(Avaliação) Novo Peugeot 2008 1.0 turbo: “querida, aumentaram o 208!”

Se você tinha uma opinião sobre a primeira geração do Peugeot 2008, ela cai por terra com esse novo carro, que está em sincronia com a Europa. O carro mudou de parachoque a parachoque. Não sobrou nada do antigo além do nome: outro design, plataforma, direção, suspensões, freios, motor, câmbio, painel, bancos, laterais de portas, instrumentos, multimídia, botões…preços. Enfim, outro carro. Agora, se você gosta do atual 208, aquele hatch de visual “ajeitado” e diferente dos demais, você provavelmente também vai curtir bastante esse Novo 2008. O segundo é quase um aumentativo do primeiro, e nem é só por conta da plataforma modular CMP compartilhada. 

O motivo? Eu te conto! Essa versão avaliada, das fotos, é a topo de linha GT, de apelo esportivo, que custa R$170 mil. Uma cifra que o primeiro SUV da Peugeot, lá de 2015, jamais imaginaria chegar, aliás. Mas, considerando a concorrência, ele está bem na média: a maioria dos rivais vai além, e alguns já beiram os R$200 mil. Além dessa GT, existem outras duas, Active e Allure, todas com promoção de fábrica e R$15 mil de desconto cada. A mais em conta, com isso, hoje é vendida por R$125 mil. 

Cresceu e apareceu 

O carro cresceu pra todos os lados, resolvendo o “problema” do seu tamanho diminuto frente aos concorrentes. Não, ainda não é o mais espaçoso, principalmente no banco traseiro, nem tem um porta-malas com capacidade para dar e vender, mas evoluiu. Sua fórmula interna é bem parecida com a do irmão menor 208, aliás, porém proporcionalmente maior.  

Motorista e passageiro dianteiro experimentam uma sensação de se estar a bordo de um hatch médio, com posição baixa de guiar, acomodado em bancos de bom tamanho e ergonomia inteligente, enquanto fica “envolto” pelo painel, laterais de portas e console elevados. Bacana! O i-Cockpit, esquema da Peugeot de tornar a posição de guiar mais esportiva com um pequeno volante ovalado, instrumentação elevada e multimídia na mesma altura, está melhor do que nunca no 2008.  

A construção é composta por um pequeno volante ovalado, instrumentos e multimídia elevados (Foto: Lucca Mendonça)

Refinado e acabado 

Essa versão GT é a única com instrumentação digital 3D grande, enquanto a multimídia já estreia uma interface nova, bem mais requintada que a anterior, apesar de um pouco lenta na operação. São mais de 10” e conexões sem fio para celulares Android e Apple, tecnologia que acaba combinando com as novas teclas touch logo abaixo das saídas de ar, controlando algumas funções da central. Os botões tipo alavanca, iguais aos do 208, continuam, para quem prefere tradição ao invés de tecnologia.  

É nítida a melhora nos acabamentos, e agora ele supera seu irmão hatch com materiais bons ao toque, partes emborrachadas, discretas imitações de fibra de carbono e uma mescla boa de cromados e black piano. Só ficaria melhor com um pacote de luzes ambientes em LED personalizável, coisa que só a versão elétrica, importada da França, traz de série (esse turboflex é argentino).  

Sua lista de tecnologias e itens de série cresceu pra valer, como você pode conferir no final dessa matéria, porém algumas coisas importantes ficaram de fora: pelo naipe, o Novo 2008 merecia um retrovisor interno fotocrômico, saídas de ar-condicionado traseiras e, quem sabe, até ajustes elétricos do banco do motorista.  

Velhos “problemas” 

 

O espaço traseiro ainda tem lá suas limitações, que parecem mais nítidas pela menor área envidraçada. Só cresceu o teto-solar panorâmico, que, aliás, agora pode ser aberto. Na prática, o ideal é que os passageiros traseiros não sejam dos mais altos ou gordos. O espaço para pernas e pés é mediano, ainda que a folga para a cabeça agrade, graças ao teto reto e não tão baixo.  

A posição baixa de todos os bancos acaba ajudando nisso, só que o encosto traseiro de pouca altura pode incomodar os passageiros mais altos (poderia ser maior). A característica das portas traseiras pequenas, que já existia na primeira geração, continua aqui. A melhor vida a bordo é na frente, onde está também a maioria do elogiável acabamento. De qualquer forma, são características já trazidas da primeira geração: parecem mais estar no DNA do carro, fazendo parte da sua proposta e estilo de uso. Mais uma vez, lembra o hatch 208, que segue uma fórmula bem parecida.  

