Fiat 125 anos: quais os carros mais vendidos da marca no Brasil?

A Fiat comemorou seu centésimo vigésimo quinto ano de história agora em julho. A fabricante, que tem no nome uma sigla para “Fabbrica Italiana Automobili Torino” (“Fábrica Italiana de Automóveis Turim”) foi inaugurada no dia 11 de julho de 1899 em Turim, começou se espalhando pela Europa, e em 1919 estava no nosso país vizinho Argentina. A terra dos “hermanos” foi o primeiro passo na internacionalização da marca, tanto é que, já em 1960, ergueram uma fábrica por lá. Dali em diante, a “viagem” até o Brasil foi questão de tempo (16 anos, para ser exato). 

Fiat 4HP de 1899: o primeiro carro da marca italiana (Foto: Fiat/divulgação)

Nossa fábrica mineira de Betim foi a responsável pela produção de mais de 17,5 milhões de veículos Fiat desde sua inauguração, em julho de 1976, e de lá também saíram modelos pioneiros na indústria automotiva brasileira: 147 Pick-Up 1978, nossa primeira picape derivada de um carro de passeio; Prêmio 1985, nosso primeiro veículo com computador de bordo; Uno Mille 1990, nosso primeiro carro popular da “nova era”; Uno Turbo 1994, nosso primeiro carro superalimentado de fábrica; Tipo MPI 1996, primeiro veículo nacional com airbag; e por aí vai.  

Mas, no time dos mais vendidos da história da Fiat brasileira, quem são os escalados? Para elaborar essa lista, contamos com números oficiais de produção, e com dados do DENATRAN. Vejamos: 

1 – Uno (mais de 4,1 milhões) 

Não poderia ser outro: o Uninho, de tanto sucesso, virou quase sinônimo de Fiat aqui no Brasil. Fabricado na mesma geração de 1984 até 2013, e depois numa segunda geração de 2010 até 2021, o Fiat Uno teve, mais precisamente, 4.379.356 de unidades fabricadas na planta de Betim. Isso contando as duas gerações e as inúmeras reestilizações de ambas as carrocerias. Como curiosidade, 4,07 milhões deles ainda estão em circulação, e a versão mais emplacada é a Mille Fire Flex.  

2 Palio (mais de 3,3 milhões) 

Outro hatch “famosinho” da marca por aqui é o Palio, projeto que, inicialmente, estava previsto para substituir o Uno lá em 1996. Sem que isso acontecesse, já que os dois conviveram pacificamente durante todas as suas vidas, o Palio foi outro carro de duas gerações distintas, mas muitas remodelações e mudanças de visual. Oficialmente, a Fiat fala em mais de 3,2 milhões de unidades produzidas em Betim, mas, segundo o DENATRAN, até maio de 2024 existiam exatos 3.344.920 Palio emplacados em solo nacional, o que inclui aqueles fabricados na Argentina e afins. Assim como o Uno, sua versão mais comum é a Fire Flex.  

3 – Strada (mais de 2,2 milhões) 

Picapinha que vem sendo o carro mais vendido do mercado brasileiro por três anos consecutivos, a Fiat Strada é uma receita de sucesso desde quando chegou em 1998. Derivada do Palio até 2020 e hoje dona de uma plataforma própria, ela sempre apostou na robustez, e até atende ao trabalho e ao lazer nas versões de quatro portas. Em duas gerações, vendeu mais de 2,2 milhões de unidades em solo nacional, todas feitas em MG. Atualmente, são cerca de 2 milhões de carros na ativa, número que sobe mês a mês, já que sua produção segue a todo vapor. A configuração mais popular? De longe, a Working.  

4 – Siena (mais de 1,4 milhão) 

Mais um integrante da grande família Palio: desta vez o Siena, sedan que ficou em linha de 1997 até o final de 2021, tendo também duas gerações (uma delas, o Grand Siena). Com produção total superior a 1,5 milhão de unidades, somando Brasil e Argentina, Siena e Grand Siena, o sedan da Fiat hoje conta com mais de 1,33 milhão de exemplares ainda em circulação. Dentre tantas versões e reestilizações visuais, a versão que mais se destacou nas vendas é a Fire Flex, assim como nos outros carros da família Palio.  

