(Avaliação) Novo Jeep Renegade S 4×4 precisa mesmo do motor diesel?

Nem todo Jeep é feito para o fora-de-estrada, e nem todo fora-de-estrada é feito para um Jeep. Essa versão S 4×4 do Novo Renegade, por exemplo, está muito mais focada em andar no asfalto, preferencialmente sem muita buraqueira, para não correr risco de danos aos pneus de perfil baixo (235/45), nem tampouco às belíssimas rodas aro 19. Ela é a mais cara da gama: pouco mais de R$177 mil com o opcional do teto panorâmico incluso (a configuração “S Teto”), e bem recheada.

Nova versão S tem bonitas rodas aro 19 e pneus de perfil baixo (Foto: Lucca Mendonça)

O bom e velho Renegade

O Renegade, como um todo, não precisa de muitas apresentações nem convencimentos. É um SUV compacto que está entre nós brasileiros desde 2015 e já chega perto das 500 mil unidades produzidas em Goiana, no Pernambuco. Seu projeto é dos bons, muito bem elaborado, tanto que permanece até hoje na primeira geração, passando apenas por duas leves reestilizações que, para os mais leigos, não surtiram efeitos no seu design tão “queridinho”.

O bom e velho Renegade, com suas linhas quadradonas e bastante sucesso, não precisa de apresentações (Foto: Lucca Mendonça)

É quase um veterano de sucesso, merecido. O agradável espaço interno, teto bem alto, boa habitabilidade, acabamento decente foram mantidos. Agora, como novidades da linha 2023, o novo volante padrão da Jeep, que é melhor na pega que o anterior, painel de instrumentos digital e a multimídia que ganhou interface renovada com mais funções. Freios, direção e suspensões foram recalibrados, como era de se esperar, e fazem dele um carro ainda mais preciso e confortável.

Além do novo volante e instrumentação digital, a multimídia foi renovada e ganhou mais funções nessa linha 2023 (Foto: Lucca Mendonça)

Sai turbodiesel, entra turboflex

Mas, nessa última reestilização, que estreou no início de 2022, quem saiu de cena foi o motor turbodiesel. Não porque ele era ruim ou já estava ultrapassado, longe disso (tanto que ainda está no Compass e Commander), mas pela baixa procura dele no SUV compacto da Jeep. Nos últimos tempos, menos de 10% dos Renegade vendidos 0 km eram turbodiesel, e esse propulsor, importado da Itália, tinha preço alto para a Jeep.

No lugar do turbodiesel, o bom 1.3 turboflex GSE (Foto: Lucca Mendonça)

No lugar dele (e do 1.8 E.TorQ) veio o excelente 1.3 turboflex GSE, T270, com injeção direta, duplo comando variável, tecnologia MultiAir e um barulho até encorpado para sua baixa cilindrada. No caso desse carro avaliado, o Renegade S, ele está acoplado ao mesmo câmbio automático ZF de 9 marchas das antigas versões turbodiesel, que inclusive trabalha muito bem com seu novo “parceiro”.

Continua com as troca de marchas no tempo certo, o bom escalonamento e ainda garante mais suavidade e silêncio no uso rodoviário (aqui, 7ª, 8ª e 9ª são overdrive). Como curiosidade, o Renegade 1.3 turboflex 4×4, com a caixa ZF, continua saindo da inércia em trechos planos ou levemente inclinados em 2ª marcha, como acontecia nos Diesel, deixando claro que a força motriz, mesmo flex, ainda é grande.

Bom trabalho do câmbio ZF 9HP, exclusivo dos Renegade 4×4 (Foto: Lucca Mendonça)

Grande e generosa: 180/185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque (gasolina/etanol), que chega antes dos 2 mil rpm. Sobra fôlego ao carro em qualquer tipo de situação. Com um leve aumento na pressão do acelerador, o câmbio já reduz (uma ou até duas marchas, dependendo), e o carro ganha velocidade sem demora. O baixo turbolag é outro que conquista nessa equação. A Jeep informa 9,5 segundos no 0 a 100 km/h.

