Ford Racing: um novo capítulo de uma história de muito sucesso nas competições

No início de setembro, a Ford anunciou oficialmente que a sua divisão de carros de alto desempenho e competição, Ford Performance, passou a se chamar Ford Racing. Bill Ford, um dos herdeiros do fundador Henry, garantiu que a mudança marca o início de uma nova fase no programa de competições da marca. O objetivo é nobre: unir os projetos de veículos de competição lado a lado com carros de rua, para que haja o máximo de compartilhamento de tecnologias e expertise entre eles.

Basicamente, tudo aquilo que for desenvolvido e aprendido nas competições, e nas pistas, pode parar na concepção de novos carros vendidos ao grande público. O próprio Bill citou dois exemplos práticos: veículos de competição Ford que enfrentam com bravura o off-road da Baja 1000 podem servir de modelo para a criação da próxima geração da F-150 Raptor, enquanto o poder aerodinâmico aplicado em carros de corrida Ford para Le Mans ou Daytona tende a ser explorado num futuro Mustang.
Ford Racing remonta a um passado de 1901

A trajetória da Ford nas competições é de sucesso há mais de 100 anos. Henry Ford, em 1901, alavancou o sucesso de sua marca vencendo competições importantes da época com o Sweepstakes, carro de corrida projetado por ele no início daquele século. Credibilidade e confiabilidade, claro, acabaram sendo ampliados aos carros de rua da Ford, ajudando também no sucesso do Modelo A.
Para 2026, a Ford Racing já entra como protagonista na maior categoria do automobilismo mundial: a Fórmula 1. Seu powetrain híbrido equipará os carros da Red Bull Racing, equipe que já foi campeã por seis vezes no mundial de construtores da F1.

Motor Ford-Cosworth foi marco na F1
Nessa categoria de tamanho respeito no automobilismo, a Ford tem outra carreira de enorme sucesso. Seu motor Ford-Cosworth, apresentado em 1967, manteve a marca no auge do fornecimento de powertrains para a Fórmula 1 até meados dos anos 80. Por quase 20 anos, os motores V8 de competição da Ford equiparam os carros de praticamente todas as equipes mundiais de F1.

Não para por aí: em 2027, a Ford Racing ampliará sua participação no World Endurance Championship, a famosa WEC, que consiste em provas mundiais de automobilismo de resistência, velocidade e longa duração. A Ford atuou nos últimos anos na categoria LMGT3 em parceria com o Proton Competition. Agora, a empresa anunciou seu programa de competição na categoria de topo, de Hipercarros, gerenciado pela Ford Racing.

Além do apoio da estrutura global da marca com os centros avançados em Dearborn (Michigan) e Charlotte (Carolina do Norte), nos Estados Unidos, a nova equipe contará com o suporte da Oreca (fornecedora de chassis) e da consultoria de engenharia e automobilismo Venture Engineering na parte técnica e operacional. Um time que já nasce vitorioso!
Vale lembrar que a Ford já possui uma história de sucesso nas provas de resistência, vencendo quatro títulos consecutivos em Le Mans em 1966, 1967, 1968 e 1969 com o Ford GT40.

Além dos planos certeiros e consolidados para o futuro, a Ford Racing já conta com um presente elogiável, com direito a recordes mundiais em circuitos de renome. Bons exemplos são as recentes marcas da Transit SuperVan e F-150 Lightning SuperTruck, ambos totalmente elétricos e vitoriosos em tempos de volta no circuito de Nürburgring, o famoso “Inferno Verde”.

No primeiro caso, temos um veículo baseado na consagrada van Transit, no formato de protótipo de corrida, com números de performance impressionantes. Dispondo de um powertrain totalmente elétrico e chassi próprio desenvolvido para alta performance. No circuito de Nürburgring, completou uma volta de 21 km e 73 curvas em apenas 6 minutos, 48 segundos e 393 milésimos, tempo espetacular que garantiu à Transit SuperVan o tempo de volta mais rápido na categoria de protótipos e veículos de pré-produção no lendário circuito alemão.

Logo em seguida, menos de um mês depois, em setembro último, um novo recorde da Ford Racing: a F-150 Lightning SuperTruck, com conceito similar ao da Transit, porém baseado na moderna caminhonete homônima, conseguiu ir além em Nürburgring. Preparada para as pistas, a picape completou a volta no “Inferno Verde” em apenas 6 minutos, 43 segundos e 482 milésimos, superando o recorde anterior da Ford SuperVan. A F-150 Lightning SuperTruck tornou-se então dona do título de picape mais rápida do circuito, e é o quinto protótipo com melhor tempo de volta na história de Nürburgring. Vitória dupla!

A Ford Racing abre um novo capítulo da Ford fazendo com que os conceitos positivos desenvolvidos nas pistas e nas competições possam ser compartilhados diretamente no carro que você, consumidor, encontrará nas concessionárias da marca no futuro. Nada melhor do que democratizar tecnologias e expertise entre as pistas e as ruas, não? Quem ganha somos nós, aqui nesse “lado do balcão”: eficiência, durabilidade, segurança, modernidade e outros avanços que as competições proporcionam.








