Ford Mustang com câmbio manual vem aí, mas só para 200 felizardos


O Mustang de sexta geração nunca teve opção com pedal de embreagem no mercado brasileiro, pelo menos não vendida oficialmente pela Ford. Mas, na sétima geração, esse fato vai mudar em breve: a marca do Oval Azul já oficializou que trará seu esportivo V8 com câmbio manual de seis marchas para cá. Apesar de não adiantar muita coisa, a Ford afirmou que a novidade chegará ainda em fase de comemoração dos 60 anos de história do Mustang, e que será uma homenagem a “esse tipo de transmissão raiz que empolga os fãs de direção”.
O que também ficou claro é que o Mustang manual que teremos no Brasil será também da versão GT Performance, hoje oferecida com o câmbio automático de dez marchas por R$529 mil. Isso também pode indicar uma lista de equipamentos similar entre os dois carros, o que inclui, dentre outros, suspensões adaptativas, amortecedores com carga variável, freios Brembo, alavanca especial do freio de mão (feita para drift), e por aí vai.
Na realidade, a nova versão do esportivo será mais uma edição limitada “exclusiva e colecionável”, como disse a própria marca. Serão 200 unidades, cada uma com uma plaqueta especial fixada no console central, perto da alavanca de câmbio, com o número do carro em questão e a inscrição “Limited Edition”. A Ford ainda disse que o Mustang manual será disputado por fãs de direção esportiva e colecionadores brasileiros.
Quem certamente estará no pacote é o poderoso V8 Coyote, com 5.0 litros, 488 cv de potência e 57,5 mkgf de torque, coração(zão) do Mustang desde sua geração anterior. Ele trabalhará com a caixa manual de seis marchas MT-82 de quarta geração (D4), fornecida pela alemã Getrag. Nos EUA, onde já é vendido desde 2022, o Mustang GT Performance manual tem 0 a 100 km/h declarado em 4,3 segundos, tempo similar ao do GT Performance automático já vendido no Brasil.
Por enquanto, a Ford não deu mais muitos detalhes do seu esportivo com câmbio manual: preço, paleta de cores, lista de equipamentos e outros detalhes seguem em segredo. A data exata da estreia? Também mistério…mas tomara que não demore!