De qualquer forma, características vindas da primeira geração: parecem fazer parte do DNA do carro (Foto: Lucca Mendonça)

Direção afiada 

Os Peugeot mais modernos são carros naturalmente bons de serem guiados. Tradição que, inclusive, já se fazia presente nos 2008 antigos. Essa nova? Melhorou. Por mais que o motor 1.0 turboflex, o GSE T3 de projeto Fiat, não faça desse SUV nenhum foguete com seus 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, chama a atenção o quão afiadas são suas respostas ao comando do acelerador. Ele se beneficia do torque prematuro, que desponta logo acima da faixa de ponto-morto, e da calibração “espertinha” da transmissão automática CVT.  

Principalmente quando está no modo esportivo de condução, e aceitando trocas manuais das suas sete marchas programadas, esse câmbio parece bastante uma caixa convencional: não “escorrega”, simula as velocidades de forma esportiva e consegue aproveitar bem a entrega de força do 1.0 turboflex. É nessa configuração, modo Sport e trocas manuais, que o SUV da Peugeot consegue suas melhores marcas de desempenho. Em nossos testes, 10,6s para ir de 0 a 100 km/h com etanol.  

Casamento dos bons, que deixa o Novo 2008 bastante ágil no uso urbano, respondendo de forma imediata ao comando do acelerador e ganhando velocidade sem demora. Nada esportivo ou assustadoramente rápido, mas esperto, diferente da proposta dos antigos 2008 com motor 1.6 turbo. No uso rodoviário também há uma entrega boa de força e acelerações sem demora, mas, se estiver carregado, o SUV da Peugeot pode deixar clara sua motorização de menor cilindrada. Dependendo do uso, não sobra nem falta: fica na medida.  

Mais do que isso 

Mas nem só de motor e câmbio se vive um carro. Por isso… (Foto: Lucca Mendonça)

Só que a Peugeot sabe que nem só de motor e câmbio se vive um carro. Por isso, caprichou no restante da mecânica, especialmente na direção e suspensões. No primeiro, temos o volante pequeno do i-Cockpit unido a uma relação multiplicada com respostas diretas: combinação perfeita para facilitar uma condução mais apimentada, com maior precisão e controle do carro. De quebra, facilita nas manobras apertadas com a suave assistência elétrica.  

O Novo 2008 está mais macio, dinâmico e, aparentemente, robusto. Graças ao novo conjunto de suspensões, com calibração dedicada da engenharia da Stellantis para o Brasil e seu asfalto lunar, toda a precisão e bom comportamento da direção se repetem no acerto de molas e amortecedores. O conjunto tem curso curto, então não permite muitas aventuras por aí, compensando com a vantagem da carroceria mais “colada” no chão em curvas rápidas ou desvios bruscos de trajetória. Ele inclina pouco e mostra segurança mesmo no seu limite. É, de fato, um SUV “bom de chão”, como dizemos no meio jornalístico.  

Novas molas, amortecedores e plataforma modular: receita boa para deixar o carro muito “na mão” (Foto: Lucca Mendonça)

E nada disso atrapalha o conforto dos passageiros, que seguem acomodados com poucos trancos, solavancos e barulhos causados pelas suspensões. De barulho, aliás, os ocupantes do 2008 estão quase imunes, já que o capricho nas mantas acústicas e no nível de silêncio a bordo deixou o carro bem mais quieto. O motor 1.0 turbo, por exemplo, só passa a ser ouvido com clareza nas maiores rotações. De câmbio e suspensões? Quase nada. O carro nunca foi tão silencioso quanto agora. 

Como dizemos no meio jornalístico, o 2008 é “muito bom de chão”, além de silencioso (Foto: Lucca Mendonça)

Teoria do T270 AT6 

Não há nenhum outro SUV compacto topo de linha com motor 1.0 turbo e CVT além dele. O 1.3 turboflex de quatro cilindros e 185 cv, junto da caixa automática de seis marchas, seria uma ótima pedida para essa versão GT mais cara, não só pela sua proposta esportiva, mas também para diferenciar os produtos dentro da linha. Porém, um 2008 T270 AT6, apesar de mecanicamente espetacular, seria uma pedra no sapato de Fiat Fastback Abarth e Jeep Renegade, “problema” que o Grupo Stellantis, dono de todas essas marcas, não quer por enquanto.

Consumo no “Normal” 

Voltando à realidade, ou seja, ao 1.0 turboflex, temos uma interessante escolha por evitar um modo econômico de condução (ele trabalha sempre no Normal) nesse SUV, que é o carro mais pesado impulsionado pelo conjunto 1.0 turbo + CVT. Com isso, o carro trabalha sempre de forma mais direta e ágil, enquanto o consumo acaba não sendo muito prejudicado.  

