Hyundai HR, o caminhãozinho, agora divide espaço das concessionárias com HB20 e Creta


O caminhãozinho HR agora é oficialmente um Hyundai. “Ué, mas ele já não era um produto da marca coreana?”: o projeto do veículo, a motorização e os logos da carroceria sim, mas sua produção em Anápolis (GO), distribuição, comercialização e pós-venda sempre foi de responsabilidade da CAOA. Para quem não lembra, o utilitário foi o primeiro produto a sair daquela fábrica, em 2007, e segue em linha até hoje após mais de 100 mil unidades.
O que muda é que, a partir de agora, a Caoa só o produz, e a distribuição, vendas e pós-venda fica a encargo da Hyundai Motors do Brasil, a mesma de HB20 e Creta. Ou seja, pela primeira vez, a HMB terá um veículo comercial em seu portfólio. Outro que deverá passar pelo mesmo processo em breve é o caminhão HD80, sem contar os híbridos importados como o Kona (a importação também passa a ser de responsabilidade da Hyundai brasileira). Para efeito de comparação, a Caoa-Hyundai tinha cerca de 40 autorizadas antes da mudança nas parcerias, versus 240 da HMB, que comercializa HB20 e Creta.
O caminhãozinho HR, vendido em versão única GL por R$180 mil (cabine + chassi para encarroçamento), continua o mesmo há mais de 15 anos, mas recebeu novidades sutis há pouco mais de um ano. Hoje traz como item de série a tração 4×4 com modo de reduzida, operada por uma alavanca ao lado da transmissão manual de seis marchas. O motor é o veterano 2.5 turbodiesel (que a Hyundai chama erroneamente de TGDI – “Turbo Gasoline Direct Injection”), com quatro cilindros e 16 válvulas, rendendo 130 cv de potência e 26 mkgf de torque. Segundo a marca, é possível chegar a 10,2 km/l de diesel, e sua capacidade de carga é de 1.800 kg.

Dentre seus equipamentos de série, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, volante regulável em altura, painel de instrumentos com tela multifuncional de 3,5”, além de luzes diurnas em LED, faróis de neblina e parachoque dianteiro na cor da carroceria. Por ser considerado VUC (veículo urbano de carga), e ter PBT inferior a 3.500 kg, a lei obriga que ele tenha também airbag duplo, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e controle eletrônico de tração (TC).
Rivalizando principalmente com seu irmão-gêmeo Kia Bongo, o Hyundai HR também “briga” com outros utilitários de carroceria furgão, como Fiat Scudo ou Citroën Jumpy. A fabricante coreana fala em quatro anos de garantia sem limite de quilometragem, hoje considerada a maior dentre os concorrentes.