(Avaliação) Volvo EX30: o futuro chegou, mas você está preparado?

Um carro de interior quase 100% reciclado, que dispensa botão de partida ou cilindro de ignição e qualquer controle do motorista com o freio de estacionamento, que tem internet 5G na multimídia e funções de celulares modernos como Google Maps ou Assistente de Voz, que controla com precisão todo seu entorno durante a condução, que te “dá bronca” quando está desatento ao volante, que “enxerga” os bocejos do motorista e recomenda uma parada para descanso, e que deixa de lado diversos comandos físicos importantes, como ajustes dos retrovisores, controle dos faróis e, acreditem, até abertura do porta-luvas! 

Coisa imaginável lá para 2050, certo? Não! Pois o Volvo EX30 Ultra já traz tudo isso e mais um pouco, e pode ser comprado por qualquer ser humano normal na concessionária por R$294 mil. Pois é… por essas e outras, parece que o futuro já bate à porta. E nem vamos falar de motores elétricos, baterias, silêncio a bordo ou torque instantâneo, afinal carro elétrico não é futuro, e sim presente. Gostando ou não, somando tudo isso numa carroceria pra lá de arrojada, temos esse “Volvinho” fabricado na China e com porte de VW T-Cross, Nissan Kicks e outros SUVs compactos.  

Minimalismo

A ideia da Volvo foi criar um carro de entrada focado no público que parece enxergar o automóvel como um meio de transporte prático, tecnológico e seguro. Nada muito além. Mas a tal praticidade, por outro lado, requer costume: quem nunca teve contato com o EX30 vai “penar” bastante no seu interior extremamente minimalista, com comandos centralizados na tela vertical central. Ela atende como display do ar-condicionado automático dual zone, como tela multimídia/GPS e até como painel de instrumentos digital.  

Na tela central vai o painel de instrumentos, a multimídia e os comandos do ar-condicionado (Foto: Lucca Mendonça)

De fato, os 12,3” do tal display ficam “entupidos” de informações, tudo dividido em segmentos, mas depois de algum tempo de convivência, fica fácil ler, entender e comandar todas as coisas que a tela te mostra. Ao menos, ainda que seja o “coração” do interior do carro, o aparelho é rápido e bom de toque, igual a um smartphone moderno. Sem contar que os comandos de voz do Google Assistente, mesmo sistema que roda em qualquer celular Android, ajuda a controlar e ajustar alguns parâmetros do carro.  

A experiência do EX30 parece ser mais relevante de dentro para fora. Tanto é que na cabine estão alguns de seus maiores trunfos: dentre eles, a composição “eco” da maioria dos materiais, os confortáveis bancos forrados em um tecido que lembra jeans e algumas modularidades bacanas, a exemplo do console central que pode ser recolhido para “dentro” do apoio de braço dianteiro, vários compartimentos para guardar tralhas pela cabine e teto de vidro sem persiana, criado para aumentar a sensação de espaço e a claridade da cabine. De quebra, os passageiros são beneficiados pela altura do habitáculo um pouco maior, já que o vidro é bem menos espesso que o convencional lataria + forro interno.  

Tração traseira

Quem o enxerga de fora, olhando suas cores leves e formas limpas, já imagina se tratar de um elétrico. E quem palpita algo chinês não está errado: o carro vem de lá e é feito em parceria com a Geely, atual dona da Volvo, que cede ao EX30 inclusive a plataforma SEA. É outra base, diferente da SPA de XC40, C40, XC60 e XC90. O curioso é que seu motor elétrico é traseiro, junto ao eixo, algo que a Volvo considera mais eficiente que a tração dianteira convencional nos EVs.  

Autonomia e performance

Talvez por essa solução, o carro consiga alcance interessante com as baterias de 69 kWh de capacidade: em nossos testes, rodando sem pressa e usando ar-condicionado sempre, foi possível rondar os 6,0 km/kWh, chegando assim a uma autonomia urbana entre 415 e 420 km, número que sobe para perto de 440 km caso o A/C fique desligado. Abaixo do que diz o ciclo europeu WLTP (480 km), porém bem superior ao informado pelo INMETRO (338 km). Já na estrada, mantendo média de 110 km/h, o consumo médio se manteve ao redor dos 5,3 km/kWh, levando a um alcance máximo por carga ao redor dos 370 km. A recarga é fácil, com entrada Tipo 2, e de série há um carregador portátil para tomadas industriais.  

