Jeep Renegade lidera lista de SUVs mais roubados em São Paulo: veja o top 10


A Ituran Brasil, uma das grandes do ramo de seguro veicular, divulgou o mais recente top 10 de SUVs mais roubados ou furtados na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), aquela que também inclui outros 38 municípios, incluindo Guarulhos, Osasco, ABCD Paulista e afins. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), coletados entre janeiro e dezembro de 2024. A comparação é feita com o mesmo período do ano anterior, 2023.

Os “queridinhos” SUVs, populares pelas ruas das capitais, também acabam virando alvo dos bandidos. Em especial, pela motorização (geralmente) potente e boa capacidade de atravessar obstáculos numa possível fuga, além do espaço interno que permite embarques e desembarques mais rápidos. A “camuflagem” nos grandes centros urbanos também pesa a favor, já que existem milhares de outros similares rodando por aí. Sem contar, claro, o mercado ilegal de autopeças, que, em sua maioria, é abastecido com componentes oriundos de carros roubados ou furtados.

Mais de 71% dos casos foram de furtos, apropriação indébita sem violência ou contato com a vítima, o que significa quase 6.000 casos, ou um aumento de 31,4% frente ao ano de 2023. Os roubos, por outro lado, apresentaram queda, o que levou o total de registros cair de cerca de 8,6 mil para 8,3 mil. A cidade da Região Metropolitana que lidera a lista é São Paulo, somando mais de 6.150 episódios, ou quase dez vezes mais que o segundo colocado, Santo André (645 registros). Bairros de São Paulo com maior número de ocorrências? Tatuapé (Zona Leste), Ipiranga (Zona Sul) e Vila Formosa (Zona Leste).

A Ituran Brasil ainda foi além com os dados da SSP-SP, divulgando que os dias com mais casos são terças, quartas e quintas-feiras, especialmente entre as 18h00 e 00h00. Ou seja, à noite. Veja a seguir a lista dos SUVs preferidos pela bandidagem:
Jeep Renegade – 1.213 unidades

Crescimento de mais de 22% frente a 2023. Ele, sozinho, foi responsável por cerca de 14,5% de todos os casos na Região Metropolitana de São Paulo.
Jeep Compass – 733 unidades

Aqui, uma redução: o SUV médio da Jeep foi quase 15% menos subtraído pelos bandidos em 2024 se comparado com 2023 (ano em que tiveram 860 registros).
Ford Ecosport – 688 unidades

Mais uma queda: o SUV pequeno da Ford havia acumulado 810 casos em 2023, ou 15% a mais do que em 2024.
Nissan Kicks – 625 unidades

O modelo da marca japonesa teve um aumento substancial nos casos de furto em 2024: foram cerca de 475 carros subtraídos em 2024, ou quase 32% a menos que no ano seguinte.
Honda HR-V – 543 unidades

No caso do SUV da Honda, a diferença entre 2023 e 2024 foi pequena: no primeiro ano, o número de registros foi 3,4% menor (525 carros furtados).
Hyundai Creta – 407 unidades

O modelo da fabricante sul-coreana foi bem menos procurado pela bandidagem em 2024, e mostrou um recuo superior a 26,5% versus 2023, quando 555 Creta foram furtados.
Hyundai Tucson – 383 unidades

Se comparado com 2023, quando 411 exemplares foram subtraídos, houve também uma ligeira queda no registro de casos do SUV médio Tucson: menos 6,8%.
VW T-Cross – 337 unidades

Outra redução: em 2023, haviam sido furtados 401 T-Cross na Região Metropolitana de São Paulo, ou quase 16% a mais que 2024.
Renault Duster – 235 unidades

Terceiro recuo consecutivo na lista: em 2023, 306 exemplares do SUV compacto da Renault foram levados dos seus donos. A redução de ocorrências em 2024 superou os 23%.
Chevrolet Tracker – 213 unidades

O décimo integrante da lista é o SUV compacto da Chevrolet, que também regrediu no número de casos: em 2023, 280 Tracker foram furtados, ou quase 24% a mais que o último ano, 2024.