(Avaliação) Volvo C40 Recharge Plus P6 é equilibrado com cara de esportivo


Hoje, a linha 40 da Volvo é composta pelos XC40 P8, XC40 P6, C40 P8 e C40 P6, o modelo das fotos, que também atende pelo nome de Recharge Plus (os P8 são apenas Recharge). P8 Recharge, P6 Recharge Plus…parece confuso, mas te explico: a primeira é a sigla para os modelos Twin Engine, de dois motores elétricos e tração integral, enquanto a segunda identifica os carros Single Engine, monomotores com tração dianteira ou traseira, dependendo do ano de fabricação. Basicamente, os P8 são mais esportivos, e os P6, equilibrados.

Un poquito de cada
O curioso é que esse C40 P6, hoje vendido por R$367 mil, mescla as duas propostas em uma. Sua carroceria coupé de linhas marcantes, que a Volvo considera como “crossover”, exala uma boa dose de esportividade. Só que, enquanto isso, ele é movido pelo único motor elétrico traseiro, dispensando a tração integral. É a versão que pretende conquistar mais olhares, mas nem tantas emoções ao volante, e assim ela faz sentido: nem todo mundo precisa dos 408 cv de potência, das chamativas rodonas aro 20 e do desempenho de superesportivo dos P8.
Porém, esse mesmo público também não abre mão de algumas coisas, que são virtudes dos P6. Por exemplo, uma performance ainda bem interessante quando falamos de um SUV. Esse C40 não faz nem um pouco feio com seus mais de 240 cv de potência e torque instantâneo que beira os 43 mkgf, conseguindo ótimas respostas ao comando do acelerador e entrega linear da força.
Rápido e suave
Não é daqueles elétricos que dá “coices” ou cola as costas dos ocupantes nos bancos quando se pisa fundo, mas ele consegue, por exemplo, acelerar de 0 a 100 km/h em menos tempo que esportivos a combustão, como VW Polo GTS ou Fiat Pulse Abarth. Rápido e suave, em resumo. E, não, a mudança de lugar do motor elétrico (passou da dianteira para a traseira no ano passado) não interferiu muito na dirigibilidade do coupé, que agora tem a frente sensivelmente mais leve nas curvas rápidas e ainda mais silêncio a bordo. O motor elétrico faz pouco barulho, mas faz, e lá atrás ele é menos ouvido pelos ocupantes.

Nesse caso, ponto para a engenharia da Volvo, que aparentemente acertou na troca da tração dianteira pela traseira, o que demandou também algumas novas calibrações de molas e amortecedores. Aliás, um conjunto robusto, que dá conta do recado de encarar nosso asfalto esburacado e reclama bem pouco para isso: no caso do carro avaliado, com quase 17 mil km rodados, os ruídos mecânicos eram quase nulos, com alguns poucos barulhos vindos da suspensão. De acabamento, zero, afinal os bons materiais e montagem esmerada continuam no P6.
Alma de SUV
O acerto entre maciez, para deixar o rodar confortável, e rigidez, para melhorar o comportamento dinâmico do carro, agrada. Nesse caso dos P6, as rodas menores com pneus de perfil mais alto também fazem a diferença na melhor absorção nos pisos ruins (sem contar que ficam menos propensos a danos). Além de um modo de condução Off-Road, o C40 tem altura do solo e ângulos de ataque/saída suficientes para atravessar valetas, lombadas, rampas e até calçadas sem grandes problemas, superando inclusive alguns SUVs compactos nesse ponto: são cerca de 17,5 cm de vão livre até o solo, o que deixa o pack de baterias mais protegido no assoalho.
Alcance digno
E, falando nelas, tem 69 kWh de capacidade bruta (66 úteis), assim como nos XC40 P6. Nos P8, são 78. No final das contas, no C40, a versão monomotor consegue uma autonomia até maior que a de dois motores, já que a demanda de energia é substancialmente menor. Na prática, o alcance que o INMETRO divulga para ele (385 km) equivale ao quanto ele consegue rodar na estrada sem pressa, com acelerações moderadas e velocidade média ao redor dos 100 km/h (5,8 km/kWh). Já na cidade, onde qualquer elétrico consome menos, dá para beirar os 420 km de autonomia sem grandes esforços. O WLTP europeu fala em presunçosos 466 km.