De forma rápida e progressiva, sem coices, os 272 cv de potência e torque de 35 mkgf vão para as rodas de trás, o que não significa nenhum “descontrole” ou pegada esportiva como acontece em esportivos V8: como bom sueco de projeto que é, esse “Volvinho” é extremamente seguro nas acelerações e frenagens bruscas. Nas curvas, claro que seria melhor com tração integral permanente, mas o baixo centro de gravidade e boa distribuição de peso conseguem deixá-lo comportado. Sua carroceria, mesmo com boa altura do solo, não tende a inclinar muito, e o comportamento geral é muito “na mão”, desde que não se abuse. Afinal, ainda falamos de um SUV/crossover altinho e com suspensões um tanto elevadas.  

Boa mecânica

E, falando nelas, um ótimo conjunto. Mesmo nesse carro de entrada, não ficou de fora a sofisticação das quatro rodas independentes, nem do eixo traseiro multibraço. Fórmula boa para o conforto dos ocupantes e para o comportamento dinâmico do carro. O EX30 dá conta de estancar com competência nossa buraqueira e se equilibra bem entre rigidez para privilegiar a estabilidade e maciez para o bem-estar dos ocupantes, porém o conjunto traseiro é mais propenso a chegar ao chamado “fim de curso” nos maiores impactos. Principalmente quando há passageiros atrás, ou peso no porta-malas. A altura do solo não deixou que ele “raspasse” o assoalho em nenhuma ocasião, mesmo carregado, o que se mostra uma virtude importante no mundo dos carros elétricos.

Boas suspensões, mas não espere o maior curso de molas e amortecedores, principalmente traseiros. A altura livre do solo é maior que a de um Chevrolet Tracker (Foto: Lucca Mendonça)

Seus freios são elogiáveis. Por mais que o sistema hidráulico seja pouco usado, afinal ele traz de série o One Pedal (bem menos intenso do que nos XC40 e C40, vale falar), chama a atenção a progressividade de atuação e maciez do pedal esquerdo. Combina com a direção, igualmente confortável e direta, comandada pelo volante de formato curioso: parte superior e base achatadas, com laterais arredondadas, induzindo o motorista a sempre segurá-lo da forma correta, com as duas mãos em posição 9h00/3h00 de um relógio. A relação de direção garante, ainda, poucas voltas do volante com amplo ângulo de esterçamento das rodas.  

Espaço limitado

Por essas e outras, é fácil perceber que maciez e facilidade de dirigir são palavras de ordem no EX30, voltando a tocar naquele assunto da proposta de ser um meio de transporte que leve do ponto A ao ponto B com conforto, segurança e muita praticidade. Pena que “espaçoso” não seja outra qualidade desse Volvo: na frente, tudo às mil maravilhas, com motorista e passageiro dianteiro confortavelmente acomodados, teto amplo, muito (muito mesmo) espaço para as pernas e um console que inclui o generoso apoio de braços. Em compensação, atrás… 

Na segunda fileira, quem tiver mais de 1,75 m de altura já vai se sentir desconfortável, especialmente no que tange o limitado vão para as pernas ou pés e portas traseiras de tamanho reduzido. As janelas pequenas ainda tornam a experiência mais “claustrofóbica”. Sua distância entre-eixos de 2,65 m o coloca em pé de igualdade com o VW T-Cross, por exemplo, porém o EX30 segue um estilo mais verticalizado, com teto alto, assoalho elevado e bancos baixos. Passageiros com pernas maiores ficarão com os joelhos elevados por conta disso, algo que não é tão ergonômico.  

Apesar do aperto, os passageiros aproveitam um piso sem desníveis (é plano e elimina as caixas de ar, descomplicando a movimentação interna), encosto traseiro alto que realmente acomoda as costas inteiras e apoios de cabeça que não “acabam” na nuca. Mas, de qualquer forma, não parece ser um carro pensado para acomodar suecos altões na segunda fileira, sem contar que, mesmo nessa versão topo de linha, o EX30 deixa de lado as saídas de ar e apoio de braço central dedicados ao banco traseiro. Pelo preço que custa, mancada! 

 

Porta-malas e Will it Fit?

