Citroën comemora 100 anos de história

A montadora francesa Citroën comemorou ontem, dia 04 de junho, seu centenário. A marca, fundada por André Citroën, teve como seu primeiro carro o Modelo A, produzido de 1919 até 1921. A montadora francesa inovou em diversos quesitos: Criou a tração dianteira; os freios a disco; foi a primeira a montar uma carroceria totalmente em metal; iniciou o uso da bomba d`água para arrefecer os motores; foi a pioneira a vender um carro completo (Inovação obtida já com o Modelo A, que vinha de fábrica com faróis, ignição, estepe, entre outros, enquanto tudo isso era opcional nas outras montadoras). Além disso, também com o Modelo A, a Citroën conseguiu ter o primeiro carro construído em série na Europa.

O hatch C3, maior sucesso da montadora no Brasil. Foto: Citroën/Divulgação

Aqui no Brasil, desembarcou em 1990 através de um importador independente, e inaugurou a fábrica de Porto Real em 2001, produzindo a minivan Xsara Picasso, que ficou presente no mercado até 2012, fazendo bastante sucesso no segmento. Além da minivan Xsara Picasso, a Citroën comercializa desde 2003 no Brasil o hatch C3, modelo que também caiu no gosto do consumidor brasileiro. Também podemos citar como modelos marcantes da montadora no mercado nacional o sedan C4 Pallas, o crossover Aircross, C4 Lounge, C3 Picasso, C4 Picasso, entre outros. Seu último lançamento no mercado nacional foi o crossover C4 Cactus, modelo posicionado acima do Aircross.

C4 Cactus é o mais recente lançamento da marca no país. Foto: Citroën/Divulgação

Para comemorar esse aniversário, a montadora francesa separou sua história, linha do tempo, fatos, curiosidades e informações em três partes: Aqui a montadora conta a história completa da marca, além de alguns fatos curiosos. Já aqui , é contada a biografia de André Citroën, fundador da marca. Por fim, Nesse outro link, a Citroën leva qualquer amante de carros à loucura: Nesse site, são encontradas informações técnicas, publicidades e catálogos da maioria dos modelos da marca desde 1919. Além disso, o leitor pode ter visão 360 graus de interior e exterior, barulho de partida e alguns sons dos principais modelos da marca.

Compartilhar:
Ainda não há comentários! Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *