Hyundai HR, o caminhãozinho, agora divide espaço das concessionárias com HB20 e Creta

O caminhãozinho HR agora é oficialmente um Hyundai. “Ué, mas ele já não era um produto da marca coreana?”: o projeto do veículo, a motorização e os logos da carroceria sim, mas sua produção em Anápolis (GO), distribuição, comercialização e pós-venda sempre foi de responsabilidade da CAOA. Para quem não lembra, o utilitário foi o primeiro produto a sair daquela fábrica, em 2007, e segue em linha até hoje após mais de 100 mil unidades. 

O que muda é que, a partir de agora, a Caoa só o produz, e a distribuição, vendas e pós-venda fica a encargo da Hyundai Motors do Brasil, a mesma de HB20 e Creta. Ou seja, pela primeira vez, a HMB terá um veículo comercial em seu portfólio. Outro que deverá passar pelo mesmo processo em breve é o caminhão HD80, sem contar os híbridos importados como o Kona (a importação também passa a ser de responsabilidade da Hyundai brasileira). Para efeito de comparação, a Caoa-Hyundai tinha cerca de 40 autorizadas antes da mudança nas parcerias, versus 240 da HMB, que comercializa HB20 e Creta.  

O caminhãozinho HR, vendido em versão única GL por R$180 mil (cabine + chassi para encarroçamento), continua o mesmo há mais de 15 anos, mas recebeu novidades sutis há pouco mais de um ano. Hoje traz como item de série a tração 4×4 com modo de reduzida, operada por uma alavanca ao lado da transmissão manual de seis marchas. O motor é o veterano 2.5 turbodiesel (que a Hyundai chama erroneamente de TGDI – “Turbo Gasoline Direct Injection”), com quatro cilindros e 16 válvulas, rendendo 130 cv de potência e 26 mkgf de torque. Segundo a marca, é possível chegar a 10,2 km/l de diesel, e sua capacidade de carga é de 1.800 kg.  

 

Foto: Hyundai/divulgação

Dentre seus equipamentos de série, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, volante regulável em altura, painel de instrumentos com tela multifuncional de 3,5”, além de luzes diurnas em LED, faróis de neblina e parachoque dianteiro na cor da carroceria. Por ser considerado VUC (veículo urbano de carga), e ter PBT inferior a 3.500 kg, a lei obriga que ele tenha também airbag duplo, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e controle eletrônico de tração (TC).  

Rivalizando principalmente com seu irmão-gêmeo Kia Bongo, o Hyundai HR também “briga” com outros utilitários de carroceria furgão, como Fiat Scudo ou Citroën Jumpy. A fabricante coreana fala em quatro anos de garantia sem limite de quilometragem, hoje considerada a maior dentre os concorrentes.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.