Seu porta-malas segue as limitações encontradas no banco traseiro, e por isso tem formato mais vertical: sobra na altura, mas falta no comprimento do compartimento, que, ao menos, traz uma bela iluminação em LED e piso configurável em dois níveis (bem prático para dividir objetos ou “esconder” algo mais valioso). Oficialmente, falamos de uma capacidade igual a de um Renault Sandero, cerca de 320 litros, que se soma a mais sete litros do “baú” sob o capô dianteiro. Para seu porte, pouco espaço. 

Sabendo desse ponto negativo, a Volvo logo trouxe à tona novamente a tal da praticidade, desta vez na forma de um diagrama estampado no acabamento interno da tampa do porta-malas. Bem na visão do motorista, está o “Will it Fit?” (“Vai caber?”), uma tabela que mostra várias dimensões do EX30 em diferentes configurações: altura e largura da “boca” do bagageiro, a distância até o encosto traseiro e até os encostos dianteiros (inclusive com eles movidos totalmente para frente). São aquelas medições básicas que fazemos na hora de acomodar algo grande no interior do carro, que, no caso do EX30, já vem prontas e gravadas no lugar certo. Resolve o problema do porta-malas pequeno? Não, mas facilita muito a vida do proprietário.  

Tabelinha “Will it Fit?”: muito prática e interessante (Foto: Lucca Mendonça)

Incomum

Algumas operações triviais não são tão usuais no EX30, e precisam de algum tempo para serem aprendidas. Nessa versão, sua chave não tem botões nem lâmina metálica: é tudo por aproximação. Se a chave está por perto, o carro destrava e acende as luzes, ou permanece aberto. Se não estiver, tranca as portas. Cilindro de ignição ou botão de partida são substituídos pelo movimento de abertura das portas, pressão no pedal do freio ou toques na alavanca de posições (P-R-N-D, um joystick atrás do volante). Ou seja, o EX30 já “desperta” por completo ao abrir qualquer uma das quatro portas ou, se estiver a bordo, ao pisar no pedal do freio. Liga rádio, GPS, ar-condicionado etc. 

Uma coisa é fato: o EX30 é único em muita coisa (Foto: Lucca Mendonça)

Para fazê-lo andar, basta mover o joystick para a posição “D” e aguardar a liberação do freio de estacionamento. Tudo isso é muito rápido, vale falar. Estacionou? Aperte a tecla “P” na ponta do mesmo joystick, o motor de tração entrará em repouso e o freio de mão é acionado automaticamente. No final das contas, de fato é mais prático, só que requer algum tempinho até acostumar-se.  

Peculiar, e nem falamos das suas formas e linhas de carroceria (Foto: Lucca Mendonça)

E, a bordo, algumas peculiaridades dividiram opiniões: ter a grande maioria dos comandos na multimídia não agrada muita gente (especialmente coisas importantes como regulagem dos espelhos ou controle dos faróis), assim como os comandos de vidros elétricos instalados no console central. São dois botões na frente e dois atrás, um para cada janela, mas o motorista pode escolher, por outra tecla, se quer comandar os vidros dianteiros ou os traseiros. É um ponto que o minimalismo parece não ser tão prático e positivo assim: dependendo, é mais fácil esticar o braço para achar os comandos traseiros no fim do console central.  

Os vários comandos importantes na multimídia não agradam muita gente, assim como a disposição central dos botões de vidros elétricos (Foto: Lucca Mendonça)

Em contrapartida, apesar do acionamento das setas por outro joystick (onde a alavanca não trava na posição), essa tecnologia funciona com maestria e precisão aos comandos de quem dirige. Bem superior ao sistema similar encontrado no GWM Ora 03, por exemplo. E, por questões de segurança, um dos únicos comandos da multimídia que conta com redundância física é o pisca-alerta: dá para acioná-lo pela tela, ou por um botão comum perto das luzes de leitura, no teto. Diferente da maioria, sem dúvidas.  

R$230 mil iniciais

Essa é a versão Ultra, mais cara, de R$294 mil, porém o EX30 começa abaixo dos R$230 mil (Foto: Lucca Mendonça)

Se você gostou do EX30, saiba que ele é um dos SUVs elétricos com melhor relação custo X benefício do mercado brasileiro. E, de quebra, é um produto importado de uma marca premium. Essa versão Ultra avaliada é a mais cara por R$294 mil, porém existem outras duas, incluindo uma de entrada, a Core, que sai por menos de R$230 mil. Mais em conta que Jeep Compass 1.3 turboflex ou Chevrolet Equinox 1.5 turbo a gasolina. Claro, nesse caso da Core, a autonomia será inferior por conta das baterias de menor capacidade, e sua lista de equipamentos é mais enxuta. Mas a pegada minimalista, o bom desempenho do motor traseiro de 272 cv e o conforto a bordo são iguais para toda a linha.  

