Ford doa primeiro Mustang de sétima geração do Brasil para filantropia

O Mustang é um ícone normalmente associado a beleza, potência, velocidade. Agora, está despertando também outro tipo de sentimento: a solidariedade. A Ford doou o primeiro Mustang de sétima geração a desembarcar no Brasil para a ONG Gerando Falcões, que trabalha combatendo a pobreza e as desigualdades nas favelas espalhadas pelo país.  

O primeiro Mustang de sétima geração foi personalizado e doado para uma ONG (Foto: Ford/divulgação)

O carro doado, que está sendo leiloado, tem particularidades únicas se comparado aos demais Mustang vendidos aqui no mercado nacional, a exemplo da cor prata metálica (Prata Orvalho) da sua carroceria, tom que nunca foi oferecido ao grande público. A unidade, da versão mais refinada GT Performance, chegou com exclusividade em solo nacional ainda em 2023, como o primeiro de sétima geração a aportar por aqui. Mas não parou por aí… 

Ele foi o único Mustang prata a desembarcar no Brasil (Foto: Ford/divulgação)

Como se já não bastasse a cor única e exclusiva, o Mustang da filantropia passou por uma bela personalização, feita inteiramente pelo artista plástico Alan Mosca, filho do não menos famoso Sid Mosca (que pintou carros importantes da Fórmula 1 e capacetes de pilotos campeões como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna).  

Após uma exposição especial no evento de comemoração dos 60 anos do Mustang no mundo, o carro prata abriu o desfile da grande festa de comemoração de aniversário do esportivo da Ford, que ocorreu no Autódromo de Interlagos com mais de 400 Mustang históricos, de diferentes gerações e configurações. Após o evento, a unidade especial foi enviada para os estúdios de Mosca.  

Um único Mustang de sétima geração na cor prata foi trazido ao Brasil, e é o carro que foi personalizado por Alan Mosca (Foto: Lucca Mendonça)

Partindo da carroceria prata original, Alan o personalizou com faixas cinzas e vermelhas, alusivas as corridas realizadas em Daytona, onde a Ford sempre mostrou superioridade sobre seus concorrentes na pista de alta velocidade. Nas laterais, além do tradicional cavalo Mustang estilizado como nas comemorações de 60 Anos, a numeração “60” remete as competições e ao aniversário do muscle-car V8 da Ford. A unidade ainda recebeu um interior único, com bancos de forração especial, gravada com a insígnia de comemoração as seis décadas, e pintura vermelha no aerofólio traseiro. Na peça aerodinâmica, aliás, vai a assinatura do artista plástico e a inscrição “001/001”, lembrando que o carro é único, sem igual no mundo.  

Até o interior foi personalizado com forrações comemorativas de aniverário do Mustang (Foto: Ford/divulgação)

O potente e moderno V8 Coyote que dá vida a esse Mustang único e personalizado continuou inalterado com seus quase 500 cv de potência e brutais 57,5 mkgf de força, administrada pela rápida transmissão automática de dez marchas. São quase 100 cv por litro em um propulsor inteiro em alumínio, com todos os comandos variáveis, injeção de combustível dupla (direta e indireta, trabalhando de acordo com a ocasião) e um ronco inigualável. Um conjunto poderoso, tradicional e robusto, que permite ao esportivo da Ford uma aceleração de 0 a 100 km/h em baixíssimos 4,3 segundos, sem contar as retomadas de velocidade dignas dos mais modernos superesportivos.  

Sob o capô, inclusive dessa unidade especial, está o V-8 Coyote com seus quase 500 cv (Foto: Ford/divulgação)

As suspensões adaptativas e independentes nas quatro rodas, juntamente com os competentes freios a disco ventilado fornecidos pela italiana Brembo, garantem ao Mustang a melhor performance, comportamento e dinâmica, seja em acelerações, curvas ou frenagens. As rodas aro 19 são calçadas com pneus mais largos na traseira (275/40, versus 255/40 da dianteira), justamente para melhor aderência nas arrancadas e aumento o contato com o solo nas rodas de tração.  

E, fora isso, essa nova geração do esportivo da Ford ainda conta com o pioneirismo do freio de mão eletromecânico comandado por alavanca, o que permite manobras de “drift” sem perder a modernidade do comando eletrônico.  

E a Ford doou o carro para um propósito beneficente muito maior. A ONG Gerando Falcões já pode ser considerada um ecossistema de desenvolvimento social, afinal apoia outras ONGs menores e líderes sociais em favelas brasileiras. A missão é sempre superar a pobreza através de projetos transformadores, gerando resultados com efeitos de longo prazo. Contam com uma frente educacional, a Falcons University, que ajuda a desenvolver e preparar líderes sociais; um programa para melhorar a qualidade de vida nas comunidades (Favela 3D); uma iniciativa para gerar mais renda e empoderamento para mulheres das favelas (ASMARAS); dentre outros.  

Na foto, da esquerda para a direita, Alan Mosca, Edu Lyra, presidente da Gerando Falcões, e Martin Galdeano, executivo-chefe da Ford South America (Foto: Ford/divulgação)

Eles receberão o Mustang prata personalizado após uma turnê realizada em diferentes concessionárias Ford por São Paulo capital, e o carro especial será presença confirmada no Favela Gala São Paulo 2024, evento realizado pela Gerando Falcões, programado para dia 28 de outubro. O passo seguinte é a entrega para o dono do maior lance no leilão, o ganhador do Mustang, que receberá dois ingressos para comparecer ao Favela Gala.  

O Mustang prata único pode receber lances até 14 de outubro e depois irá para um evento da ONG, antes de ser entregue ao novo, e sortudo, proprietário (Foto: Ford/divulgação)

O leilão já está acontecendo desde o dia 6 de setembro, e segue aceitando lances até dia 14 de outubro. Para participar, primeiro é necessário adquirir um ingresso no valor de R$200 (compre aqui), e, aí sim, passa a ser possível dar lances na arrematação (feita por aqui). Todo os valores envolvidos no processo, seja para compra dos ingressos ou no maior lance do leilão, serão direcionados para as ações da ONG, que muda a vida de milhares de brasileiros. Quem levar o carro pode ter a certeza de ser o único proprietário de um Mustang pra lá de especial, uma verdadeira obra de arte assinada por seu artista. Um exemplo a ser seguido! 

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Jornalista na área automobilística há 50 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 69 anos, é casado e tem três filhos homens, de 22, 33 e 36 anos.