(Avaliação) Jeep Compass 1.3 turboflex: O time continua ganhando?

O Compass é uma daquelas receitas que deram muito certo. Ingredientes bem escolhidos, preparação caprichada e uma boa dose de conhecimento de mercado fizeram dele um sucesso quase que inacreditável pra um carro acima dos R$100 mil (isso no seu lançamento em 2017, porque hoje já beira os R$150 mil). Nem mesmo os SUVs consagrados de outrora Honda CR-V e Toyota RAV-4 conseguiram vender tanto em suas épocas de ouro.

E pra continuar sendo o “queridinho da galera”, o Compass ganhou umas boas melhorias de meia-vida, como o novo visual, motorização inédita nas versões flex e mais recheio na lista de equipamentos de série. Mas será que a tal reestilização foi suficiente pra deixar esse Jeep ainda mais interessante? Essa versão intermediária Longitude (que não por acaso é a mais vendida na gama do Compass), é a resposta pra essa boa dúvida.

Foto: Lucca Mendonça

Começando pela parte mais importante dessa linha 2022, o Compass recebeu o moderno motor 1.3 turboflex que estreou na Fiat Toro. Compacto e bem recheado de tecnologias, ele desenvolve saudáveis 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 mkgf de torque logo aos 1.750 rpm. Se antes esse Jeep não brilhava com o 2.0 TigerShark aspirado e seus 166 cv/20 mkgf de torque, ele agora esbanja força desde cedo, sem precisar de muita pressão no acelerador nem tampouco ativar o modo Sport (mas ele ainda está lá, para os mais apressadinhos). Como todo bom motor turbo moderno, ele “enche” rápido e agiliza bastante as acelerações e ultrapassagens, feitas sem nenhuma lentidão.

A transmissão automática de 6 marchas é a mesma Aisin de antes, só que agora reescalonada para trabalhar com o novo motor. Um conjunto muito competente, diga-se de passagem, mas que peca em um enorme detalhe, como na picape Toro: o consumo elevado. Para os donos de Compass flex isso não é novidade alguma, já que o antigo 2.0 também bebia como gente grande, mas esse não era o esperado de um motor de menor cilindrada, mais tecnológico e moderno como esse 1.3 turboflex. As médias de consumo com etanol não ultrapassaram os 6,5 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada durante os nossos testes, isso com o carro vazio e sem abusar da velocidade. Nesse caso, nem o Start&Stop deu conta do recado…

Mesmo sendo moderno, tecnológico e compacto, esse 1.3 turboflex pisa na bola com o alto consumo (Foto: Lucca Mendonça)

Mas como um carro não se resume só em mecânica, o Compass 2022 conquista em várias outras coisas, incluindo o interior renovado. No lugar do antigo painel com multimídia embutida, que já dava os chamados “sinais de cansaço”, entrou um novo, mais bonito e com dispositivo flutuante de 10”. Acabamento e montagem, que já eram caprichados, ficaram ainda melhores, enquanto o visual conquista em cheio quem adentra o carro.

A única coisa mantida sem mudanças na parte de dentro do carro foram os bancos (também elogiáveis, diga-se de passagem). De resto, tudo novo. Esse provavelmente foi o tiro mais certeiro da Jeep nessa reestilização, já que a nova mecânica merece destaque pelas melhorias mas decepciona com o alto consumo, e o design é algo pessoal, que vai do gosto de cada um.

O novo interior foi uma das melhorias mais certeiras nessa linha 2022 (Foto: Lucca Mendonça)

Construção refinada e bom espaço interno, coisas que o Compass traz desde sempre, também ajudam nos argumentos de venda: Freios a disco nas quatro rodas, suspensão independente nas quatro rodas (recalibrada e agora mais rígida em prol da estabilidade) e fixação multibraço do eixo traseiro fazem a diferença na condução. Por fora, no tamanho ele fica longe de ser o maior da categoria, mas consegue transportar sem aperto até quatro adultos e uma criança, enquanto seu porta-malas tem bons 476 litros, segundo dados oficiais da Jeep. Nada surpreendente, mas adequado para a proposta do carro.

Essa versão Longitude avaliada, que sempre reinou como a mais vendida do modelo, mantém seu posto graças a relação custo X benefício interessante: é vendida por R$163 mil e entrega um pacote bem recheado, tendo desde sensores de chuva e crepuscular até faróis full-LED, 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista), bancos de couro, ar-condicionado digital automático dual-zone, retrovisor interno fotocrômico e por aí vai.