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Ficha técnica:

Concepção de motor: elétrico, traseiro, com refrigeração líquida de baterias e propulsor, conjunto de baterias de íon-lítio instaladas no assoalho, capacidade de energia de 69 kWh
Carregamento: entrada Tipo 2, carga via eletropostos (de 40 min. a 10h, dependendo da força), Wallbox (cerca de 10h) ou tomadas 220V residenciais (cerca de 45h). Modo One Pedal de condução
Potência: 272 cv
Torque: 35,0 mkgf
Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: independente, multibraço, com barra estabilizadora
Direção: assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Goodyear EfficientGrip Performance SUV, medidas 245/40 e rodas de liga-leve aro 20
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,23 m/1,84 m/1,55 m/2,65 m
Porta-malas: 325 litros (frontal + traseiro)
Alcance: 480 km (ciclo WLTP) ou 338 km (ciclo PBEV)
Peso em ordem de marcha: 1.840 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$293.950

Itens de série:

Tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, Assento traseiro reclinável bipartido, Compartimento de carga dianteiro, Compartimento de carga traseiro com iluminação em LED e tomada 12V, Bancos dianteiros com ajustes elétricos e suporte lombar elétrico (4 níveis de ajuste), Cabo para carregamento doméstico, móvel, 7 m (conector azul, 16 A), Medição de qualidade do ar e pré-limpeza remota do ar da cabine, Sistema de climatização de duas zonas com regulagem automática de temperatura, Filtro de ar da cabine, Rodas Aero de 20″, Teto e capas de retrovisores em preto brilhante, Spoiler traseiro em preto brilhante, Teto panorâmico com proteção térmica e de raios UV, Luzes de LED traseiras, Luzes de neblina traseiras em LED, Iluminação interior personalizável em LED, Forração interna em tecido Denim, Porta-Copos/Porta objetos e console central deslizantes, Tapetes em tecido, Volante multifuncional esportivo, Hill Descent Control (Controle eletrônico de descida), Hill Start Assist (Controle eletrônico de saída em rampas), Comandos da transmissão por joystick eletrônico, Chave Key Tag com tecnologia Digital Plus, Espelhos retrovisores externos com iluminação de cortesia em LED, 7 Airbags (2 frontais dianteiros, 2 laterais dianteiros, 2 de cortina e 1 central dianteiro), Alarme, Compatibilidade com chave inteligente NFC, Kit de reparo dos pneus, Trava central de portas e tampa do porta-malas, Travamento de segurança infantil para portas traseiras, Assistente de Mudança de Faixa, Câmera de 360° com projeção 3D, Espelhos externos e interno com tecnologia fotocrômica, Freio automático de baixa velocidade (anticolisão em balizas), Park Assist, Pilot Assist, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Adaptive Cruise Control (Piloto automático adaptativo), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro com frenagem automática, Alerta de Tráfego Cruzado frontal, Alerta de abertura das portas (Função de desembarque seguro), Assistente Inteligente de Velocidade (ISA), Desvio automático de pedestres e ciclistas, Faróis em LED com comutação automática de facho alto, Frenagem de emergência em cruzamentos, Frenagem pós-colisão, Lane Departure Warning (Alerta de saída de faixa), Limitador de velocidade, Modo One pedal drive, Painel central de 12,3 polegadas, Parassóis com espelho, Rear Colision Warning (Aviso de Colisão Traseira), Sensor de chuva, Acendimento automático dos faróis, Monitor de ponto-cego (BLIS), Sistema de Redução da Perda de Controle na Estrada, Sistema de controle de alerta do motorista, Suporte de mitigação de colisão dianteira, Carregamento sem fio para telefone, Portas USB-C dianteiras e traseiras, Sistema de som Harman Kardon, Conexão Apple CarPlay sem fio, Compatibilidade com conexão de rede 5G, Google Assistant, Google Maps e Google Play Store, Atualizações OTA (Over-theair) 

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.