Golpes em anúncios de carros: paulistas perderam mais de R$530 milhões. Como prevenir?

Os números assustam, mas merecem atenção: em apenas um ano, 2023, os moradores do estado de São Paulo tiveram prejuízo de mais de meio bilhão de Reais em golpes de anúncios online de veículos. No mesmo período, mas falando do Brasil como um todo, outra cifra alarmante: R$2,7 bilhões “perdidos”. Quem traz esses números é a OLX, uma das maiores do ramo de comércio online, que ainda afirma que foram mais de 18.500 casos no estado em 2023, adiantando que São Paulo lidera com folga o ranking de golpes: 28% do total nacional, que somou sites, aplicativos e contas digitais entre janeiro e dezembro do ano passado.  

Os prejuízos com os tais golpes de anúncios de veículos online assustam (Foto: OLX/divulgação)

Os tais golpes são facilmente vistos em reportagens de televisão ou em denúncias internet afora: geralmente, ou trata-se de um veículo anunciado com fotos e dados falsos, onde o interessado adianta alguma quantia do valor pedido (ou até o valor cheio) e o vendedor “some”. Sem contar os casos de venda com transferência antes do pagamento ou a venda de veículos adulterados, por exemplo, golpes que não entram nessa métrica de fraudes em anúncios online. Quase sempre, as iscas são carros (71% dos casos), seguidos das motos (26%) e dos caminhões (3%), segundo pesquisa da OLX, que ainda revelou um dado curioso: 33% das fraudes envolveram carros da Chevrolet.  

Carros da Chevrolet são as iscas mais comuns, segundo levantamento da OLX (Foto: Chevrolet/divulgação)

Em um mundo que hoje é quase inteiramente digital (desde o acesso ao anúncio até a transferência do veículo, tudo pode ser feito pela internet), vale ficar de olho para não cair nesses, e em outros, golpes nos anúncios de carros por aí. Mas, como ficar esperto e não ficar no prejuízo? 

Anúncio e vendedor 

Qualidade do anúncio: conta muito na hora de evitar golpes (Foto: reprodução/Shutterstock)

Já evitando sites de compra e venda ou apps de pouca confiança, encontrou o carro que você queria, mas o anúncio está pobre de informações ou imagens? Já abra o olho. Desconfie bastante de anúncios com fotos genéricas (em showrooms de concessionárias ou até de divulgação das fabricantes) e dados pouco precisos sobre o carro (quilometragem, versão, preço, motorização…). Procure por fotos detalhadas em alta resolução, assim como uma descrição detalhada daquilo que está sendo anunciado. Se tiver vídeo no anúncio, melhor ainda.  

O perfil do vendedor também permite saber o quão confiável é aquele anúncio. Alguém que já tenha outras vendas no histórico, ou que não registre reclamações internet afora, já é bem mais crível do que aquele perfil de “primeira viagem” (sem foto, sem histórico, com poucas formas de contato). Ah, e ligue e converse com o vendedor, veja o quanto ele sabe daquele carro que está anunciando: qualquer dono de veículo sabe, pelo menos, alguns detalhes e informações sobre ele.  

Observe com atenção também o perfil do vendedor que consta no anúncio (Foto: reprodução/Shutterstock)

De preferência, também faça uma chamada de vídeo com o anunciante te mostrando o tal veículo que está sendo vendido, e assim você poderá até ver alguns detalhes cruciais antes da inspeção ao vivo. A pressa do vendedor para fechar negócio e receber o dinheiro também pode não ser um bom sinal, principalmente se você nem viu o carro ao vivo ainda. Não coloque a pressa acima de outras prioridades, e espere o mesmo do anunciante. 

Preço e histórico do carro 

Carro muito barato? Desonfie! F(Foto: reprodução/Freepik)

Como diz o ditado: “quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Fique esperto com veículos anunciados muito abaixo do preço de tabela, ou então com superpromoções imperdíveis. As “pechinchas” podem ser ótimos indicativos de golpes, ou até mesmo de que há algo errado com o veículo (problema mecânico, documentação enrolada e por aí vai).  

Procure saber sobre o carro, pergunte a placa, faça pesquisas (Foto: reprodução/internet)

Se possível, vá atrás do histórico daquele carro, moto ou caminhão: pergunte a placa ao vendedor, ou mesmo veja em alguma das fotos, e peça para um despachante buscar algumas informações sobre ele. No caso de um anúncio verdadeiro, tendo essas informações em mãos é possível saber até outros dados úteis sobre o tal veículo, como se existe algum bloqueio sobre ele. 

Pagamento 

Além de se atentar quanto ao pagamento, prepare um contrato de compra e venda para o vendedor assinar (Foto: reprodução/Freepik)

Ao menos que você tenha seguido os passos acima e tenha ido ver o veículo pessoalmente, com direito a test-drive e tudo mais, não mande dinheiro ao vendedor, independentemente da “história triste” que ele contar. Só pague o anunciante no momento do aperto de mãos e do negócio fechado, preferencialmente seguido do processo de transferência. Para formalizar ainda mais o negócio, prepare um documento oficializando o negócio e pegue a assinatura do vendedor, com os dados dele e do veículo. Por via das dúvidas, também guarde os dados bancários da conta para onde o dinheiro foi enviado.  

Desconfiou muito? Denuncie! 

Desconfiou do anúncio, do tratamento do vendedor ou do veículo anunciado? Tem como denunciar (Foto: reprodução/internet)

Praticamente todas as plataformas de compra e venda online tem suas abas de denúncia, quer seja do anúncio ou do vendedor. Se te pareceu bastante estranho ao olhar o anúncio, ou então você ficou desconfiado durante a negociação do veículo, pense bem em abrir uma denúncia. Além de ajudar a reduzir aqueles números assustadores lá do início, divulgados pela OLX, é uma forma de frear a ação dessas fraudes internet afora. Fique esperto… 

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.