(Avaliação) Ranger Limited 2022: Saiba se a picapona de R$305 mil da Ford vale a pena

A gama de versões da Ranger hoje no Brasil é uma das mais completas do segmento. Os dois mais recentes destaques ficam para a aventureira Storm, com tração 4×4 e foco no custo X benefício, além da urbana Black com seu interessante 2.2 turbodiesel e preparada para andar na cidade.

Ambas são bem equipadas e cumprem o que prometem, mas existem os endinheirados que querem ir além no preço, conteúdo e tecnologia. Aí entra essa Limited, a versão mais cara e equipada do modelo, que não sai por menos de R$304.990, ou praticamente R$100 mil a mais que a basicona XL com cabine simples e câmbio manual, a porta de entrada para a picape da Ford.

Limited: topo de linha, cheia de tecnologias, por R$305 mil (Foto: Lucca Mendonça)

Por esse preço, a Limited se posiciona exatamente no meio das suas principais concorrentes, que são Chevrolet S10 High Country de R$285 mil, Nissan Frontier LE de R$295 mil e, como sempre mais cara, Toyota Hilux SRX de R$313 mil. Brigar nesse concorrido mercado é complicado, por isso a Ranger se apoia em virtudes como o motor de maior cilindrada do segmento, conforto, segurança e tecnologia embarcada.

Assim como qualquer SUV ou sedan premium, ela traz o útil pacote de assistência à condução com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo (que corrige a trajetória sozinho), piloto automático adaptativo (ACC), leitor de placas de sinalização e 7 airbags, além de um belo sistema de ar-condicionado digital automático dual zone, banco com ajustes elétricos e lombar para o motorista, faróis full-LED com sensor crepuscular e função alto automático, rodas de liga-leve aro 18 e muito mais. A história de “carro de passeio em forma de picape” é verdadeira.

Completa como qualquer SUV ou sedan de luxo (Foto: Lucca Mendonça)

E por ser a mais requintada, ela também traz o melhor conjunto mecânico possível: propulsor turbodiesel de 3.2 litros com vinte válvulas (o robusto Duratorq), câmbio automático de 6 marchas, tração 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro. São saudáveis 200 cv e 48 mkgf de torque entregues a 1.750 rpm, mais do que suficientes pra mover a grandalhona com desenvoltura, isso sem falar do barulho inconfundível do seu motorzão 5 cilindros que ronca bonito nas acelerações.

Econômica? Só na estrada, onde ela superou a barreira dos 15 km/l de diesel dirigindo economicamente nos nossos testes. Na cidade foi difícil passar dos 7,5 km/l, tudo culpa do seu “corpão” de quase 2.300 kg em conjunto com as indecisões da transmissão automática no uso intenso do trânsito urbano (reduz desnecessariamente, estica sobremaneira as marchas e por aí vai). Daremos um desconto: cidade não é o lugar de uma caminhonete grande com cabine dupla, mesmo que seus proprietários digam e façam o contrário.

O 3.2 turbodiesel de cinco cilindros tem ronco bonito e é forte (Foto: Lucca Mendonça)

Boa de guiar e de andar

Uma das melhores modificações que a Ford fez na Ranger ultimamente foi a adoção de molas e amortecedores mais civis. Desde então ela se tornou referência em juntar robustez típica de uma caminhonete diesel com o conforto e dinâmica de um carro pequeno. É dela o rodar mais macio e suave do segmento, melhorado ainda mais pelo bom nível de isolamento acústico e bons bancos de couro.

Recentes reajustes nas molas e amortecedores fizeram a diferença na picape da Ford (Foto: Lucca Mendonça)

Quem vai ao volante também nota: ela é competente pra contornar curvas (dentro dos padrões, claro), absorve muito bem as irregularidades do solo e transmite pouquíssimos impactos para a direção, que ainda tem a prática assistência elétrica para facilitar as manobras. Teria como melhorar se ela tivesse mais eletrônica ajudando nas manobras (câmera 360º, por exemplo), além dos monitores de ponto-cego, que, sabe-se lá o motivo, mas ficaram de fora do pacote tecnológico dessa Limited.

