Festival Interlagos: as maiores novidades do “mini Salão do Automóvel”
Terminou ontem, dia 11 de agosto, o Festival Interlagos Auto 2024, uma espécie de evento similar ao tradicional “Salão do Automóvel de São Paulo”, que tinha edições regulares até antes da pandemia. Porém, claro, o Festival Interlagos é proporcionalmente menor (realizado no Autódromo de Interlagos), e se estendeu por três dias nessa última edição (9, 10 e 11 de agosto, sem contar o dia 8, dedicado à imprensa). Além dos estandes e pontos de vendas de mais de 70 marcas, incluindo 19 fabricantes automotivas, o evento contou com test-drives on e off-road, shows de drift, apresentações musicais, arena para games, área infantil, e por aí vai.
Além da chegada de novas marcas de carros como Jaecoo e Omoda, do grupo Chery, e Neta Auto, chinesa focada em elétricos, as grandes fabricantes anunciaram lançamentos, atuais ou futuros: GWM, RAM, BYD e Lexus foram as principais. Outras, no entanto, fizeram promessas e adiantaram planos, como a Honda, que disse planejar a tecnologia híbrida flex no Brasil e quer aumentar sua capacidade produtiva na planta de Itirapina (SP). Já a Ford estreou sua divisão Performance para veículos de alto desempenho, com vantagens exclusivas para os clientes.
GWM
A GWM confirmou a importação do jipão Tank 300 e do SUV grande Wey 07, aproveitando também para estrear uma série especial do hatch elétrico Ora 03 GT: batizada de Approve, é fruto de uma parceria com a grife de roupas e acessórios com o mesmo nome, e terá 200 unidades comercializadas no mercado nacional por R$189 mil cada. Ela é baseada na configuração mais cara do Ora 03, mas traz pintura cinza fosca exclusiva e os adesivos alusivos instalados nos paralamas dianteiros, tampa do porta-malas e interior. O comprador ainda levará vários acessórios da grife, como jaqueta, mala de viagem, óculos de sol, boné e afins.
O Tank 300 deve chegar no primeiro semestre de 2025 como uma alternativa mais em conta ao Jeep Wrangler, se posicionando mais como jipe off-road do que como SUV. Ele é feito no esquema chassi sob carroceria, como picapes grandes, vem com motorização híbrida (2.0 turbo a gasolina mais dois motores elétricos) e permite recargas externas das baterias (híbrido plug-in). O modelo quadradão aposta na generosa altura com relação ao solo (mais de 22 cm) e elevados ângulos de ataque (32º) e saída (33º), sem contar a tração integral e potência combinada de mais de 400 cv.
Já o Wey 07 é um SUV urbano grandalhão, que virá para rivalizar com BYD Tan EV, futuro Volvo EX90 e cia. A diferença é que o GWM é híbrido (motor 1.5 turbo a gasolina mais três motores elétricos, superando os 500 cv) e acomoda seis pessoas no esquema 2+2+2, como em vans familiares. A Great Wall não entrou em detalhes sobre sua mecânica, mas a tração integral é quase certa. Cheio de tecnologias de conforto, segurança e comodidade, ele é monobloco, e deve chegar só no segundo semestre de 2025, depois do Tank 300.
Ram
A Ram anunciou duas séries especiais: Rampage Rebel Ignition e 2500 Rodeo. A primeira é intermediária entre as versões Laramie e R/T e quer comemorar 1 ano de estreia da Rampage no mercado brasileiro com aspecto “baja”. Tem pintura laranja exclusiva, teto preto, rodas/maçanetas/retrovisores em preto brilhante, capota marítima e santantônio escurecidos, além de adesivos alusivos pela carroceria. Seu interior é predominantemente preto, com costuras laranjas e mescla de couro com camurça no acabamento. Sob o capô vai o 2.0 turbo a gasolina de mais de 270 cv, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. Serão apenas 150 unidades produzidas, cada uma vendida por R$287 mil.
A 2500 Rodeo foi apresentada no Festival Interlagos, mas homenageia os rodeios de Barretos (SP). Na realidade, a série especial da picapona comemora os 77 anos da realização do primeiro rodeio registrado no Brasil, lá em 1947. Até por isso, serão 77 carros da série, diferenciada por comportar seis ocupantes (3+3). Quando o banco dianteiro central não for utilizado, ele pode se transformar em um console central com apoio de braço. Há emblemas especiais nas duas portas dianteiras e, de série, o motorzão turbodiesel Cummins 6.7 de seis cilindros em linha com quase 380 cv de potência e brutais 117 mkgf de torque.
BYD
No estande da BYD, dois futuros lançamentos confirmados: Yuan Pro e Shark. O primeiro é mais um SUV elétrico chinês, mas dessa vez com porte compacto e proposta de ser uma espécie de “Dolphin SUV”, para o segmento de entrada. Ele chegará ao Brasil no começo de setembro, adianta a marca, e tem porte de VW T-Cross, Nissan Kicks e afins. A BYD não confirmou o conjunto propulsor do nosso Yuan Pro, mas em outros mercados da América Latina há duas opções: uma com 95 cv de potência e baterias de 32 kWh, e outra mais cara com 177 cv e 45 kWh. No segundo caso, ele supera os 400 km de alcance pelo ciclo CLTC.
A picapona Shark teve sua primeira aparição oficial no Festival. Projeto global, ela deverá ser a primeira desse porte com motorização híbrida plug-in do mercado brasileiro, e é só um pouco maior que VW Amarok, Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e cia. Sua caçamba é generosa, com quase 1.500 litros, mas a capacidade de carga fica abaixo dos 850 kg totais, lembrando que há chassi separado de cabine e caçamba. Um motor turbo a gasolina de 1.5 litro aliado a outros dois propulsores elétricos são responsáveis por movê-la, totalizando 480 cv de potência. A fabricante fala em alcance máximo de 840 km somando gasolina e eletricidade. Sua estreia oficial no Brasil é cotada para outubro.
Lexus
A Lexus, apesar de pouco lembrada no mercado nacional, também teve seu estande do Festival Interlagos marcado por um lançamento: o SUVzão híbrido plug-in RX450H+, primeiro deste tipo da fabricante no país, que já tinha em seu portfólio o RX500H, outra configuração do mesmo modelo, porém híbrida convencional. O novo RX450H+ chega por R$610 mil, tem porte grande (4,9 m de comprimento e mais de 1,9 m de largura) e potência combinada de mais de 300 cv (motor 2.4 turbo a gasolina junto de dois motores elétricos). A tração é integral, e suas baterias oferecem 18,1 kWh de capacidade. A novidade já pode ser encontrada na rede de concessionárias Lexus espalhada pelo Brasil (10 pontos).