Falando nisso, em quase 550 km rodados com o GT das fotos, a média final foi de 10,3 km/l mesclando gasolina e etanol na cidade e estrada. Só com gasolina, foi possível chegar a 15,8 km/l na estrada e ir além dos 12,5 km/l na cidade. Com etanol, o computador de bordo marcou 11,7 km/l na estrada e cerca de 9,0 km/l na cidade. Boas médias para seu porte e peso, vale falar. Ponto contra apenas para o tanque de combustível que está menor nessa nova geração: 47 litros. Na anterior eram 55. 

Grande 208 

Ter o Novo 2008 como um “208 grandão”: não há nada de errado nisso (Foto: Lucca Mendonça)

Não há nada de errado em terem criado um “208 grandão”. Pelo contrário: os compradores fãs do hatch agora tem uma opção equivalente, e igualmente atraente, no mundo dos SUVs, levando maior espaço interno e porta-malas, sem contar itens de série extras. Com design democraticamente elogiado (difícil encontrar alguém que não ache o carro bonito), carroceria maior, mecânica apurada, motor e câmbio equilibrados e um pacotão tecnológico que só fica devendo uma coisinha ou outra, esse Novo 2008 mostra que tem muito para incomodar a concorrência a longo prazo. Veremos… 

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Ficha técnica:

Concepção de motor: 999 cm³, flex, três cilindros, 12 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta de combustível, comando de válvulas único no cabeçote, variador de fase no escapamento, MultiAir, bloco e cabeçote em alumínio
Transmissão: automática tipo CVT com simulação de sete marchas e opção de trocas manuais na alavanca ou em paddle-shifts atrás do volante
Potência: 125/130 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 20,4 mkgf a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus e rodas: Goodyear EfficientGrip SUV, medidas 215/60 e rodas de liga-leve aro 17
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,31 m/1,78 m/1,55 m/2,61 m
Porta-malas: 419 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Peso em ordem de marcha: 1.300 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,1 segundos (etanol)
Velocidade máxima: 191/194 km/h (gasolina/etanol)
Preço básico: R$169.990 (carro avaliado: R$171.990)

Itens de série:

Faróis dianteiros com tecnologia Full LED em 3D, Luzes DRL em formato de “Garras de Leão” em LED, Lanternas traseiras 3D em LED com formato de “Garra de Leão”, Luzes indicadoras de direção nos retrovisores, Rodas de liga-leve Diamantadas de 17″ Karakoy, Grade dianteira na cor do veículo (Body Color), Capa dos retrovisores externos em Preto Brilhante, Maçanetas externas na cor do veículo, Teto bitom, Barras de teto, Antena shark, Painel com revestimento “Carbon”, Volante de diâmetro reduzido (Sport Drive) revestido em couro com comandos de som e costura verde, Bancos em couro sintético com costura verde GT, Bancos traseiros bipartidos (60/40) rebatíveis, Costura verde nos detalhes internos e painel de porta, Soleira PEUGEOT em alumínio, Tapetes GT bordados, Pedais Esportivos em Alumínio, 6 Airbags, Hill Assist – sistema de auxílio de partida em subidas, Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, Programa eletrônico de estabilidade (ESP), Acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, Isofix, Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os passageiros, Piloto automático com limitador de velocidade, Travas elétricas nas portas e porta-malas, Travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade a partir de 10 km/h, Vidros elétricos one-touch com anti-esmagamento, Limpador e desembaçador traseiro, Alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança do motorista e passageiro, Alerta sonoro de portas abertas com o carro em movimento, Alarme perimétrico, Alerta de ponto cego, Alerta de colisão, Frenagem de emergência automática, Auxílio de Farol Alto, Reconhecimento automático de sinalização de velocidade, Detector de Fadiga, Alerta e correção de permanência em faixa, Peugeot i-Cockpit® com painel de instrumentos digital 3D, Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), Acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva), Câmera 360º, Sensores de estacionamento dianteiros e traseirosAletas para troca de marcha no volante (Paddle Shift), Chave tipo keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta malas, Função “Follow me home” (faróis acesos por tempo determinado), Função “lead me to the car” (faróis acesos por tempo determinado), Modo de condução Sport, Carregamento do Smartphone por indução, Arcondicionado Automático Digital, Freio de estacionamento eletromecânico, Tetosolar panorâmico, Apoio de braço dianteiro, Volante com regulagem de altura e profundidade, Banco do motorista com regulagem de altura, Luzes de leitura dianteiras e traseiras em LED, Direção elétrica com assistência variável, Retrovisores externos com regulagens elétricas e rebatimento automáticoMultimídia i-Connect 10,3″, Espelhamento Sem Fio para Apple CarPlay e Android Auto, 6 alto-falantes, 4 Entradas USB. 

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.