Geely EX5: como será o SUV elétrico chinês vendido em parceria com a Renault?

A nova estratégia das grandes fabricantes automotivas é trazer ao mercado nacional produtos das suas parceiras chinesas, bastante modificados, ou não. A Stellantis deve iniciar as operações da Leapmotor em breve, a Chevrolet venderá o Baojun Yep Plus como Spark EUV, a VW deve criar a nova geração da Amarok com base na Maxus Terron, e a Renault dará passe livre para a chegada da Geely no mercado nacional. Renault e Geely são parceiras desde 2021, união que, inclusive, gerou a Horse Powertrain, fábrica de motores que conta com uma unidade no Paraná.  

Aqui no Brasil, começaram o “namoro” ainda em 2024, relação de parceria que foi oficializada em fevereiro de 2025. O primeiro produto da Geely a ser comercializado nessa nova fase, em conjunto com a Renault, é o SUV médio EX5, 100% elétrico. Ele deve começar a ser vendido por aqui em julho, conforme prometido pela joint-venture entre a marca chinesa e a francesa. Ou seja, exatamente 1 ano depois do início da sua produção na China. As vendas por lá começaram em agosto de 2024. 

A Geely, junto da Renault, planeja ter 105 concessionárias espalhadas pelo Brasil, mas deve começar com 23 pontos divididos em 19 grandes cidades nacionais. A Geely Auto utilizará toda a expertise da Renault, incluindo sistema comercial completo, infraestrutura de distribuição, rede de concessionários e serviços de pós-venda, além da logística de fornecimento, armazenamento e distribuição de peças.  

Foto: Geely/divulgação

Mas, quem é o tal de EX5? Na realidade, seu nome chinês é “Geely Galaxy E5”, mas também é vendido em alguns locais da Ásia como “Proton eMAS 7”. É o primeiro carro da Geely desenvolvido pensando fortemente no mercado de exportação, tanto que, no seu projeto original, já foram previstas versões com volante à direita e à esquerda. Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Nepal, Tailândia, Noruega e Alemanha são países que a Geely quer chegar (ou já chegou) com o EX5. Mundo afora também existe uma variante híbrida plug-in, que não deve vir para cá. 

Na realidade, o SUV médio foi pensado para ser, principalmente, elétrico. Tanto que utiliza a base modular GEA, similar a SEA, que está nos modelos da Zeekr e no Volvo EX30. Volvo e Zeekr, vale falar, são submarcas dentro do Grupo Geely. Um dos principais rivais do EX5 é o BYD Yuan Plus, ainda que seja maior, se aproximando das dimensões de um BYD Song Plus ou de um GWM Haval H6. São cerca de 4,61 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura, com bom entre-eixos de 2,75 m. No porta-malas vão 461 litros de bagagens.  

Foto: Geely/divulgação

O visual, apesar de um tanto genérico, aposta em linhas limpas, sem muitos vincos ou detalhes. A dianteira quer remeter à um tigre, enquanto a traseira é bastante horizontal, e conta com lanternas interligadas. Maçanetas embutidas, frente fechada, rodas aerodinâmicas e outras soluções pela carroceria ajudam no bom coeficiente de arrasto, de 0,27. Por dentro, a imprensa chinesa destacou o generoso espaço interno, especialmente no banco traseiro. Como de praxe, o painel de instrumentos é digital (10,2”), e a multimídia vai no centro do painel com suas 15,4”. O volante, de dois raios, tem as partes superior e inferior do aro achatadas. 

A motorização é única, mas as baterias mudam de acordo com a versão. O motor elétrico é dianteiro, acompanhando a tração: dele saem 218 cv de potência e 32,6 mkgf de torque, diretamente despejados nas rodas da frente. Apesar do peso beirar os 1.750 kg, o SUV é rápido: consegue cumprir a prova de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, atingindo os 180 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). No conjunto mecânico estão presentes suspensões independentes nas quatro rodas (McPherson na frente e multibraço atrás), e os freios são a disco nas quatro rodas.  

São duas configurações para as baterias de tração. A mais simples, de 49,5 kWh, não deve ser escolhida para o mercado nacional, afinal é muito limitada frente ao que oferece a concorrência. Por aqui, deve ser única opção a de 60,2 kWh de capacidade, ou praticamente o mesmo que equipa o rival BYD Yuan Plus (60,5 kWh).  

Foto: Geely/divulgação

No caso das baterias maiores, o Geely EX5 consegue alcance de 530 km pelo ciclo chinês CLTC, ou 430 km pelo WLTP europeu, aproveitando a regeneração de energia com quatro níveis selecionáveis. Ainda não há um número oficial do INMETRO. O carro suporta até 100 kW de potência de carregamento, e, nas melhores condições, pode recuperar 50% da carga em 20 minutos (de 30 a 80%, plugado em 100 kW).  

Foto: Geely/divulgação

A Renault-Geely, nessa empreitada de venda do EX5 no mercado brasileiro, aposta, além da vantagem de o SUV ser um modelo global, no nível elevado de segurança. O modelo gabaritou três testes de colisão mundo afora: conseguiu todas as cinco estrelas possíveis no ASEAN NCap (Ásia), no CNCap (China) e até no exigente Euro NCap (Europa). Como não poderia faltar, vários assistentes inteligentes de condução (ADAS) estão disponíveis. 

Ainda há oferta de teto-solar panorâmico, assistente de voz com mais de 200 comandos (“Hi Geely”), conjunto óptico full-LED com lanternas 3D, sistema de som assinado pela chinesa Flyme, câmeras 360º 3D, rodas de até 19” com pneus 235/50, controle eletrônico de descidas (HDC), bancos dianteiros com ajustes elétricos (memória de posição para o motorista), bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, iluminação ambiente em LED personalizável (até 256 cores), ar-condicionado automático digital dual zone com saídas traseiras, filtro de ar da cabine especial (N95), head-up display, retrovisor interno fotocrômico e mais.  

Ainda é cedo para dar certeza sobre os conteúdos de série ou outras especificações da configuração que será vendida no Brasil, mas a parceria entre Renault-Geely afirmou que dará mais informações sobre o EX5 para o mercado nacional em julho, quando deve ocorrer seu lançamento oficial por aqui.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.