana de São Paulo, ou quase 16% a mais que 2024.  

Renault Duster – 235 unidades  

Foto: Lucca Mendonça

Terceiro recuo consecutivo na lista: em 2023, 306 exemplares do SUV compacto da Renault foram levados dos seus donos. A redução de ocorrências em 2024 superou os 23%. 

Chevrolet Tracker – 213 unidades  

Foto: Lucca Mendonça

O décimo integrante da lista é o SUV compacto da Chevrolet, que também regrediu no número de casos: em 2023, 280 Tracker foram furtados, ou quase 24% a mais que o último ano, 2024. 

Compartilhar:
Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.