Chevrolet: Como serão os novos Onix e Prisma que chegam ano que vem
Anote: a Chevrolet blefou e não vai embora do Brasil, Cobalt está com os dias contados e, além disso, a GM prepara os novos Prisma e Onix. Sim, se mexe em time que está ganhando. Enquanto isso, a Chevrolet está apresentando dois sedãs na China, e um deles acena com grande interesse para os brasileiros: O Onix (foto abaixo), que expande para além de nossas fronteiras o nome usado aqui desde 2012 no atual best seller da marca.
O sedã compacto, na imagem com o “pacote” esportivo Redline é, com ligeiros ajustes, o carro que será fabricado em Gravataí, RS, e vendido no mercado brasileiro como Prisma 2020. O lançamento está programado para o último trimestre desse ano, pouco depois do seu, também novo, modelo hatch Onix.
O Prisma/Onix chinês é fabricado pela SAIC-GM e mede 4,47 metros de comprimento, ou seja, 19 cm a mais que o Prisma atual e a mesma medida do Cobalt, que por isso será substituído pela novidade. O entre-eixos cresce para 2,60 m. A intenção da GM é clara: reposicionar os dois carros num patamar superior, de tamanho e conteúdo, para poder enfrentar os demais sedans compactos premium do nosso mercado, como Toyota Yaris, VW Virtus e Honda City. Tecnicamente, a principal mudança deverá ser a adoção de novos motores de três cilindros 1.0 turbo de 116 cv e 1.3 aspirado de 103 cv. O carro mostra um desenho bem cuidado e equilibrado, mas de início, infelizmente, as rodas pretas aro 16 e conteúdo dos Redline não devem ser vistos por aqui.
O reencarnado Monza
Outra novidade da GM na China é o Monza (abaixo), sedã médio apresentado em versões Redline e RS. De linhas imponentes, ele retoma um nome largamente usado pela Chevrolet: nos Estados Unidos de 1960 a 1969 como versão do Corvair; em 1962 no concept Corvair Monza GT e num fastback de 1975 a 1980. No no Brasil foi usado de de 1982 a 1996 em um carro que marcou época, sem contar a Opel, com um concept de 2013 e num elegante modelo de 1978 a 1986, de tração traseira.
O Monza chines tem 4,63 metros de comprimento e 2,64 m entre eixos e usa a nova plataforma Vehicle Strategy Set (VSS-F), que será aplicada em outros modelos da Chevrolet, Buick e Cadillac. Os motores também sofreram o processo de down grade: 1.0 turbo de 125 cv e torque de 17,3 mkgf, e 1.3 de 163 cv e 23,4 mkgf. O câmbio pode ser de seis marchas e dupla embreagem. A versão esportiva RS tem rodas de 17 pol, multimídia com tela de 8 polegadas e grupo de instrumentos digital. Não ha nenhuma possibilidade, por enquanto, desse reencarnado Monza chegar ao Brasil.
(Reportagem de Ricardo Caruso, site Auto&Técnica)