Fiat Pulse Abarth esportivo chega em outubro com motor 1.3 turbo

A Abarth estará de volta ao Brasil em breve. Divisão esportiva da Stellantis, a grife italiana já marcou presença no mercado nacional entre 2002 e 2009 com o hatch médio Fiat Stilo Abarth 2.4 20V, e depois retornou com o pequeno Fiat 500 Abarth 1.4 turbo entre 2014 e 2015. Agora, o foco principal é no crossover nacional Fiat Pulse, que deverá ganhar sua versão esportiva no último trimestre de 2022. A expectativa é que o modelo inédito, que foi mostrado ontem no reality BBB22, já esteja entre nós a partir de outubro.

Falando um pouquinho de história, a marca Abarth estreou na Itália em 1949 e foi fundada por Carlo Abarth, piloto apaixonado por performance e velocidade. De início, os seus modelos eram exclusivamente feitos para as pistas de corrida, onde brilharam desde o início, mas depois ganharam também as ruas.

Carlo Abarth, piloto e fundador da Abarth em 1949 (Foto: Stellantis/divulgação)

A primeira parceria com a Fiat veio em 1951 com o Abarth 1500 Biposto, mas foi só na década de 70 que as marcas se fundiram. Desde então, a divisão esportiva tem forte presença mundo afora, seja nas equipes de competição do automobilismo ou em modelos apimentados.

A parceria com a Fiat veio só em 1951 (Foto: Stellantis/divulgação)

Agora que voltará ao Brasil, a marca promete uma receita inédita no segmento dos crossovers: Um Fiat Pulse com motor 1.3 turbo (mesmo da Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander), suspensões preparadas exclusivamente para o desempenho, freios redimensionados, direção recalibrada, câmbio preparado e, claro, visual bem agressivo.

Desenvolvendo 180/185 cv de potência com 27,5 mkgf de torque (gasolina/etanol) e acoplado ao câmbio automático Aisin de 6 marchas, esse motor 1.3 turbo é repleto de tecnologias e de concepção bastante moderna, o que fará do Pulse Abarth um páreo duro para o VW Polo GTS, único compacto esportivo nacional (o Renault Sandero R.S. saiu de linha no final do ano).

Com motor 1.3 turbo e preparação exclusiva: páreo duro para VW Polo GTS (Foto: Fiat/divulgação)

Mesmo sem os números oficiais de aceleração e velocidade máxima, o futuro crossover esportivo da Fiat deverá ir de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e passará dos 200 km/h de velocidade máxima. Por enquanto, o único modelo Abarth confirmado para o Brasil é o Pulse, mas a Stellantis planeja outros esportivos com a grife italiana para o futuro.

Concessionárias e equipes exclusivas

Agora tratando a Abarth como uma marca e não como uma “linha de produtos esportivos” como fez anteriormente, a Stellantis promete uma rede de concessionárias Fiat que trabalharão exclusivamente com produtos Abarth, bem como uma equipe de pós-venda e oficina com treinamento específico para lidar com modelos esportivos.

Pulse Abarth terá rede autorizada exclusiva (Foto: Fiat/divulgação)

“Nosso planejamento visa a implementação da marca Abarth, e não apenas o lançamento de um novo produto. A Abarth é esportiva na sua essência, é excitante, provocante. É essa combinação que vai gerar valor tanto para a Abarth quanto para a própria Fiat”, disse Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior da Fiat para América do Sul.

Pulse Abarth será prêmio do BBB22

Como uma das principais patrocinadoras do reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo, a Fiat usa o programa como um eficiente meio de mostrar suas novidades. Assim como fez com o Pulse “original” no BBB21, que foi mostrado pela primeira vez no início do ano passado e serviu como prêmio ao vencedor do programa, o Pulse Abarth servirá também como premiação ao ganhador do reality na edição 2022.

Pulse Abarth será prêmio do vencedor do BBB22 (Foto: reprodução/TV Globo)

Lembrando que, nas edições anteriores, os participantes vitoriosos do programa da Globo também levaram pra casa modelos Fiat: Toro Ultra em 2020, Toro Ranch e Argo HGT em 2019, Cronos em 2018 e por aí vai.

Compartilhar:
Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos sobre carros. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos. Os carros estão até nos seus hobbies: Possui um acervo com centenas de manuais do proprietário de veículos diversos, além de colecionar revistas, folders, catálogos e por aí vai.