Fiat Pulse Abarth esportivo chega em outubro com motor 1.3 turbo

A Abarth estará de volta ao Brasil em breve. Divisão esportiva da Stellantis, a grife italiana já marcou presença no mercado nacional entre 2002 e 2009 com o hatch médio Fiat Stilo Abarth 2.4 20V, e depois retornou com o pequeno Fiat 500 Abarth 1.4 turbo entre 2014 e 2015. Agora, o foco principal é no crossover nacional Fiat Pulse, que deverá ganhar sua versão esportiva no último trimestre de 2022. A expectativa é que o modelo inédito, que foi mostrado ontem no reality BBB22, já esteja entre nós a partir de outubro.

Falando um pouquinho de história, a marca Abarth estreou na Itália em 1949 e foi fundada por Carlo Abarth, piloto apaixonado por performance e velocidade. De início, os seus modelos eram exclusivamente feitos para as pistas de corrida, onde brilharam desde o início, mas depois ganharam também as ruas.

Carlo Abarth, piloto e fundador da Abarth em 1949 (Foto: Stellantis/divulgação)

A primeira parceria com a Fiat veio em 1951 com o Abarth 1500 Biposto, mas foi só na década de 70 que as marcas se fundiram. Desde então, a divisão esportiva tem forte presença mundo afora, seja nas equipes de competição do automobilismo ou em modelos apimentados.

A parceria com a Fiat veio só em 1951 (Foto: Stellantis/divulgação)

Agora que voltará ao Brasil, a marca promete uma receita inédita no segmento dos crossovers: Um Fiat Pulse com motor 1.3 turbo (mesmo da Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander), suspensões preparadas exclusivamente para o desempenho, freios redimensionados, direção recalibrada, câmbio preparado e, claro, visual bem agressivo.

Desenvolvendo 180/185 cv de potência com 27,5 mkgf de torque (gasolina/etanol) e acoplado ao câmbio automático Aisin de 6 marchas, esse motor 1.3 turbo é repleto de tecnologias e de concepção bastante moderna, o que fará do Pulse Abarth um páreo duro para o VW Polo GTS, único compacto esportivo nacional (o Renault Sandero R.S. saiu de linha no final do ano).

Com motor 1.3 turbo e preparação exclusiva: páreo duro para VW Polo GTS (Foto: Fiat/divulgação)

Mesmo sem os números oficiais de aceleração e velocidade máxima, o futuro crossover esportivo da Fiat deverá ir de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e passará dos 200 km/h de velocidade máxima. Por enquanto, o único modelo Abarth confirmado para o Brasil é o Pulse, mas a Stellantis planeja outros esportivos com a grife italiana para o futuro.

Concessionárias e equipes exclusivas

Agora tratando a Abarth como uma marca e não como uma “linha de produtos esportivos” como fez anteriormente, a Stellantis promete uma rede de concessionárias Fiat que trabalharão exclusivamente com produtos Abarth, bem como uma equipe de pós-venda e oficina com treinamento específico para lidar com modelos esportivos.

Pulse Abarth terá rede autorizada exclusiva (Foto: Fiat/divulgação)

“Nosso planejamento visa a implementação da marca Abarth, e não apenas o lançamento de um novo produto. A Abarth é esportiva na sua essência, é excitante, provocante. É essa combinação que vai gerar valor tanto para a Abarth quanto para a própria Fiat”, disse Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior da Fiat para América do Sul.

Pulse Abarth será prêmio do BBB22

Como uma das principais patrocinadoras do reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo, a Fiat usa o programa como um eficiente meio de mostrar suas novidades. Assim como fez com o Pulse “original” no BBB21, que foi mostrado pela primeira vez no início do ano passado e serviu como prêmio ao vencedor do programa, o Pulse Abarth servirá também como premiação ao ganhador do reality na edição 2022.

Pulse Abarth será prêmio do vencedor do BBB22 (Foto: reprodução/TV Globo)

Lembrando que, nas edições anteriores, os participantes vitoriosos do programa da Globo também levaram pra casa modelos Fiat: Toro Ultra em 2020, Toro Ranch e Argo HGT em 2019, Cronos em 2018 e por aí vai.

Compartilhar:
Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.