Espaço pra cinco e muita caçamba

Não falta espaço, e quem vai na frente se acomoda muito bem (Foto: Lucca Mendonça)

Não falta espaço interno na Ranger, seja pelo bom vão para as pernas, teto alto ou largura de quase 1,90 m. O problema, que é comum em qualquer picape cabine dupla, seja ela pequena, média ou grande, é a posição do banco traseiro. Quem vai ali tem que se contentar com o assento baixo, obrigando uma posição onde os joelhos ficam altos e pernas inclinadas. Nada a reclamar a curto prazo, mas muito desconfortável depois de um tempo. Os cinco lugares prometidos pela Ford são cumpridos sem muito aperto, mas ela fica devendo saídas de ar-condicionado traseiras e mais portas USB para carregar celular.

Atrás é outra história: banco baixo e inclinado faz passageiros ficarem em posição desconfortável, e também faltam saídas de ar-condicionado traseiras (Foto: Lucca Mendonça)

Sua caçamba tem generosos 1.180 litros, 1,48 m de comprimento, 1,56 m de largura e 51 cm de altura. Ao todo são 1.001 kg de capacidade de carga somando cabine mais caçamba, que nessa versão já conta com proteção plástica. A capota marítima, que é útil na hora de acomodar bagagens de uma viagem, por exemplo, pode ser adquirida a parte, como acessório original Ford.

Caçamba generosa e mais de 1 ton. de capacidade de carga (Foto: Lucca Mendonça)

Vale a pena?

Além de ser uma das picapes mais tradicionais do mercado nacional, a Ranger se mostra uma ótima pedida na maioria de suas versões. A Limited aqui, por exemplo, não é a mais cara, nem tampouco a mais barata, mas agrada com todos os aparatos tecnológicos embarcados, bom acerto das suspensões, mecânica robusta e, de quebra, um dos visuais mais bem-acertados do segmento.

Completa, tecnológica, confortável, segura e, para isso, não cobra o maior preço do segmento (Foto: Lucca Mendonça)

Mas caso ela seja muito cara ou desnecessariamente completa para os seus padrões, basta olhar outras opções mais baratas como a XLT 3.2 4×4, que custa pouco mais de R$280 mil e não perde muito conteúdo (basicamente, ficam de fora apenas os assistentes de condução). O motor turbodiesel menor, de 2.2 litros, é igualmente interessante, e pode casar com o câmbio automático e tração 4×4 na XLS, isso sem falar novamente na Black 4×2 e Storm 4×4. Tem Ranger pra todo mundo.

Ficha técnica:

Concepção de motor: 3.198 cm³, diesel, cinco cilindros, 20 válvulas (quatro por cilindro), turbo VGT intercooler, injeção direta Common Rail, duplo comando de válvulas, bloco e cabeçote em ferro fundido
Transmissão: Automática com conversor de torque e 6 velocidades, com possibilidade de trocas manuais pela alavanca
Potência: 200 cv a 3.000 rpm
Torque: 47,9 mkgf a 1.750 rpm
Suspensão dianteira: Independente, do tipo braços sobrepostos, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: Eixo rígido com feixe de molas
Direção: Do tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica progressiva
Freios: Discos ventilados na dianteira, tambores na traseira
Pneus e rodas: Pirelli Scorpion ATR, medidas 265/60. Rodas de liga-leve aro 18
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 5,35 m/1,87 m/1,85 m/3,22 m
Caçamba: 1.180 litros
Capacidade de carga: 1.001 kg
Tanque de combustível: 80 litros
Peso em ordem de marcha: 2.269 kg (carro avaliado)
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,5 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$304.990

Itens de série:

7 Air Bags, Assistente de Partida em Rampa e Controle Automático em Descidas, SYNC® 3 com Tela Sensível ao Toque de 8″ e Assistência de Emergência, Diferencial Traseiro Blocante, Sistema de Permanência em Faixa, Piloto Automático Adaptativo, Alerta de Colisão, Rodas em liga leve 18”, Bancos em Couro com ajuste elétrico para o motorista em 8 posições, Câmera de Ré, Sensores de Estacionamento Dianteiro e Traseiro, Direção Elétrica, Protetor de Caçamba, Farol Alto Automático, Faróis Dianteiros Full LED, Estribos Laterais, Santo Antônio Personalizado, Sensor de Monitoramento da Pressão dos Pneus, ISOFIX, Conectividade via aplicativo FordPass

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.