Com pressa e sem preocupações com consumo, são cerca de 350 km de autonomia rodoviária, conforme nossos testes: para percorrer 93 km, ele consumiu 26% de carga nessas condições. Recarga? A velocidade pode ser de até 430 km/h, isso nos eletropostos mais poderosos (o carro suporta até 135 kW), embora o C40 possa ser plugado em tomadas industriais de 16A. Em tomadas 220V residenciais também, mas aí é preciso adquirir um carregador específico: ele traz de série só o de plugue azul para as tais tomadas industriais. A entrada é tipo 2, padrão, sem segredos.
Vida a bordo

Até aqui, tudo legal: um SUV coupé com design bacana, mecânica equilibrada, bom desempenho, união estável entre conforto e dinâmica, tudo isso com alcance elétrico digno da sua proposta. Interessantíssimo, desde que você não busque o maior espaço interno, nem a cabine mais envidraçada (esse “problema” é amenizado pelo teto panorâmico de vidro sem persiana). Nesse caso, o recomendável é escolher seu irmão XC40, um SUV de formato “convencional”, espaço decente para quatro adultos e uma criança, além de janelas maiores e proposta mais familiar. O porta-malas é parecido nos dois carros, com cerca de 410 litros, sem contar o “baú” sob o capô dianteiro.
Mas há quem prefira as linhas bonitas do coupé ao invés de um espaço interno ampliado, afinal nem todo mundo dirige carregando passageiros para cima e para baixo. É para essa galera que o C40 é produzido.

O conforto e bem-estar dos bancos da frente é invejável, com ergonomia acertada e posição alta de dirigir, especialmente para um coupé. Esses P6 mantêm alguns mimos interessantes, como ajustes elétricos para os dois ocupantes da frente, os úteis extensores de assento e até memórias de banco/retrovisores para o motorista, ou seja, encontrar a melhor posição de guiar é fácil. Atrás, por causa da carroceria de traseira inclinada, a altura é limitada e o encosto bastante vertical. Pessoas mais altas não se acomodam tão bem ali.