Como já visto em outros modelos com esse motor (Fiat Toro, Compass e Commander), ele passa longe de ser o mais econômico da categoria. E o alto peso dos carros que ele move pouco ajuda. Nesse ponto, lógico, existe um enorme “contra” dele quando comparado com o 2.0 turbodiesel, que não raramente batia os 20 km/l de diesel no percurso rodoviário. No 1.3 turbo, são 15 km/l de gasolina nas mesmas condições, e olhe lá. Cavalo que anda é cavalo que bebe.

Único ponto que esse 1.3, indiscutivelmente, perde para o 2.0 turbodiesel é no consumo (Foto: Lucca Mendonça)

Motor diesel faz falta?

No caso dessa versão S, que tem até um lado mais esportivo com as linhas limpas, sem muitos cromados, ou pintura cinza nas rodas e retrovisores, o motor 1.3 turboflex faz muito bem as vezes do turbodiesel, até porque ela gosta mais de asfalto que de terra. Consegue se dar bem em trechos de pavimentação difícil e algumas trilhas leves, mas nada muito pesado ou que faça o motorista sentir falta dos 8 mkgf de torque adicionais do 2.0 turbodiesel (eram 35,7).

Nessa versão S avaliada, o 1.3 turboflex faz muito bem as vezes do turbodiesel (Foto: Lucca Mendonça)

Mas, claro, nas outras versões voltadas ao fora-de-estrada, como a Trailhawk, a coisa pode ser diferente em aventuras mais pesadas, atoleiros ou atravessando obstáculos mais difíceis.

Mesmo não sendo uma Trailhawk, essa versão S ainda é 4×4 e tem boa altura do solo com interessantes ângulos de ataque e saída (Foto: Lucca Mendonça)

Ainda assim, não podemos esquecer dos itens que foram mantidos nos novos Renegade 1.3 turboflex 4×4: tração 4×4 com reduzida, seletor de tipos de terreno, controle automático de descida, maior altura do solo ou ângulos de ataque/saída mais generosos. Ah, e nem dos mais de 27 “quilos” de torque, que, sem exageros, sobram na hora de mover esse SUV compacto.

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.332 cm³, flex, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta de combustível, comando de válvulas único no cabeçote, MultiAir, bloco e cabeçote em alumínio
Transmissão: Automática com conversor de torque e 9 velocidades, possibilidade de trocas manuais na alavanca ou paddle-shifts
Potência: 180/185 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 27,5 mkgf a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: independente, multilink
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Pirelli Scorpion, medidas 235/45. Rodas de liga-leve aro 19
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,27 m/1,80 m/1,70 m/2,57 m
Porta-malas: 385 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Peso em ordem de marcha: 1.570 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,5 segundos
Velocidade máxima: 202 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$177.393 (carro avaliado: R$179.613)

Itens de série:

Câmera de estacionamento traseira, Sistema de monitoramento de ponto cego, Sensores crepuscular e de chuva, Lanternas em LED, Sistema de áudio com 6 alto falantes, USB e Bluetooth, Tração 4×4 Jeep Active Drive Low, HDC (Hill Descent Control), Comutação automática dos faróis, Alertas de limite de velocidade, Piloto automático, Alarme, Freio de estacionamento eletrônico, Tomada 12V, Detector de fadiga do motorista, Rodas em liga leve aro 19, Ar-condicionado digital automático dual zone, Faróis de neblina em LED, Faróis Full LED, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros, Bancos em couro, Apoia-braço dianteiro com porta objetos, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Central Multimídia de 8,4”, Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), Frenagem autônoma de emergência, Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio, Seletor de terrenos (Selec-Terrain), Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução), Retrovisor interno eletrocrômico, Reconhecimento de placas de trânsito, Sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), Entrada USB para os ocupantes do banco traseiro, Aviso de mudança de faixas, Panic break assist, Quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7″ personalizável, Sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist), Luz de rodagem diurna (DRL) em LED, Limitador de velocidade, Remote start (partida remota)

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.