Carros automáticos de até R$40 mil: veja cinco opções interessantes


Se você pensa em ter um carro automático 0 km, daqueles com cheirinho de novo e plásticos nos bancos, vai ter que desembolsar quase R$100 mil. E olha que, por esse preço, será um hatch compacto com uma lista de equipamentos não tão grande e pouco requinte a bordo. Mas, ainda bem, existem os usados: com menos da metade desse valor, mais precisamente de R$37 mil a R$40 mil, dá para achar modelos sem pedal de embreagem bem interessantes pelo mercado. Com base nos preços ditados pela Tabela Fipe, aqui vão cinco opções de usados automáticos por até R$40 mil. Tem até SUV em versão topo de linha completona…
Toyota Corolla XEI 2007

2007 foi o último ano cheio de fabricação do Corolla de nona geração, mais conhecido como “Brad Pitt” pela presença do ator norte-americano nos seus comerciais de lançamento. Não é difícil achar um exemplar da versão intermediária XEI fabricada nesse ano por menos de R$40 mil. Pela Fipe, são cerca de R$37,2 mil, porém, como todo bom Toyota, os preços praticados pelo mercado sempre são um pouquinho mais altos do que o de tabela.

Além de ser um sedan médio com espaço interno, conforto e bons equipamentos, traz um 1.8 16v de 136 cv debaixo do capô, motor mais potente disponível na época. Na transmissão automática, uma caixa de quatro velocidades. Ainda que não seja dos mais rápidos, é um modelo robusto e que tem a (merecida) fama de “inimigo das oficinas mecânicas”, já que não costuma dar problemas e tem bastante peças de reposição por aí.
Honda Fit LX 2009

Outro japonês, porém agora um Honda: por pouco menos de R$40 mil (R$38,7 mil pela Fipe) também dá para escolher um Fit 2009. Ainda que na sua versão mais simples, LX, traz o robusto motor 1.4 16v acoplado ao câmbio automático de cinco marchas, o mesmo que servia ao Civic e ao CR-V da época. Não tem pretensões esportivas com seus 100 cv de potência, porém compensa isso com durabilidade atestada e uma interessante economia de combustível. Além disso, na linha 2009, já falamos da segunda geração do modelo, chamada de “New Fit”.

Com o conforto do câmbio automático, o hatch com pitada de monovolume já oferece o arranjo interno que permite várias configurações dos bancos, para acomodar diferentes tipos de carga. Espaço interno e boa dirigibilidade também são virtudes.
Ford EcoSport XLT 2011

Aqui temos a versão mais completa do SUV compacto, a XLT, que, como linha 2011, pode ser encontrado até por cerca de R$35 mil (R$36,6 mil pela tabela). Bancos em couro, faróis de neblina, rodas de liga-leve, airbags, freios ABS, rádio MP3, entre outros, são itens presentes no modelo, que ainda conta com interior espaçoso e o motor 2.0 16v Duratec, o mesmo que moveu o Focus por anos. Falamos de bons 145 cv de potência, administrada pelo câmbio automático de quatro marchas. Apesar do consumo elevado, oferece bom desempenho e considerável nível de robustez.

Lembrando que, em 2011, ainda não existia a segunda e última geração do EcoSport no Brasil. Portanto, esse citado é da primeira geração, aquela mais quadradinha, porém já reestilizada.
Nissan Sentra SL 2012

Outra versão topo de linha, só que agora de um sedan médio: falamos do Nissan Sentra SL que, na linha 2012, é tabelado em cerca de R$37 mil. Claro, existem unidades à venda até por menos do que isso, dependendo do estado de conservação. Para a época, era um carro completão: bancos e volante em couro, chave presencial, partida do motor por botão, rodas de liga-leve aro 16, acendimento automático dos faróis, volante multifuncional, câmera de ré e seis airbags! Só para que se tenha uma ideia, um Corolla XEI da mesma época supera os R$61,5 mil (preço Fipe).

Esse Sentra traz o motor 2.0 16v já flex, com mais de 140 cv e 20 mkgf de torque, que, em conjunto com a transmissão automática tipo CVT, garante bom desempenho ao sedan médio.
Renault Sandero Stepway 1.6 16v 2013

Eis aqui outra versão mais completa da linha, mas, no caso, do Renault Sandero. Por algo em torno dos R$39 mil pela tabela Fipe ou até menos no mercado, é possível levar para casa um Stepway 2013, das últimas unidades antes da troca de geração. O visual aventureiro ainda está na moda (vide Fiat Pulse, VW Nivus e afins), e, de quebra, esse Renault ainda oferece as vantagens de todo Sandero, como o generoso espaço interno, amplo porta-malas e mecânica considerada robusta. De quebra, a linha Stepway ainda tinha suspensões erguidas e estética “off-road”.

Apesar do câmbio de quatro velocidades, seu motor é o 1.6 16v com até 115 cv, exclusivo das versões automáticas (as manuais eram 1.6 8v). Há uma boa oferta de equipamentos, como vidros e travas elétricas, ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga-leve, faróis de neblina e, dependendo do exemplar, até airbag duplo, freios ABS e central multimídia touchscreen.