E dirigi-lo continua uma tarefa fácil: sem cilindro de ignição ou botão de partida, e com controle automático do freio de estacionamento e alavanca de posições tipo “joystick”, basta entrar no carro, pisar no freio e colocar em “Drive” para o C40 sair do lugar, silenciosíssimo (quem não gosta muito são os pedestres, que não ouvem ele se aproximando). Com direção precisa e freios de acionamento suave (param o carro que é uma beleza, aliás), ao volante ele parece ser bem menor, mais leve e compacto do que realmente é: ainda freia e contorna curvas com maestria.
E, diferentemente do EX30, elétrico menor da Volvo, os botões físicos para controlar várias coisas do carro ainda estão lá. Algumas funções ainda têm comando exclusivo na rápida multimídia vertical de 9”, a exemplo do ar digital automático de duas zonas, porém essa configuração já existe nos XC40 desde seu lançamento inicial no Brasil, lá em 2018. Aliás, internamente, o C40 tem pouquíssimas diferenças com esses primeiros carros, a maioria evolutivas: layout mais moderno do painel digital e tela central, detalhes próprios de acabamento e a cabine “100% sem couro”, como a marca sueca tanto ressalta.
R$53 mil mais em conta
Por R$53 mil a menos que a versão P8 Twin Engine, esse P6 ainda é bem completão. Basicamente, perde apenas a câmera 360º (fica só a de ré), um filtro de ar especial para a cabine e o sistema de som assinado pela Harman Kardon (aqui é um conjunto da própria Volvo, ainda com ótima qualidade). Sem contar, claro, a bateria com 9 kWh a mais, o segundo motor elétrico e vários outros cv de potência. Porém, nem todo mundo precisa desses extras, e é por isso que o C40 P6 se torna tão interessante: encanta pelo design coupé enquanto agrada pelo powertrain equilibrado.
Ficha técnica:
Concepção de motor: elétrico, traseiro, com refrigeração líquida de baterias e propulsor, conjunto de baterias de íon-lítio instaladas no assoalho, capacidade de energia de 69 kWh |
Carregamento: entrada Tipo 2, carga via eletropostos (de 60 min. a 11h, dependendo da força), Wallbox (cerca de 11h) ou tomadas 220V residenciais (cerca de 30 horas). Regeneração de energia durante condução (One Pedal) |
Potência: 241 cv |
Torque: 42,8 mkgf |
Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira: independente, multibraço, com barra estabilizadora |
Direção: assistência elétrica progressiva |
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira |
Pneus e rodas: Continental EcoContact 6, medidas 255/45 e rodas de liga-leve aro 19 |
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,44 m/1,87 m/1,59 m/2,70 m |
Porta-malas: 435 litros (frontal + traseiro) |
Alcance: 466 km (ciclo WLTP) ou 385 km (ciclo INMETRO) |
Peso em ordem de marcha: 2.065 kg |
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,3 segundos |
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente) |
Preço básico: R$366.950 |
Itens de série:
Compartimento de carga dianteiro, Tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, Piso de carga dobrável com divisor para carga e sacolas de compras, Apoios de cabeça traseiros eletricamente dobráveis, Banco elétrico do motorista com função de memória (2 posições), Banco elétrico do passageiro, Extensores manuais de assento para motorista e passageiro, Suporte lombar elétrico com quatro níveis de ajuste (motorista e passageiro), Segunda fileira de bancos com rebatimento manual, Cabo para carregamento doméstico, móvel, 7 m (conector azul, 16 A), Ar-condicionado digital automático dual zone Climatização de estacionamento pós-condução, Sistema de Qualidade do Ar, Rodas Black Diamond Cut aro 19, Capas de retrovisores externos em preto com alto brilho, Teto panorâmico de vidro fixo, Descansa-braços central dianteiro, Descansa-braços central traseiro, Estofamento Connect em suede e microtech, Iluminação ambiente personalizável no interior, Soleiras de portas dianteiras em alumínio, Tapetes de interior para cabine em tecido Charcoal, Hill Descent Control (Controle de descida em declives), Hill Start Assist (Controle de saída em aclives), 9 airbags, Alarme, Kit de reparo dos pneus, Maçanetas das portas na cor da carroceria com iluminação de piso, Pontos de montagem ISOFIX no banco traseiro, Trancamento automático de portas, Travamento de segurança infantil automático, Adaptive Cruise Control (Controle de cruzeiro adaptativo), Assistente de estacionamento dianteiro e traseiro, BLIS™ e Alerta de tráfego transversal, Câmera de estacionamento traseira, Direção assistida adaptativa, Espelhos de beleza iluminados, Espelhos retrovisores antiofuscantes automáticos (interno e externos), Espelhos retrovisores externos elétricos e retráteis, Faróis e lanternas em LED com acendimento automático (Sensor Crepuscular), Lanterna traseira de neblina, Tela central de 9 polegadas, Pacote Pilot Assist, Rear Colision Warning (Aviso de Colisão Traseira), Sensor de chuva, Sinal de advertência de mudança de faixa, Suporte de mitigação de colisão dianteira, TPMS, Painel de instrumentos digital de 12 polegadas, Compatibilidade com App Volvo Cars, Conexão Apple CarPlay, Carregamento sem fio para telefone, Controles de som e painel no volante de direção, Google Assistant, Google Maps e Google Play Store online, Sistema de som de alta performance Volvo (8 alto-falantes)