Ford Transit Furgão: ferramenta de trabalho mais que produtiva

No âmbito da indústria automotiva nacional, existem fabricantes que foram esmerando suas tecnologias ao longo de décadas. Caso da Ford, que criou e desenvolveu um dos carros mais baratos do mundo no início do século 20, produziu aviões nos anos 20 e até na Fórmula 1 foi praticamente a única fabricante de motores durante alguns anos, fornecendo para todas as equipes o famoso V8 Cosworth.

Claro, essas experiências garantiram uma boa dose de know how para a marca do Oval Azul, projetado em seus modernos veículos, especialmente aqueles vendidos no mercado nacional: desde o esportivo nato Mustang, com boa dose de diversão e segurança ao volante; passando por picapes robustas como a Ranger ou Maverick; até veículos de transporte de carga como a recém-lançada Transit Furgão.

Ford: desde esportivo nato até furgão profissional, como a nova Transit Furgão (Foto: Ford/divulgação)

A Transit Furgão concilia um projeto interessante que foca em transportar o máximo de carga com o menor custo possível, seja para adquiri-lo, mantê-lo ou abastecê-lo, por exemplo.

Oferecida em duas carrocerias, média e longa, a Transit Furgão foca no menor custo possível (Foto: Ford/divulgação)

Começando pelas duas carrocerias, média e longa, que têm teto alto e muito espaço para cargas. A primeira, chamada de L2H3, disponibiliza 10,7 m³ úteis, ou mais de 1.220 kg, com fácil acesso por uma grande porta corrediça lateral ou duas portas traseiras, permitindo agilidade e segurança para carregar ou descarregar a Transit Furgão. Já na carroceria longa, L3H3, o proprietário tem ainda mais espaço graças aos 12,4 m³, isso ainda mantendo bons 1.180 kg de capacidade.

Vale lembrar que nas duas Transit Furgão, média e longa, o teto elevado facilita a vida daqueles que transportam objetos maiores ou precisam de modularidade durante o trabalho. Nos compartimentos dos dois modelos estão disponíveis vários ganchos de fixação ou amarração de carga, além de iluminação embutida.

Nas duas carrocerias, o teto longo é item padrão (Foto: Ford/divulgação)

Você poderia até pensar que, com carga máxima, o utilitário da Ford pudesse se transformar em um veículo lento nas acelerações ou retomadas, além de exigir muito do motorista nas intermináveis trocas de marchas. Mas é um engano, já que o motor EcoBlue turbodiesel de 2.0 litros e quatro cilindros, o mesmo da Transit Minibus, dá muito bem conta do recado e ainda oferece bastante tecnologia construtiva.

Moderno, o 2.0 EcoBlue turbodiesel garante força para o utilitário da Ford (Foto: Ford/divulgação)

Sua superalimentação, por um turbocompressor de geometria variável, garante alta eficiência volumétrica, enquanto a injeção direta de combustível permite melhor aproveitamento da queima do diesel, ajudando e muito no consumo. São 170 cv de potência e torque que beira os 40 mkgf, associados à tração traseira e ao câmbio de seis marchas bem escalonado, que permitem boa dose de agilidade e desempenho para a Transit Furgão mesmo nos trabalhos mais pesados.

Além disso, essa configuração mecânica de um motor forte junto do câmbio de seis marchas faz com que o modelo da Ford garanta ótimas velocidades médias no uso rodoviário. Para quem precisa de um utilitário para não perder tempo nas entregas, a Transit Furgão é uma ótima pedida.

Para quem precisa de um furgão ágil, a novidade da marca do Oval Azul é uma ótima pedida (Foto: Ford/divulgação)

Tecnologias não só mecânicas

Ainda que seja mecanicamente moderna, a Transit Furgão também se garante com outras tecnologias muito úteis para o uso profissional. Além de Start&Stop, que desliga o motor em paradas rápidas para poupar combustível, outro item que se destaca é o recarregamento inteligente da bateria através de regeneração de frenagens. É um sistema que auxilia bastante, por exemplo, no transporte de cargas refrigeradas, que exigem ar-condicionado ligado em tempo integral, demandando maior carga do sistema elétrico do veículo.

Além da motorização moderna, outras tecnologias ajudam quem está a bordo da Transit Furgão (Foto: Ford/divulgação)

E não para por aí, afinal o utilitário da Ford conta ainda com outros itens inteligentes e bastante úteis, como o seletor de modos de condução, sensor de estacionamento traseiro ou o volante multifuncional que evita maiores distrações do motorista com comandos do carro durante a condução. Na segurança, além do mérito da nota máxima pelo EuroNCAP, ele oferece sistemas de controle anticapotamento, controle de carga inteligente e assistente de ventos laterais.

Outro ponto de destaque é na segurança: além da nota máxima pelo EuroNCAP, diversos sistemas eletrônicos estão presentes (Foto: Ford/divulgação)

Outro destaque vai para o FordPass, aplicativo que possibilita comandos e diagnósticos diretamente do smartphone do proprietário, ou serviço concierge. Em caso de ocorrências mecânicas ou funcionais diagnosticadas pelo sistema durante a condução da Transit Furgão, o sistema fornece canal direto com uma central de atendimento especializada ou até mesmo com o chefe de oficina da concessionária Ford mais próxima (o que vale para o país inteiro), em prol de resolver o contratempo o quanto antes.

Conexões diretas com a central de atendimento da marca ou chefe de oficina da concessionária mais próxima são feitas através do FordPass (Foto: Ford/divulgação)

Depois de saber de tudo isso, fica claro que a Transit Furgão, o mais recente utilitário da Ford, é uma ótima pedida para empreendedores, profissionais autônomos, empresários e empresas que precisam de um transporte ágil, robusto, econômico e eficiente.

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Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.