R$163 mil por essa versão intermediária Longitude: O melhor custo X benefício da linha Compass (Foto: Lucca Mendonça)

O carro das fotos ainda faz parte da Série 80 Anos, que pode ser adquirida com um pacote que adiciona coisas como carregador de celular sem fio, Park Assist, teto-solar panorâmico, sistema de som Beats com 506 watts, partida remota do motor e mais alguns diferenciais estéticos por R$8 mil. Levando em conta que esses itens não são oferecidos separadamente e com certeza custam bem mais caro que isso, esse pacote é um adicional que vale a pena.

Não tem erro: o Compass continua sendo o tal “time que está ganhando”, aquele que geralmente não se deve mexer, mas aceita muito bem algumas mudanças aqui e acolá. Os números de venda falam por si só: em setembro/2021, último mês cheio, esse médio da Jeep bateu seus próprios recordes sendo o terceiro carro mais vendido do Brasil, ficando atrás apenas da picape Fiat Toro (sua prima de segundo grau) e do hatch popular Hyundai HB20, que assumiu a liderança do ranking.

Quantos carros vendidos nesses últimos 30 dias? Quase 7 mil. Com um preço médio acima dos R$180 mil, nem preciso falar que a Jeep se garante muito bem só com o seu best-seller. Parafraseando os polêmicos comerciais televisivos de uma outra fabricante automotiva: Vida longa ao rei!

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.332 cm³, flex, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta de combustível, comando de válvulas único no cabeçote, MultiAir, bloco e cabeçote fundidos em alumínio
Transmissão: Automática com conversor de torque e 6 velocidades, com trocas manuais pela alavanca e paddle-shifts atrás do volante
Potência: 180 cv (gas)/185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque: 27,5 mkgf (gasolina/etanol) a 1.750 rpm
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: Independente, multilink, com molas helicoidais
Direção: Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
Freios: Discos ventilados na dianteira e Discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Pirelli Scorpion Verde, medidas 225/55. Rodas de liga-leve aro 18
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,40 m/1,82 m/1,62 m/2,63 m
Porta-malas: 476 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Peso em ordem de marcha: 1.585 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,7 s/9,3 s (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 204 km/h/206 km/h (gasolina/etanol)
Preço básico: R$162.990

Itens de série:

ABS, Acendimento automático dos faróis, Ajuste do volante em altura e profundidade, Alarme, Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Aletas para trocas de marcha no volante (Borboletas), Apoia-braço com porta objetos, Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio, Ar-Condicionado automático dual zone, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco do passageiro rebatível, Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, Bancos em couro, Bolsa porta objetos atrás dos bancos dianteiros, Central Multimídia de 10,1″ com Adventure Intelligence Plus, Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros – Keyless Enter ‘n Go, Cinto traseiro central de 3 pontos, Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Controle de Estabilidade (ESC), Controle de Tração, Controle eletrônico anti-capotamento, Câmbio automático de 6 marchas, Câmera de estacionamento traseira, Direção elétrica, Encosto cabeça traseiro central, Estepe de uso emergencial, Faróis Full LED com assinatura em LED, Faróis e lanterna traseira de neblina, Freio de estacionamento eletrônico, Freios a disco nas 4 rodas, Friso cromado por toda a extensão das janelas do veículo, Ganchos de fixação de carga no porta-malas, HSA (Hill Start Assist), Iluminação do porta-malas, Isofix, Jeep Traction Control+, Lanternas com assinatura em LED, Limitador de velocidade, Limpador e desembaçador dos vidros traseiros, Motor T270 Turbo Flex, Painel de instrumentos em tela TFT de 7″ colorida e configurável, Panic Break Assist, Para sol com espelhos cortesia, Pavimento do porta-malas com revestimento duplo, Piloto automático, Porta objetos sob o assento do banco do passageiro, Protetor de cárter, Rack do teto na cor preta, Repetidor lateral nos retrovisores, Retrovisor interno eletrocrômico, Retrovisores externos elétricos, Rodas em liga aro 18” e pneus 225/55, Seis airbags (Frontais, laterais e de cortina), Sensor de chuva, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema Auto Hold, Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Sistema de navegação GPS, Sistema de áudio com 6 alto falantes, USB e Bluetooth, Tapetes dianteiros e traseiros, Tapetes em carpete, Tomada 12V, Travas elétricas nas portas e porta-malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas), USB Tipo C, Vidros elétricos nas 4 portas com one touch, Volante com acabamento em couro, Válvula antirrefluxo de combustível

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.