5 – Fiorino (mais de 1,2 milhão) 

O Fiorino é o veículo mais “antigo” em produção no Brasil: desde 1980! Líder de vendas de seu segmento em quase todos esses 44 anos, o modelo está na sua segunda geração e tem até um irmão-gêmeo da Peugeot (Partner Rapid). Estimativas apontam para mais de 1,2 milhão de unidades vendidas nessas mais de quatro décadas, mas a produção total pode ter ido além de 1,5 milhão se somadas as exportações. Como muitos exemplares sucumbiram por conta do uso no trabalho pesado, hoje não são mais que 590 mil Fiorino “na ativa” pelo país, segundo o DENATRAN. Esse número soma as carrocerias furgão e picape, e a configuração mais comum é a I.E. 

6 – 147 (mais de 530 mil) 

Primeiro carro da Fiat fabricado e vendido no mercado brasileiro, o 147 marcou sua geração, tanto que ficou em produção por mais dez anos e gerou sua própria família (sedan Oggi, perua Panorama, picape Pick-Up e furgão Fiorino). Feito sempre na fábrica mineira de Betim, o pequeno hatch somou nada menos que 710 mil carros produzidos, sendo que uma parte foi exportada. Dados oficiais dizem que, desse total, 536 mil exemplares foram vendidos no mercado nacional de 1976 até 1986, e hoje não restam muito mais que 305 mil deles. Pelo DENATRAN, a maioria das unidades sobreviventes está registrada apenas como “147”, mas a versão “L” não fica muito atrás. 

7 – Palio Weekend (mais de 530 mil) 

A perua do Palio não fica muito distante do 147 nesse ranking, ainda que tenha surgido bem depois: 1997, durando até 2020. A station nunca trocou de geração nesses 23 anos, apenas sofreu uma série de remodelações, reestilizações e mudanças mecânicas. Ah, e trocou de nome: passou de “Palio Weekend” para “Weekend” em 2014. Por aqui, a Fiat declara 530 mil unidades fabricadas, mas, segundo o DENATRAN, ainda são mais de 536 mil carros registrados, incluindo as modificações e adaptações para os mais diversos usos (polícia, ambulância e afins). Quem figura no topo da lista de versões mais comuns é a Adventure Flex (117 mil carros). 

8 – Argo (mais de 490 mil) 

O Argo, lançado em 2017, é um daqueles hatches de sucesso, que veio para suceder, numa tacada só, Palio, Punto e Bravo. Deu tão certo que hoje, sete anos depois, ele ainda segue em produção e brilha sempre no top 10 de carros mais vendidos do país. Sua produção, claro que mineira, já beira a casa das 550 mil unidades, enquanto o número de vendas no mercado nacional já supera os 490 mil carros. O restante foi exportado para países vizinhos. Disparada, a configuração mais comum do hatch é a Drive com motor 1.0 (quase 235 mil exemplares), uma das versões de entrada que faz sucesso nos transportes por aplicativo.

E mais…

Esse ranking se encerra por aqui, mas os sucessos da Fiat vão além: o subcompacto Mobi também já está perto de bater as 500 mil unidades vendidas desde 2016, a picape monobloco Toro beira os 480 mil exemplares comercializados no mercado nacional desde 2016, o hatch compacto premium Punto passou das 280 mil vendas entre 2007 e 2017, o sedan compacto Cronos já foi além das 200 mil desde 2018, o hatch médio Tipo emplacou mais de 180 mil carros entre 1993 e 1997, o monovolume Doblò superou a marca das 160 mil unidades entre 2001 e 2021, a van Ducato já passa dos 130 mil exemplares vendidos desde 1998 e por aí vai.  

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.